A programação da semana soma 20 destaques de streaming, divididos entre 7 séries e 13 filmes. Encabeçando a relação, a minissérie “Senna” chega na Netflix cercada de expectativas. Outros títulos aguardados incluem a 2ª temporada de “The Walking Dead: Daryl Dixon” e novos thrillers com Colman Domingo e Michael Fassbender. Entre os filmes, as principais estreias são “Jurado Nº 2”, de Clint Eastwood, e “O Jogo da Rainha”, estreia de Karim Aïnouz em Hollywood, que pularam o cinema para chegar direto nas plataformas digitais, além de um documentário de Martin Scorsese sobre os Beatles. Confira todas as dicas.
FILMES
JURADO Nº 2 | VOD*
A Warner optou por lançar o “último filme de Clint Eastwood” diretamente nas plataformas digitais, apesar de “Jurado Nº 2” ter atingido 93% de aprovação da crítica e contar com 92% de comentários positivos do público no Rotten Tomatoes. Trata-se do 40º longa-metragem dirigido pelo cineasta vencedor de dois Oscars, que chega aos 94 anos com um de seus melhores trabalhos. O suspense dramático acompanha um jurado vivido por Nicholas Hoult (“O Menu”), que durante um julgamento por assassinato percebe que pode ter sido o verdadeiro responsável pela morte da vítima. Confrontado pelos eventos descritos no caso, ele precisa lidar com um dilema moral: confessar a verdade e se entregar ou deixar um inocente pagar por um crime que não cometeu.
O crime teria sido um acidente, resultado de um atropelamento numa estrada deserta durante uma noite chuvosa. A vaga lembrança do protagonista de colidir com um animal selvagem se transforma em pesadelo ao descobrir que uma mulher foi encontrada morta no dia seguinte no mesmo local, jogada num precipício ao lado da estrada. A vítima e o namorado tinham brigado publicamente horas antes e ele encara um julgamento por assassinato.
O bom elenco da produção também destaca Toni Collette (“Hereditário”), Zoey Deutch (“Influencer de Mentira”), J.K. Simmons (“Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”), Kiefer Sutherland (“24 Horas”), Leslie Bibb (“Palm Royale”), Gabriel Basso (“O Agente Noturno”), Chris Messina (“Boogeyman: Seu Medo É Real”) e Francesca Eastwood (“Tempo”). Já disponível – mas só até segunda (2/12), antes do lançamento na Max.
O JOGO DA RAINHA | PRIME VIDEO
A aguardada estreia do cineasta brasileiro Karim Aïnouz (“A Vida Invisível”) numa produção internacional falada em inglês, que teve première elogiada no Festival de Cannes de 2023, finalmente chega ao Brasil, mas sem passar pelos cinemas. Pior ainda: o lançamento em streaming acontece sem divulgação da Prime Video. O filme sequer constava do cronograma de lançamentos da plataforma.
Descrito como um “thriller psicológico” por Aïnouz, o filme é na verdade um drama histórico sobre Katherine Parr, revelando como ela sobreviveu ao casamento com o monstruoso rei Henrique VIII (Henry VIII), no século 16. Jude Law (“Capitã Marvel”) interpreta o rei britânico, cujo comportamento brutal também é explorado na trama, e Alicia Vikander (“Tomb Raider: A Origem”) vive Katherine Parr, a sexta, última e única esposa a viver mais que o monarca. A produção, que passa longe de romantizar o casamento real, é baseada no livro best-seller de Elizabeth Fremantle, “Queen’s Gambit”. O nome do filme foi trocado para “Firebrand” no exterior para evitar confusões com a série de mesmo nome da Netflix, e rebatizado com um título mais próximo do livro original no lançamento nacional. Já disponível.
A GAROTA DA VEZ | VOD*
O primeiro filme dirigido pela atriz Anna Kendrick (“A Escolha Perfeita”) conta a perturbadora história real de Rodney Alcala, um serial killer dos anos 1970 que participou de um popular programa de encontros da TV americana, “The Dating Game”. Alcala, já um criminoso sexual registrado e recém-liberado da prisão, conseguiu enganar os produtores do programa e apareceu como um dos concorrentes, sem que soubessem de sua real identidade e intenções.
