Uma pesquisa do Kantar Ibope divulgada na quarta-feira (9/10) indica que o YouTube já é mais assistido que as cinco principais redes de televisão brasileiras, incluindo a Globo, considerando todas as plataformas, como TVs conectadas, desktops e dispositivos móveis. Os dados foram apresentados em um evento do Google para o mercado publicitário. Segundo o estudo, o YouTube é a plataforma de conteúdo número um entre os brasileiros com 18 anos ou mais, sendo visto por 75 milhões de pessoas apenas em televisores conectados à internet. Em comparação, as redes de TV somadas chegam a 73 milhões nesse segmento.
Música e esportes ao vivo impulsionam a audiência
Grande parte do crescimento do YouTube está associado ao consumo de músicas e à exibição de eventos esportivos relevantes, como a Eurocopa e as Olimpíadas de Paris, transmitidos pela CazéTV. Além disso, programas populares exclusivos da plataforma, como “De Frente com Blogueirinha”, contribuem para manter a audiência elevada. A diretora do YouTube para a América Latina, Patrícia Muratori, destacou a mudança de hábito do público: “No início precisávamos ensinar as pessoas a assistir à plataforma direto da TV, hoje o brasileiro já sabe como se conectar pela televisão e acessar nosso conteúdo esportivo. Nós promovemos essa mudança”.
Investimento no Brasileirão e patrocínios fechados
Para fortalecer sua presença no segmento esportivo, o YouTube anunciou a compra dos direitos de transmissão de 38 jogos do Campeonato Brasileiro entre 2025 e 2027, em parceria com a Liga Forte União. As partidas serão transmitidas exclusivamente pela CazéTV, e todas as cotas de patrocínio para o Brasileirão já foram vendidas, confirmando o interesse do mercado publicitário no alcance da plataforma.