A Neon divulgou o primeiro trailer de “Anora”, dramédia romântica de Sean Baker (“Projeto Flórida”) que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano.
O filme acompanha Anora (Mikey Madison), uma prostituta uzbeque-americana que frequentemente é contratada para atender clientes que falam russo. Durante uma dessas noites, ela conhece Vanya (Mark Eidelstein), o jovem e rico filho de um oligarca russo, que a paga para ser sua namorada por uma semana. Inesperadamente, os dois se apaixonam e se casam em Las Vegas, mas o conto de fadas é ameaçado quando os pais de Vanya descobrem.
Recepção em Cannes
“Anora” estreou no Festival de Cannes em maio e recebeu uma ovação de pé de 7,5 minutos e aclamação quase universal. Na crítica da Variety, Peter Debruge chamou o filme de “um filme ao estilo Safdie sobre duas culturas (russa e americana), duas línguas (russo e inglês) e duas moedas (dinheiro e sexo).” Na cerimônia de encerramento de Cannes, “Anora” ganhou a prestigiosa Palma de Ouro de melhor filme.
Declarações do diretor
Durante uma coletiva de imprensa em Cannes, Baker disse que faz filmes sobre trabalhadores do sexo na esperança de “ajudar a remover o estigma”. “Anora” marca a oitava empreitada de Baker como escritor e diretor, seguindo a comédia sombria “Red Rocket”, de 2021, que também estreou em Cannes. Seu filme anterior, “Projeto Florida” (2017), estreou com aclamação na seção Quinzena dos Diretores de Cannes e rendeu a Willem Dafoe uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, além de Baker ser nomeado Melhor Diretor pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova York.
Os demais filmes do diretor incluem “Tangerine” (2015), que foi filmado com iPhones e ganhou um Independent Spirit e dois Gotham Awards, e “Starlet” (2012), que recebeu o Robert Altman Award do Independent Spirit Awards. Outras obras incluem “Prince of Broadway” (2008) e “Take Out” (2004), ambas vencedoras do John Cassavetes Award no Independent Spirit Awards.
“Anora” estreia em 31 de outubro no Brasil, duas semanas após o lançamento limitado nos Estados Unidos.