Além de dirigir, Anna Kendrick também protagoniza o longa no papel de Sheryl, uma atriz iniciante que resolve participar do programa para ganhar maior exposição. Ao escolher o solteiro matador, ela se vê num jogo de gato e rato. Enquanto esse confronto serve como a espinha dorsal do filme, o público também é levado a conhecer os assassinatos anteriores de Alcala, numa atuação marcante de Daniel Zovatto (“O Exorcista do Papa”), que captura a perturbadora arrogância de quem age com impunidade num mundo sexista.
Exibido no Festival de Toronto do ano passado, a produção independente eletrizou a crítica especializada norte-americana, atingindo 90% de aprovação no Rotten Tomatoes. Já disponível.
KILL – O MASSACRE NO TREM | VOD*
O filme sangrento de Nikhil Nagesh Bhat, conhecido por quebrar barreiras no cinema indiano, não é para os fracos de coração. A produção ultraviolenta se passa numa viagem de trem e acompanha uma dupla de soldados, que enfrenta um exército de bandidos invasores. A ação é brutal, destacando a luta pela sobrevivência em combates corpo a corpo e faca a carne, o que lhe rendeu fama de visceral. A rapidez com que se tornou cultuado lembra o impacto de “Operação Invasão” (The Raid) em 2011. O longa indiano obteve praticamente a mesma aclamação do clássico indonésio por sua violência estilizada e coreografias de luta intensas, culminando em 90% de aprovação no Rotten Tomatoes. Já disponível.
INFESTAÇÃO | VOD*
O longa de estreia do francês Sébastien Vanicek é um horror de arrepiar, centrado em uma invasão de aranhas venenosas em um prédio residencial na periferia de Paris. O terror tem início quando um jovem solitário e entusiasta de animais exóticos perde acidentalmente uma aranha letal dentro do edifício. Rapidamente, o aracnídeo se reproduz e os filhotes se espalham, transformando o prédio em uma armadilha mortal, ao estilo de filmes como “Aliens”, que força os moradores a lutar pela sobrevivência em meio ao crescente pânico e caos.
Além de ser um thriller de sobrevivência, o filme também explora exclusão e xenofobia, usando a ameaça das aranhas como metáfora para os problemas enfrentados pelas comunidades periféricas marginalizadas. “Infestação” venceu o Prêmio do Júri do Festival de Sitges (o maior evento do terror mundial), virou queridinho da crítica (96% de aprovação no Rotten Tomatoes) e ganhou status de cult ao combinar clima claustrofóbico, crítica social e abordagem visceral. Quem tem medo de aranhas deve passar longe. Já disponível.
MEU AMIGO PINGUIM | VOD*
David Schurmann, integrante da famosa Família Schurmann, uma das mais conhecidas famílias de navegadores do Brasil, retorna à ficção após ter seu filme “Pequeno Segredo” selecionado para representar o país no Oscar 2017. Como de costume em suas obras, incluindo documentários, a história tem relação com o mar e, assim como em “Pequeno Segredo”, trata-se de uma ficção baseada em fatos reais. O enredo é baseado na emocionante história verídica de amizade entre o pescador brasileiro João Pereira de Souza e um pinguim chamado Dindim. A trama acompanha João, um pescador solitário que enfrenta um momento difícil em sua vida. Sua rotina muda drasticamente quando ele encontra um pinguim perdido no oceano, encharcado de óleo após um derramamento.
João resgata e cuida do pinguim, iniciando uma amizade inesperada e profunda entre eles. Dindim, o pinguim, passa a retornar todos os anos para visitar o pescador, reforçando o laço entre homem e animal. Com apelo para todas as idades, o filme explora temas de redenção, amor e conexão com a natureza. O mais curioso é que, apesar do diretor ser brasileiro e da história real ter acontecido no Brasil, o elenco é encabeçado pelo ator franco-marroquino Jean Reno (“Lift: Roubo nas Alturas”) e pela mexicana Adriana Barraza (“Besouro Azul”), que dão à obra apelo internacional, mas prejudicam sua autenticidade. Já disponível.
