A Netflix disponibilizou uma série de filmes clássicos do cinema brasileiro em seu catálogo nesta quarta-feira (19/6), em celebração ao Dia do Cinema Nacional. A coleção, intitulada “Simplesmente Cinema Brasileiro”, tem 19 títulos.
Uma seleção de clássicos e premiados
Entre os filmes destacados está o premiado “Central do Brasil”, dirigido por Walter Salles e indicado ao Oscar em 1999. O filme é aclamado pela atuação de Fernanda Montenegro, que também recebeu uma indicação ao Oscar. Mas a relação inclui produções ainda mais clássicas e importantíssimas das décadas de 1950 e 60, como “Rio, 40 Graus” (1955) e “Vidas Secas” (1963) de Nelson Pereira dos Santos, e “São Paulo S/A” (1965) de Luís Sérgio Person, além de uma das maiores bilheterias dos anos 1970, “A Dama do Lotação” (1978), com direção de Neville d’Almeida e uma Sonia Braga que marcou época, com lançamento na quinta (20/6).
Documentários musicais e obras de Eduardo Coutinho
Documentários sobre ícones da música brasileira também ganham destaque na coleção. “A Luz do Tom” (2013), sobre Tom Jobim, “Filhos de João” (2009), sobre os Novos Baianos, “Uma Noite em 67” (2010), sobre o Festival de Música Popular Brasileira de 1967, e “Mamonas Pra Sempre” (2011), sobre o grupo Mamonas Assassinas. Adicionalmente, a plataforma disponibilizará vários documentários do cineasta Eduardo Coutinho, incluindo “Santo Forte” (1999), “Jogo de Cena” (2007), “As Canções” (2011) e “Últimas Conversas” (2015).
E ainda há produções mais recentes como “Pacarrete” (2019), “Apaixonada” (2023) e “Diálogos com Ruth de Souza” (2024).
Novos lançamentos no horizonte
Junto com a coleção especial, a Netflix está desenvolvendo novos filmes no Brasil, como “Caramelo”, estrelado pelo ícone cultural vira-lata caramelo, uma adaptação de “O Diário de Um Mago”, clássico de Paulo Coelho, e “Vicentina Pede Desculpas”, novo drama de Gabriel Martins (“Marte Um”).
Confira a lista dos filmes disponibilizados
“Central do Brasil” (Walter Salles, 1998)
“Mamonas Pra Sempre” (Cláudio Kahns, 2009)
“A Luz do Tom” (Nelson Pereira dos Santos, 2013)
“Filhos de João: O Admirável Mundo Novo Baiano” (Henrique Dantas, 2011)
“São Paulo S/A” (Luís Sérgio Person, 1965)
“Rio, 40 Graus” (Nelson Pereira dos Santos, 1955)
“Vidas Secas” (Nelson Pereira dos Santos, 1963)
“Jogo de Cena” (Eduardo Coutinho, 2007)
“Terra Estrangeira” (Daniela Thomas e Walter Salles, 1995)
“Mutum” (Sandra Kogut, 2007)
“Santo Forte” (Eduardo Coutinho, 1999)
“Entreatos” (João Moreira Salles, 2004)
“Uma Noite em 67” (Renato Terra e Ricardo Calil, 2010)
“A Ostra e o Vento” (Walter Lima Jr., 1997)
“As Canções” (Eduardo Coutinho, 2011)
“Últimas Conversas” (Eduardo Coutinho, 2014)
“No Intenso Agora” (João Moreira Salles, 2007)
“Pacarrete” (Allan Deberton, 2019)
“A Dama do Lotação” (Neville d’Almeida, 1978)