“The Order” causou um forte impacto em sua première mundial neste sábado (31/8) no Festival de Cinema de Veneza. O longa-metragem foi aclamado pela crítica ao abordar o crescimento do movimento supremacista branco nos Estados Unidos, mostrando como ideologias perigosas podem rapidamente se enraizar na sociedade.
Recebido com muitos elogios da imprensa e quase 10 minutos de aplausos do público durante sua primeira exibição, “The Order” é um thriller histórico sobre uma gangue neonazista que aterrorizou o noroeste dos Estados Unidos há quase quatro décadas, roubando bancos e carros blindados para financiar seus planos de uma insurreição em grande escala. Tenso do começo ao fim, o drama baseado em fatos reais do diretor australiano Justin Kurzel (“Macbeth: Ambição e Guerra”) traz Jude Law (“Capitã Marvel”) como um agente do FBI tentando derrubar a facção extremista que ele rastreia ao longo de vários anos. Apoiado por um elenco estelar que inclui Nicholas Hoult (“X-Men: Fênix Negra”), Tye Sheridan (“X-Men: Fênix Negra”) e Jurnee Smollett (“Lovecraft Country”), “The Order” está sendo considerado o tipo de reflexão sobre a violência americana que Hollywood raramente coloca na tela grande.
Paralelos com a atualidade
Durante a coletiva de imprensa no festival, Jude Law destacou a relevância atual do tema do filme: “Infelizmente, a relevância, eu acho, fala por si… Pareceu um trabalho que precisava ser feito agora”. Law, que além de atuar também produziu o filme, interpreta um agente do FBI que se depara com a gangue liderada por Bob Mathews, interpretado por Nicholas Hoult. Mathews, figura real do movimento de direita radical, utilizava roubos a bancos para financiar suas atividades terroristas.
O diretor Justin Kurzel destacou as similaridades entre a ideologia de Mathews e movimentos contemporâneos, como o grupo extremista Proud Boys, que liderou a invasão ao Congresso dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021: “O que foi chocante para mim, acho que para todos nós, é que havia tantas comparações [com os dias de hoje]”.
Reflexões sobre a intolerância
Nicholas Hoult, que dá vida ao líder extremista Bob Mathews, comentou sobre a complexidade de seu personagem: “O assustador sobre ele… é que ele poderia ser muito charmoso… e provavelmente poderia colocar você sob o feitiço dele”.
A atriz Jurnee Smollett, que também integra o elenco como uma agente do FBI, reforçou a importância de abordar o racismo profundamente enraizado na sociedade: “Podemos explorar lados muito complexos da humanidade, da feiura, da escuridão, para que possamos aprender com isso e não repetir”.
“The Order” é um dos 21 filmes que competem pelo prestigiado Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, cujo vencedor será anunciado em 7 de setembro.