A GAROTA RADIANTE | VOD*
Rebecca Marder (“A Dona do Barato”) vive o papel-título, uma jovem judia de 19 anos cheia de energia. Apaixonada por teatro e descobrindo o amor, ela tem uma visão romântica da vida, sonhando em virar atriz, enquanto aproveita os prazeres da idade. Porém, ela vive em Paris em 1942, durante a ascensão do nazismo. Primeiro longa escrito e dirigido pela atriz Sandrine Kiberlain (“A Outra Mulher”), foi premiado no Festival de Torino e rendeu a sua protagonista uma indicação ao César (o Oscar francês) de Melhor Atriz. A aprovação é de 85% no Rotten Tomatoes. Já disponível. Já disponível.
INGRID VAI PARA O OESTE | PRIME VIDEO
A premiada comédia indie de 2017 chega ao streaming sem nunca ter passado pelo cinema no Brasil. Vencedora do troféu de Melhor Roteiro do Festival de Sundance, a trama destaca Aubrey Plaza (“Agatha Desde Sempre”) em mais um papel de lunática – sua especialidade – , desta vez quase como uma versão mais divertida de Tom Ripley, o psicopata de “O Talentoso Ripley” (1999).
Na trama, Ingrid (Plaza) é uma jovem problemática obcecada pelas mídias sociais, que desenvolve uma fixação por Taylor (Elizabeth Olsen, de “WandaVision”), uma celebridade do Instagram que parece ter a vida perfeita. Como segui-la por computador não parece o suficiente, Ingrid resolve largar tudo para se tornar a melhor amiga de Taylor. O plano consiste em se mudar para a cidade dela, raptar seu cachorro e se introduzir como a garota que salvou o animalzinho perdido. Tudo dá certo. E se torna cada vez mais perigoso.
O filme tem roteiro e direção do estreante Matt Spicer e seu elenco grandioso ainda destaca O’Shea Jackson Jr. (o filho de Ice Cube que estrelou “Straight Outta Campton”), Billy Magnussen (“A Franquia”), Wyatt Russell (“Falcão e o Soldado Invernal”) e Pom Klementieff (“Guardiões da Galáxia Vol. 3”). Já disponível.
ISOLAMENTO MORTAL | PRIME VIDEO
O novo terror escrito por Kevin Williamson (criador da franquia “Pânico”) mantém a mistura de terror e comédia que marca sua filmografia, mas adiciona um toque de realidade: além de ter que fugir de um assassino mascarado, os personagens também precisam lidar com a pandemia da covid-19. Na trama, duas amigas decidem passar a quarentena de 2020 numa casa de campo à beira de um lago. Mas não demora para perceberem que não estão sozinhas.
O elenco é formado por Gideon Adlon (“A Garota de Miller”), Bethlehem Million (“And Just Like That…”), Dylan Sprayberry (“Teen Wolf”), Marc Menchaca (“The Outsider”) e Jane Adams (“Vou Morrer Amanhã”). A direção é de John Hyams (“Black Summer”). Já disponível.
NOSSO SEGREDINHO | NETFLIX
A segunda comédia natalina recente de Lindsay Lohan continua a tradição da Netflix de resgatar carreiras de atrizes sumidas. Na trama, Lindsay vai passar seu primeiro Natal com a família do namorado e descobre que sua futura cunhada também levou um acompanhante estreante para a festa, que entretanto é um rosto bastante familiar para ela: seu ex-namorado. Diante do clima esquisito e da repugnância compartilhada pela sogra insuportável, os dois ex-namorados fazem um pacto para fingir que não se conhecem. Mas a situação gera certa nostalgia, fazendo com que o Natal possa acabar com mais que presentes trocados.
A produção traz Lindsay contracenando com Ian Harding (“Pretty Little Liars”) no papel do ex e Kristin Chenoweth (“Convenção das Bruxas”) como a sogra, além de Tim Meadows, seu colega de elenco em “Meninas Malvadas” (2004), Chris Parnell (“Rick and Morty”), Dan Bucatinsky (“Scandal”) e Henry Czerny (“Missão: Impossível”). Já disponível.
