Grande Prêmio do Cinema Brasileiro muda de nome e anuncia finalistas

Premiação vira Prêmio Grande Otelo, que já era o nome de seu troféu, e destaca "Mussum, o Filmis" e "O Sequestro do Voo 375" em suas indicações

Divulgação/Star+

A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta sexta (5/7) os finalistas à premiação antigamente chamada de Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A ABC encurtou a denominação para Prêmio Grande Otelo, assumindo o nome que já era usado em seu troféu. Por curiosidade, o ator Grande Otelo foi parceiro histórico de Oscarito. Já imaginaram se a Academia nacional premiasse os Melhores Filmes com o Oscarito?

Em comunicado, Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema, celebrou um número recorde de filmes inscritos ao troféu: “Chegamos à 23ª edição do Prêmio do Cinema Brasileiro, agora rebatizado de Prêmio Grande Otelo, com um recorde de obras inscritas. Uma alegria ver a potência do nosso audiovisual num ano em que homenagearemos o Cinema Novo”.

Destaques nas indicações

Neste ano, as produções “Mussum, o Filmis” e “O Sequestro do Voo 375” lideram as indicações com 12 nomeações cada.

Intérprete de Mussum no cinema, Ailton Graça concorre ao troféu de Melhor Ator junto com Juan Paiva (“Nosso sonho: a história de Claudinho e Buchecha”) e Paulo Miklos (“Saudosa Maloca”). Na categoria de Melhor Atriz, Vera Holtz (“Tia Virgínia”), Maeve Jinkings (“Pedágio”) e Débora Falabela (“Bem-vinda-Violeta”) disputam o prêmio.

Novas categorias

Este ano, foram introduzidas duas novas categorias: Melhor Ator e Melhor Atriz de Série de Ficção. Na lista, estão Gabriel Leone (“Dom”), Bruno Mazzeo (“Fim”), Alice Carvalho (“Cangaço novo”) e Bianca Comparato (“João sem Deus: a queda de Abadiânia”).

Com isso, o total de categorias subiu para 30, incluindo filmes ibero-americanos indicados pelas Academias de Cinema dos 13 países associados à FIACINE (Federação Ibero-Americana de Cinema) e o prêmio de Melhor Comédia, que será decidido por voto popular.

A cerimônia de premiação ocorrerá em 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Lista de finalistas

Melhor Filme de Ficção
“Mussum, o Filmis”, de Silvio Guindane
“Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho
“Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria
“O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini
“Pedágio”, de Carolina Markowicz

Melhor Comédia
“Desapega!”, de Hsu Chien
“Minha Irmã e Eu”, de Susana Garcia
“Os Farofeiros 2”, de Roberto Santucci
“Pérola”, de Murilo Benício
“Saudosa Maloca”, de Pedro Serrano
“Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre

Melhor Documentário
“Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz
“Belchior – Apenas um Coração Selvagem”, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti
“Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você”, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay
“Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina”, de Ana Rieper
“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho

Melhor Animação
“A Ilha dos Ilus”, de Paulo G. C. Miranda
“Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, de Marão
“Chef Jack, O Cozinheiro Aventureiro”, de Guilherme Fiuza Zenha
“Perlimps”, de Alê Abreu
“Uma Noite Antes do Natal”, de Nelson Botter Jr.

Melhor Filme Infantil
“As Aventuras de Poliana – O Filme”, de Claudio Boeckel
“Dois é Demais em Orlando”, de Rodrigo Van Der Put
“Turma da Mônica Jovem – Reflexo do Medo”, de Mauricio Eça
“Uma Carta para o Papai Noel”, de Gustavo Spolidoro
“Uma Fada Veio Me Visitar”, de Viviane Jundi

Melhor Direção
Anita Rocha da Silveira, por “Medusa”
Carolina Markowicz, por “Pedágio”
Kleber Mendonça Filho, por “Retratos Fantasmas”
Marcus Baldini, por “O Sequestro do Voo 375”
Tomás Portella, por “Aumenta que é Rock’n’ Roll”

Melhor Primeira Direção

Ana Petta e Helena Petta, por “Quando Falta o Ar”
Lillah Halla, por “Levante”
Nara Normande e Tião, por “Sem Coração”
Natália Dias e Camilo Cavalcanti, por “Belchior – Apenas um Coração Selvagem”
Silvio Guindane, por “Mussum, o Filmis”

Melhor Atriz
Bárbara Paz como Isis, por “A Porta ao Lado”
Débora Falabella como Ana, por “Bem-Vinda, Violeta”
Drica Moraes como Pérola, por “Pérola”
Maeve Jinkings como Suellen, por “Pedágio”
Vera Holtz como Virgínia, por “Tia Virgínia”

