“Doctor Who” exibe primeiro beijo gay do protagonista em 60 anos

“Doctor Who” exibe primeiro beijo gay do protagonista em 60 anos

Cena história acontece no episódio disponibilizado nesta semana na plataforma Disney+

Divulgação/Disney+

O episódio desta semana de “Doctor Who” trouxe um momento histórico para o protagonista da atração. O Doutor, interpretado por Ncuti Gatwa, deu seu primeiro beijo em outro homem, um personagem vivido por Jonathan Groff (“Mindhunter”, “Batem à Porta”) e chamado de Ladino (Rogue). Este é o primeiro beijo gay do Doutor em mais de 60 anos de história da série – que estreou em 1963 pela BBC no Reino Unido.

Desenvolvimento do episódio

No sexto episódio da temporada, o Doutor e o Ladino se aproximam enquanto tentam salvar o mundo de uma nova ameaça. A relação dos personagens se intensifica, culminando em uma cena de dança em um baile na Grã-Bretanha do início do século 19. O ponto alto do episódio acontece quando Ladino se sacrifica para derrotar o mal, levando ao beijo com o Doutor.

Repercussão e impacto

Essa é a primeira vez que a série apresenta o protagonista em um contexto de interesse sexual por outro homem. Antes disso, a única cena semelhante foi um selinho rápido entre a versão do Doutor de Christopher Eccleston e o personagem de John Barrowman, usado como alívio cômico na 1ª temporada do reboot, em 2005.

Na ocasião, o showrunner de “Doctor Who” era Russell T. Davis, que voltou recentemente a comandar a produção na atual temporada. Além da famosa série de sci-fi, ele é conhecido por ser pioneiro em atrações de temáticas gay no Reino Unido, tendo criado a desbravadora “Queer as Folk” no ano 2000.

Em seu retorno, Davis escalou Ncuti Gatwa para o papel principal, o primeiro intérprete negro e gay do Doutor. Antes disso, o personagem já tinha sofrido outra mudança histórica com sua transformação em mulher, sendo interpretado por Jodie Whitaker por três temporadas e vários especiais, entre 2017 e 2022.

Novidades da temporada

Ncuti Gatwa estreou como o 15º Doutor no especial “The Church on Ruby Road”, lançado no final de 2023 no Disney+. A nova temporada também introduz Millie Gibson como Ruby Sundary, a nova companheira de aventuras do Doutor. A série, agora disponível no Brasil pelo Disney+, continua com episódios semanais até o final do mês.