MONONOKE: O FANTASMA NA CHUVA | NETFLIX
O anime abre uma trilogia produzida pela EOTA (“Vinland Saga”) e serve como uma continuação da série clássica “Mononoke”, lançada pela TOEI Animation em 2007. O filme se passa no Ooku, o harém do Lorde Tenshi, onde duas jovens, Asa e Kame, iniciam seus trabalhos como criadas e logo se deparam com intrigas e esquemas ocultos. Ao mesmo tempo, o boticário Kusuriuri, um personagem central da série “Mononoke”, infiltra-se no Ooku à medida que uma ameaça sobrenatural se manifesta.
O personagem Kusuriuri foi introduzido no arco “Bakeneko” da série original “Mononoke”, onde ele investiga a misteriosa morte de uma jovem ligada a uma família de samurais. Roteiro e direção são de Kenji Nakamura, que dirigiu a série original. A animação de visual psicodélico bastante colorido foi premiada neste ano no Fantasia Film Festival, no Canadá. Disponível na quinta (28/11).
SWEETHEARTS | MAX
A comédia romântica gira em torno de dois melhores amigos, calouros na faculdade, que decidem romper com seus respectivos namorados de colegial durante uma festa de Ação de Graças, acreditando que a decisão lhes permitirá aproveitar plenamente a vida universitária sem maiores compromissos. O pacto, que parece simples, leva os amigos a uma série de situações inesperadas, revelando desafios emocionais e confrontando-os com a complexidade dos relacionamentos. Em meio à tentativa de realizar o plano, ambos começam a questionar a força de seus laços e o interesse mútuo, o que coloca sua amizade à prova diante de uma possível aproximação romântica.
O filme é protagonizado por Kiernan Shipka (“O Mundo Sombrio de Sabrina”) e Nico Hiraga (“Fora de Série”) e traz entre os coadjuvantes o estreante Jake Bongiovi, filho de Jon Bon Jovi e marido de Millie Bobby Brown (“Stranger Things”). Roteiro e direção são de Jordan Weiss, criadora da série “Dollface”. Disponível na quinta (28/11).
BEATLES ’64 | DISNEY+
Depois de “The Beatles: Get Back”, de Peter Jackson, a Disney revisita a primeira turnê da banda inglesa nos Estados Unidos, com produção de Martin Scorsese. O documentário combina imagens históricas de 1964 com entrevistas recentes de fãs que testemunharam o impacto dos Beatles, além de trazer depoimentos de Paul McCartney e Ringo Starr para o diretor de “Os Bons Companheiros”.
Produzido por Scorsese e dirigido por David Tedeschi (que trabalharam juntos em “Personality Crisis: One Night Only”, sobre o cantor David Johansen, da banda New York Dolls), o filme tem como base registros de outros cineastas. As principais cenas foram captadas por Albert e David Maysle, que seguiram os roqueiros ingleses durante cinco dias para o especial “What’s Happening! The Beatles in the U.S.A.” (1964), além da rede CBS de televisão, responsável pela gravação do programa “The Ed Sullivan Show”. Vale apontar que esse material já tinha sido remasterizado para o DVD comemorativo dos 30 anos da turnê, “The Beatles: The First U.S. Visit” (1994).
A primeira performance dos Beatles no programa de Ed Sullivan se tornou um marco na cultura pop e foi responsável por disseminar a Beatlemania nos Estados Unidos, ao ser assistida por mais de 73 milhões de pessoas. A aparição da banda estabeleceu recordes de audiência e consolidou sua popularidade entre o público adolescente, graças ao apelo de hits românticos como “All My Loving” e “I Want to Hold Your Hand”.
Além de tocar na TV, os Beatles fizeram 32 shows pelos Estados Unidos e Canadá no período, com o concerto de Washington gravado por câmeras e exibido nos cinemas, dando origem ao gênero dos documentários de shows. Disponível na sexta (29/11).
SÉRIES
MILLIE BLACK | MAX
O drama criminal britânico gira em torno de Millie-Jean Black, uma ex-detetive da Scotland Yard que retorna à sua terra natal, Kingston, na Jamaica, para trabalhar em casos de pessoas desaparecidas. Ao lado de seu parceiro Curtis, ela se envolve em uma investigação que se cruza com a de Luke Holborn, um detetive da Scotland Yard que também está em Kingston. O elenco principal conta com Tamara Lawrance (“Invasão”) no papel de Millie-Jean Black, Joe Dempsie (“Game of Thrones”) como Luke Holborn e Gershwyn Eustache Jr (“Britannia”) interpretando Curtis. A direção é de Tanya Hamilton (“A Noite que nos Domina”) e Annetta Laufer (“Doctor Who”). Já disponível.