Melhor Ator
Ailton Graça como Mussum, por “Mussum, o Filmis”
Chico Diaz como Alê, por “Noites Alienígenas”
Johnny Massaro como Luiz Antônio Mello, por “Aumenta que é Rock’n’ Roll”
Juan Paiva como Buchecha, por “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”
Paulo Miklos como Adoniran Barbosa, por “Saudosa Maloca”

Melhor Atriz Coadjuvante de Longa-Metragem
Alice Carvalho como Lili, por “Angela”
Aline Marta Maia como Telma, por “Pedágio”
Arlete Salles como Vanda, por “Tia Virgínia”
Cacau Protásio como Malvina (fase 1), por “Mussum, o Filmis”
Grace Passô como Sol, por “Levante”

Melhor Ator Coadjuvante de Longa-Metragem
Antônio Pitanga como Tavares, por “Tia Virgínia”
Gabriel Leone como Armando, por “O Rio do Desejo”
George Sauma como Samuca, por “Aumenta que é Rock’n’ Roll”
Gero Camilo como Mato Grosso, por “Saudosa Maloca”
Jorge Paz como Nonato, por “O Sequestro do Voo 375”
Yuri Marçal como Carlinhos Jovem, por “Mussum, o Filmis”

Melhor Direção de Fotografia
Adrian Teijido, ABC, por “O Rio do Desejo”
Evgenia Alexandrová, por “Sem Coração”
Gustavo Hadba, ABC, por “Bem-Vinda, Violeta”
Kika Cunha, ABC, por “Pérola”
Nonato Estrela, ABC, por “Mussum, o Filmis”
Rhebling Junior, por “O Sequestro do Voo 375”

Melhor Roteiro Original
Adirley Queirós e Joana Pimenta, por “Mato Seco em Chamas”
Anita Rocha da Silveira, por “Medusa”
Carolina Markowicz, por “Pedágio”
Daniel Bandeira, por “Propriedade”
Fabio Meira, por “Tia Virgínia”

Melhor Roteiro Adaptado
Adriano Falcão, Marcelo Saback e Jô Abdu – adaptado da peça teatral “Pérola” de Mauro Rasi – por “Pérola”
Camilo Cavalcanti, Rodolfo Minari e Sérgio de Carvalho – adaptado do livro “Noites Alienígenas” de Sérgio de Carvalho – por “Noites Alienígenas”
Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque – adaptado do documentário “Sequestro do Voo 375” de Constâncio Viana – por “O Sequestro do Voo 375”
Paulo Cursino – adaptado do livro “Mussum, uma história de humor e samba” de Juliano Barreto – por “Mussum, o Filmis”
Sergio Machado, George Walker Torres, Maria Camargo e Milton Hatoum – adaptado da obra “O Adeus do Comandante” de Milton Hatoum – por “O Rio do Desejo”

Melhor Direção de Arte
Adrian Cooper, por “O Rio do Desejo”
Ana Mara Abreu, por “Tia Virgínia”
Cláudio Amaral Peixoto, por “Aumenta que é Rock’n’ Roll”
Karen Araujo, por “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”
Rafael Ronconi, por “O Sequestro do Voo 375”

Melhor Figurino
Alex Brollo, por “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”
Ana Avelar e Joanna Ribas, por “Aumenta que é Rock’n’ Roll”
Bia Salgado, por “Pérola”
Cassio Brasil, por “Mussum, o Filmis”
Letícia Barbieri, por “O Sequestro do Voo 375”

Melhor Maquiagem
Irandê Costa, por “Aumenta que é Rock’n’ Roll”
Marcos Freire, por “Tia Virgínia”
Mari Pin e Martín Macías Trujillo, por “Mussum, o Filmis”
Simone Batata, por “O Sequestro do Voo 375”
Zé Lucas, por “Noites Alienígenas”

Melhor Efeito Visual
José Francisco Neto, ABC, por “Mussum, o Filmis”
Marcelo Cunha e Joaquim Moreno, por “O Sequestro do Voo 375”
Marcelo Siqueira, ABC, e Alexandre Cruz, V.E.S, por “Turma da Mônica Jovem – Reflexos do Medo”
Marcelo Siqueira, ABC, por “Aumenta que é Rock’n’ Roll”
Marcelo Siqueira, ABC, por “Mamonas Assassinas, O Filme”

Melhor Montagem
André Sampaio, por “Noites Alienígenas”
André Simões, por “Mussum, o Filmis”
Eduardo Albergaria e Waldir Xavier, por “Nosso Sonho, a História de Claudinho e Buchecha”
João Wainer, por “Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você”
Karen Akerman e Virgínia Flores, por “Tia Virgínia”
Lucas Gonzaga e Gustavo Vasconcelos, por “O Sequestro do Voo 375”

