A TV Cultura está preparando uma série de novidades para celebrar seus 55 anos de existência, como novas versões de programas infantis que marcaram a história da emissora e seguem fazendo sucesso durante as reprises em horário nobre.
O presidente José Roberto Maluf revelou que a emissora já investiu em novas versões do educativo “Quintal da Cultura” (2011) e do seriado “Mundo da Lua” (1991), que serão exibidas a partir do segundo semestre. Além disso, ele comentou sobre a possibilidade de fazer um remake para o “Castelo Rá-Tim-Bum” (1994).
“Temos a ideia de fazer um novo ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, com novos textos, atores. Já conversamos com diretores do programa, do passado, mas isso ainda está em negociação”, entregou Maluf, deixando claro que a nova versão segue em análise.
Foco infantil
Segundo o diretor comercial do canal, João Almeida, a proposta é aproveitar a identificação que a Cultura tem há anos com o público infantil. “Os canais de TV aberta abandonaram a programação infantil por conta da dificuldade de captar receita publicitária”, avaliou em entrevista ao Meio & Mensagem.
“Costumo dizer que o mercado publicitário olha somente para a região nobre da cidade de São Paulo e assume que aquilo é o resumo do País, como se o Brasil fosse uma espécie de Bélgica, em que todas as crianças tivessem acesso à internet e pudessem consumir variadas opções de conteúdo. Se andarmos cerca de 4 quilômetros adiante, daqui da sede da TV Cultura, chegaremos a locais em que não há cabeamento de internet”, comentou Almeida, sobre o foco das emissoras concorrentes.
“Muitas pessoas que têm celulares pré-pagos precisam ir a shoppings ou a outros lugares com wi-fi para poder navegar na internet ou baixar conteúdo. Por tudo isso, o papel da TV Cultura como difusora de conteúdo infantil ainda é importantíssimo”, completou o executivo.