PANTHEON | NETFLIX
A animação de ficção científica baseada em contos de Ken Liu (“Love, Death and Robots”) explora os limites da tecnologia e da consciência humana. A trama segue Maddie Kim, uma adolescente de 14 anos que enfrenta desafios pessoais, incluindo o luto pela morte de seu pai e o bullying na escola. Sua vida muda quando começa a receber mensagens misteriosas online, que se revelam ser de seu pai falecido. Maddie descobre que ele teve sua consciência carregada para a nuvem após um experimento de escaneamento cerebral, virando uma UI (Uploaded Intelligence). Paralelamente, a série apresenta Caspian, um prodígio da tecnologia que lida com conflitos familiares complexos. As histórias de Maddie e Caspian convergem à medida que eles descobrem uma conspiração global envolvendo UIs, ameaçando desencadear uma nova forma de guerra mundial.
A série foi produzida pelo estúdio de animação Titmouse, conhecido por seu trabalho em “Big Mouth” e “The Legend of Vox Machina”. O elenco de vozes inclui Katie Chang (“The Bling Ring”), Paul Dano (“Batman”), Rosemarie DeWitt (“La La Land”), Aaron Eckhart (“Batman: O Cavaleiro das Trevas”), Taylor Schilling (“Orange Is the New Black”), Ron Livingston (“Invocação do Mal”), Chris Diamantopoulos (“Silicon Valley”), Raza Jaffrey (“Homeland”) e o falecido William Hurt (“Viúva Negra”). Já disponível.
THE WALKING DEAD: DARYL DIXON 2 | PRIME VIDEO
A 2ª temporada do derivado de “The Walking Dead” tem o subtítulo “The Book of Carol” e destaca a personagem Carol Peletier (Melissa McBride). Na trama, ela encontra uma pista do paradeiro de Daryl (Norman Reedus), ao confrontar os responsáveis por seu embarque para a França, e vai atrás do amigo num pequeno avião. Enquanto isso, Daryl segue na França, ao lado dos personagens introduzidos na 1ª temporada, enfrentando a vilã enigmática que encomenda experiências com zumbis. O elenco também inclui Clémence Poésy (“Tenet”), Laika Blanc Francard (“Le Monde de Damain”) e o estreante Louis Puech Scigliuzzi.
“The Walking Dead: Daryl Dixon” já se encontra renovada para a 3ª temporada, que será gravada na Espanha. Já disponível.
IRRACIONAL | NETFLIX
Colman Domingo (“Euphoria”) é alvo de uma conspiração na trama de suspense. Ao se tornar a única testemunha de um assassinato em uma floresta isolada, o analista de mídia vivido pelo ator se torna o principal suspeito da morte do líder de um grupo racista dos Estados Unidos. Os episódios seguem o protagonista tentando limpar seu nome ao ser incriminado por motivos obscuros, ao mesmo tempo em que tenta se reconectar com a família e recuperar os ideais que perdeu ao longo da vida.
Além de Domingo, “Irracional” conta com Marsha Stephanie Blake (“Os Últimos Dias de Ptolemy Grey”), Gabrielle Graham (“Sombra Lunar”), John Ortiz (“Ficção Americana”), Tamsin Topolski (“O Grande Hotel Budapeste”), Deon Cole (“Black-ish”) e Thaddeus J. Mixon (“Até Que Se Prove o Contrário”). A série foi criada por Stephen Belber (“Amargo Reencontro”) e dirigida por Clement Virgo (“Greenleaf”), com produção da Chernin Entertainment. Disponível na quinta (28/11).
SENNA | NETFLIX
A minissérie sobre a vida do piloto Ayrton Senna (1960-1994) traz o ator Gabriel Leone (“Dom”) em uma recriação de época que acompanha o ídolo brasileiro desde antes de correr nas pistas de Fórmula 1 até sua morte trágica há 30 anos. Além de detalhar a carreira automobilística de Ayrton Senna, com direito a cenas narradas eternizadas pela voz de Galvão Bueno, a produção também destaca seus relacionamentos, incluindo o primeiro casamento e a última namorada.
