Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, morre aos 66 anos

A notícia foi confirmada pela produtora Conquest Music, que ainda não revelou a causa da morte

Instagram/Paul Di'Anno

O cantor e compositor Paul Di’Anno, ex-integrante do grupo Iron Maiden, faleceu aos 66 anos nesta segunda-feira (21/10). A produtora Conquest Music revelou em comunicado que ele morreu dentro de casa, na Inglaterra, sem revelar a causa do falecimento.

“Em nome de sua família, a Conquest Music [selo de metal] está triste em confirmar a morte de Paul Andrews, profissionalmente conhecido como Paul Di’Anno. Paul faleceu em sua casa em Salisbury aos 66 anos”, diz o comunicado enviado à imprensa internacional.

Carreira de Paul

Paul Di’Anno ficou conhecido por ter gravado os primeiros álbuns do Iron Maiden na década de 1980, antes de passar o bastão para Bruce Dickinson. O vocalista deixou o grupo musical após o cancelamento de shows devido ao envolvimento dele com drogas e álcool.

Seu primeiro projeto após a saída foi a formação da banda Di’Anno, que tinha um apelo mais comercial que o Iron, e teve o nome reaproveitado na virada do século por uma banda formada por instrumentistas brasileiros. Ele ainda integrou os grupos Battlezone, Killers, Gogmagog, Warhorse e Rockfellas.

Nos últimos anos, os fãs acompanharam diversos problemas de saúde do artista de perto, chegando a realizar uma campanha para ajudá-lo a tratar problemas em seus membros inferiores. Ele chegou a ficar numa cadeira de rodas por quase uma década. Cirurgias foram realizadas nos joelhos, mas não surtiram efeito.

“[Ele] teve uma longa e intensa carreira musical com a Battlezone e Killers, além de diversas gravações solo e participações especiais. Apesar de enfrentar sérios problemas de saúde nos últimos anos, que o restringiram de se apresentar em uma cadeira de rodas, Paul continuou a entreter seus fãs ao redor do mundo, realizando mais de 100 shows desde 2023”, descreveu a gravadora independente.

Paul Di’Anno lançou seu primeiro álbum retrospectivo da carreira, “The Book of the Beast”, em setembro deste ano. No disco, ele apresentou aos fãs uma seleção das músicas que gravou desde que saiu do Iron Maiden.