Acadêmicos do Baixo Augusta abre carnaval de São Paulo com homenagem a “Ainda Estou Aqui”

Acadêmicos do Baixo Augusta abre carnaval de São Paulo com homenagem a “Ainda Estou Aqui”

Bloco levou multidão à Consolação e celebrou filme indicado ao Oscar com presença de Marcelo Rubens Paiva

Instagram/Acadêmicos do Baixo Augusta

Homenagem a “Ainda Estou Aqui”

O Acadêmicos do Baixo Augusta abriu o carnaval de rua de São Paulo neste domingo (23/2), levando uma multidão à Rua da Consolação. Durante o desfile, o bloco prestou homenagem ao escritor Marcelo Rubens Paiva e ao filme “Ainda Estou Aqui”, baseado em seu livro autobiográfico.

Porta-estandarte do bloco desde sua criação, Paiva subiu ao trio com uma máscara de Fernanda Torres, protagonista do longa, e celebrou a indicação ao Oscar. “Viva Fernanda Torres, viva o Brasil”, declarou ao público. A trilha do filme também foi lembrada no desfile, com Wilson Simoninha cantando “É Preciso Dar um Jeito Meu Amigo”, gravada por Erasmo Carlos.

Confusão interrompe desfile

Minutos antes da homenagem, Paiva foi atingido por uma mochila arremessada por um folião, mas não se feriu. O tumulto foi rapidamente contido. Em nota, o Acadêmicos do Baixo Augusta repudiou o ocorrido. “Durante as homenagens ao Marcelo Rubens Paiva, fundador e porta-estandarte do bloco há 16 anos, um folião jogou objetos na direção do Marcelo. Foi um susto, uma violência nunca vista. O triste ocorrido não apagou o brilho da homenagem”, declarou a organização.

Festa e expectativa pelo Oscar

A rainha do bloco, Alessandra Negrini, abriu os festejos ao lado da musa do desfile, Thelma Assis, a Thelminha do “BBB 20”. Entre os foliões, o entusiasmo pela premiação do Oscar ficou evidente. Alê Youssef, cofundador do Baixo Augusta, ressaltou a importância da homenagem. “Vai ser muito emocionante emanar todas as energias positivas para que o filme possa trazer as estatuetas do Oscar para o Brasil. Ter Marcelo conosco é uma honra. Ele é um grande símbolo da cultura alternativa da cidade, frequentador da boemia paulistana e da nossa querida Rua Augusta”, disse ao jornal O Globo.

Show de Jorge Aragão e outros artistas

O tema do desfile deste ano, “A Força dos Nossos Pagodes”, celebrou a trajetória de Jorge Aragão, que se apresentou no bloco. Também participaram Tássia Reis, Tulipa Ruiz, Yago Oproprio e Otto. Para garantir que a música chegasse a toda a multidão, o bloco utilizou uma megaestrutura com quatro trios elétricos.

Início do carnaval de rua

O desfile do Baixo Augusta marcou a abertura oficial do carnaval de rua de São Paulo, que terá mais de 600 blocos cadastrados para ferver até 9 de março.