O elenco inclui a atriz Alice Wegman (“Rensga Hits!”) no papel de Lilian, a primeira esposa do piloto, Camila Márdila (“Que Horas Ela Volta?”) como a irmã Viviane, Pâmela Tomé (“Sol Nascente”) como Xuxa Meneghel, Julia Foti (“Depois a Louca Sou Eu”) como Adriane Galisteu, Gabriel Louchard (“Incompatível”) como Galvão Bueno, Hugo Bonemer (“A Vida Secreta dos Casais”) como Nelson Piquet, Susana Ribeiro (“O Mecanismo”) como Neide Senna, Marco Ricca (“Hebe”) como Miltão, a inglesa-brasileira Kaya Scodelario como a jornalista Laura Harrison, o inglês Patrick Kennedy (“O Gâmbito da Rainha”) como o dirigente da escuderia McLaren Ron Dennis, o inglês Steven Mackintosh (“Anjos da Noite: A Evolução”) como Frank Williams, dono da escuderia Williams, o holandês Johannes Heinrichs (“Milk & Honey”) como o piloto Niki Lauda, o francês Matt Mella (“The Winter King”) como o piloto Alain Prost e o também francês Arnaud Viard (“Golpe de Sorte em Paris”) como o chefão da Formula 1 Jean-Marie Balestre, entre outros nomes.
Os seis episódios têm direção de Julia Rezende (“A Porta ao Lado”) e Vicente Amorim (“Santo”). Disponível na sexta (29/11).
THE TRUNK | NETFLIX
A minissérie sul-coreana acompanha Noh In-ji, interpretada por Seo Hyun-jin (“Você É Minha Primavera”), funcionária da NM (New Marriage), uma empresa que organiza casamentos temporários. Apesar de viver com um “marido contratual” a cada ano, In-ji sente-se profundamente solitária. Ela entra em um casamento por contrato com duração de um ano com Han Jeong-won, papel de Gong Yoo (“Round 6”), um produtor musical consumido por ansiedade e solidão devido a traumas passados. A vida de ambos muda drasticamente quando um misterioso baú é encontrado em um lago, desencadeando eventos que envolvem o serviço de casamentos da NM.
A produção de mistério e melodrama, baseada no romance homônimo de Kim Ryeo-ryeong (“Thread of Lies”), é dirigida por Kim Kyu-tae (“Amantes da Lua”) e escrita por Park Eun-young (“Hwarang”). Disponível na sexta (29/11).
A AGÊNCIA | PARAMOUNT+
A nova atração de espionagem é um remake da série francesa “Le Bureau des Legendes”. Na versão americana, Michael Fassbender (“X-Men: Fênix Negra”) vive Martian, um agente da CIA forçado a abandonar sua vida disfarçada e retornar à Londres após anos atuando sob uma identidade falsa. Contudo, retomar sua antiga vida se mostra um desafio ainda maior quando o amor que deixou para trás ressurge inesperadamente, reacendendo sentimentos e dilemas.
Desenvolvida pelos irmãos roteiristas Jez Butterworth e John-Henry Butterworth (dupla de “Ford vs Ferrari” e “No Limite do Amanhã”), a série mergulha nas complexidades do trabalho de um agente infiltrado, explorando o impacto psicológico e emocional causado pela vida sob disfarce prolongado. A produção é dos atores George Clooney e Grant Heslov, parceiros em vários filmes, inclusive no recém-lançado “Lobos” na Apple TV+. Para completar, a direção dos primeiros episódios é assinada pelo renomado cineasta britânico Joe Wright (“Desejo e Reparação” e “O Destino de uma Nação”).
Além de Fassbender, “A Agência” conta com um elenco de peso, incluindo Jeffrey Wright (“Westworld”), Richard Gere (“O Exótico Hotel Marigold 2”), Jodie Turner-Smith (“The Acolyte”), Katherine Waterston (“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”), John Magaro (“Vidas Passadas”), Hugh Bonneville (“Paddington”) e Harriet Sansom Harris (“Licorice Pizza”). Disponível na sexta (29/11).
* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.