Melhor Som
André Bellentani, Filipe Derado e Toco Cerqueira, por “Pedágio”
Bernardo Uzeda, Evandro Lima, ABC, e Gustavo Loureiro, por “Medusa”
Evandro Lima, ABC, Acácia Lima, Tomás Alem, Gustavo Loureiro e Rodrigo Noronha, por “Mussum, o Filmis”
Sérgio Scliar, Miriam Biderman, ABC, e Ricardo Reis, ABC, por “O Sequestro do Voo 375”
Valéria Ferro, Renato Calaça, Simone Petrillo e Paulo Gama, por “Aumenta que é Rock’n’ Roll”

Melhor Trilha Sonora
Bernardo Gebara, por “Noites Alienígenas”
Bernardo Uzeda e Anita Rocha da Silveira, por “Medusa”
Beto Villares, por “O Rio do Desejo”
Dado Villa-Lobos, por “Aumenta que é Rock’n’ Roll”
Plínio Profeta, por “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”
Plínio Profeta, por “O Sequestro do Voo 375”

Melhor Filme Ibero-Americano
“Al Otro Lado de la Niebla” (Equador) – Direção: Sebastián Cordero
“El Otro Hijo” (Colômbia, Argentina e França) – Direção: Juán Sebastián Quebrada
“La Sociedad de la Nieve” (Espanha, Uruguai, Argentina e Chile) – Direção: J.A. Bayona
“Los Colonos” (Chile, Argentina, Reino Unido, Taiwan e EUA) – Direção: Felipe Gálvez
“Puan” (Argentina, Brasil, Itália, França e Alemanha) – Direção: María Alché y Benjamín Naishtat

Melhor Série de Ficção
“A Vida Pela Frente” – Direção: Leandra Leal e Bruno Safadi
“Betinho – No Fio da Navalha” – Direção: Andre Felipe Cavalcanti Binder
“Cangaço Novo” – Direção: Fabio Mendonça e Aly Muritiba
“Dom” – Direção: Breno Silveira
“Fim” – Direção: Andrucha Waddington

Melhor Série de Documentário
“Diretores de Arte” – Direção: Flávio Ramos Tambellini
“Línguas da Nossa Língua” – Direção: Estevão Ciavatta
“Massacre na Escola – A Tragédia das Meninas de Realengo” – Direção: Bianca Lenti
“O Caso Escola Base” – Direção: Paulo Henrique Fontenelle
“Viajando com os Gil” – Direção: Andrucha Waddington

Melhor Série de Animação
“Esquadrão do Mar Azul” – Direção: Rubens Belli
“O Hotel Silvestre de Ana Flor” – Direção: Andrés Lieban
“Tronik” – Direção: Ale Mchaddo
“Zoopedia” – Direção: Camila Monart

Melhor Atriz de Série de Ficção
Alessandra Negrini como Inês, por “Cidade Invisível”
Alice Carvalho como Dinorah, por “Cangaço Novo”
Bianca Comparato como Carmem, por “João Sem Deus – A Queda de Abadiânia”
Marjorie Estiano como Ruth, por “Fim”
Thainá Duarte como Dilvania, por “Cangaço Novo”

Melhor Ator de Série de Ficção
Allan Souza Lima como Ubaldo, por “Cangaço Novo”
Bruno Mazzeo como Silvio, por “Fim”
Fábio Assunção como Ciro, por “Fim”
Gabriel Leone como Pedro, por “Dom”
Julio Andrade como Betinho, por “Betinho – No Fio da Navalha”
Marco Nanini como João de Deus, por “João Sem Deus – A Queda de Abadiânia”

Melhor Curta de Ficção
“A Menina e o Mar,” direção Gabriel Mellin
“Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo,” direção Renato Sircilli
“Quinze Quase Dezesseis,” direção Thais Fujinaga
“Se Precisar de Algo,” direção Mariana Cobra
“Yãmî Yah-Pá | Fim da Noite,” direção Vladimir Seixas

Melhor Curta de Documentário
“As Marias,” direção Dannon Lacerda
“Cama Vazia,” direção Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet
“Eu, Negra,” direção Juh Almeida
“Macaléia,” direção Rejane Zilles
“Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando,” direção Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami

Melhor Curta de Animação
“Era Uma Noite de São João,” direção Bruna Velden
“Jussara,” direção Camila Ribeiro
“Lapso,” direção Mônica Moura
“Mulher Vestida de Sol,” direção Patrícia Moreira
“Quintal,” direção Mariana Netto