Homenagem com voz recriada
O SBT utilizou tecnologia de inteligência artificial para criar uma mensagem inédita com a voz de Marcelo Rezende (1951-2017), em homenagem ao apresentador Bruno Peruka. A mensagem foi transmitida durante a transição entre “Fofocalizando” e “Tá na Hora”, programa que Peruka apresenta temporariamente no lugar de Datena.
A mensagem recriada começou com a saudação: “Muito boa noite pro senhor, pra senhora, pro amigo, pra amiga. Bruno Peruka, meu amigo, eu estava com saudade de você. Vê se toma juízo nessa cabeça. Por falar em cabeça, seu cabelo continua muito feio. Rapaz, seu cabelo está parecendo chuca chuca. Vou te fazer um pedido. Corta pra mim, meu filho”.
Mensagem de ano-novo e agradecimento
A mensagem continuou com votos de um ano próspero e uma menção ao apresentador Silvio Santos: “Espero que esteja se comportando no programa do meu amigo Datenão, e essa é a casa do maior nome da história da TV brasileira, mestre Silvio Santos. Desejo a você, a todos em casa, a minha família e aos meus amigos queridos, um excelente e abençoado 2025. Que seja um ano de muita saúde e paz. Fiquem com Deus e um forte abraço”.
Bruno Peruka se emocionou ao vivo com a homenagem e destacou que a recriação foi autorizada pela família de Marcelo Rezende, ressaltando o respeito envolvido na iniciativa.
Repercussão nas redes sociais
A homenagem gerou reações mistas nas redes sociais. Apesar do aviso sobre a autorização familiar, internautas questionaram o uso de inteligência artificial para recriar a voz do jornalista.
“Credo, negócio bizarro. Ficar usando voz de morto, mas não me surpreende, o SBT continua usando as risadas do Silvio nas câmeras escondidas”, criticou um usuário no X (antigo Twitter).
O SBT achou de bom tom ressuscitar o Marcelo Rezende por inteligência artificial pic.twitter.com/oOeiypuZAa
— Ricardo S (@RickSouza) January 3, 2025