A Pathé Films divulgou o pôster e o trailer de “Emmanuelle”, remake do clássico romance erótico estrelado por Sylvia Kristel nos anos 1970. O vídeo destaca a interpretação de Noémie Merlant, conhecida pelo trabalho em “Retrato de uma Jovem em Chamas”, mas não traz nada explícito, servindo para atiçar o interesse dos consumidores de produções mais recatadas dos dias de hoje, como as franquias “Cinquenta Tons de Cinza” e “365 Dias”.
A trama é uma adaptação do romance homônimo de 1959, escrito por Emmanuelle Arsan, pseudônimo da autora franco-tailandesa Marayat Rollet-Andriane, que inspirou a famosa adaptação cinematográfica de 1974. Sucesso mundial, o longa original foi um dos maiores fenômenos dos anos 1970, responsável por transformar Kristel numa das mulheres mais conhecidas do planeta – ela até apareceu numa novela da Globo, “Espelho Mágico”, em 1977.
Uma nova visão sobre o clássico
A direção do remake está a cargo de Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro em Veneza pelo drama “O Acontecimento” (2021), sobre aborto. Ela também co-escreveu o roteiro de “Emmanuelle” com a cineasta Rebecca Zlotowski, reconhecida por seu filme “Grand Central” (2013), premiado no Festival de Cannes. As duas propõem uma narrativa contemporânea para o despertar sexual da protagonista, uma mulher em busca de redescobrir seu prazer perdido. Durante uma viagem de negócios a Hong Kong, Emmanuelle encontra diversas pessoas novas, incluindo um homem enigmático chamado Kei, que a evita constantemente. Diwan descreve o filme como uma exploração do prazer na era pós #MeToo.
O novo “Emmanuelle” conta ainda com as participações de Naomi Watts (“Bem-vindos à Vizinhança”), Will Sharpe (“The White Lotus”), Jamie Campbell Bower (“Stranger Things”), Chacha Huang (“Zorro”), Isabella Wei (“1899”) e Anthony Wong (“Conflitos Internos”).
O longa terá première mundial no Festival de San Sebastian, onde servirá como filme de abertura em 20 de setembro, e em seguida fará sua estreia na França, no dia 25 de setembro. Ainda não há previsão para o lançamento no Brasil