Bill Cobbs, ator da franquia “Uma Noite no Museu”, morre aos 90 anos

Ator foi o gerente de Whitney Houston em "O Guarda-Costas" e um dos vigias do museu encantado dos filmes de Ben Stiller

Divulgação/NBC

O ator americano Bill Cobbs morreu nesta quarta-feira (26/6) aos 90 anos. Conhecido por suas atuações em filmes como “O Guarda-Costas” (1992) e “Uma Noite no Museu” (2006), ele teve sua morte confirmada por sua família, que não mencionou a causa. “Bill celebrou recentemente e de forma feliz o seu 90º aniversário [em 16 de junho] rodeado de entes queridos. Como família, estamos confortados em saber que Bill encontrou paz e descanso eterno com seu Pai Celestial. Pedimos suas orações e encorajamento durante este período”, diz comunicado compartilhado nas redes sociais do ator.

Carreira extensa

Bill Cobbs teve uma carreira de 50 anos nas telas, iniciando como figurante no filme “O Sequestro do Metrô” (1974). Nativo de Cleveland, destacou-se tanto em comédia quanto em drama. Interpretou o agente de Whitney Houston em “O Guarda-Costas” (1992), o irmão mais velho de Medgar Evers em “Fantasmas do Passado” (1996), um pianista de jazz em “The Wonders: O Sonho Não Acabou” (1996) e o Mestre Construtor em “Oz: Mágico e Poderoso” (2013).

Outros trabalhos notáveis

Cobbs também teve papéis coadjuvantes em “Bird” (1988), “As Criaturas Atrás das Paredes” (1991), “O Demolidor” (1993), “Na Roda da Fortuna” (1994) e “A Terra do Sol” (2005). Na televisão, participou de séries como “Os Sopranos”, “Agentes da S.H.I.E.L.D.”, “Criminal Minds: Suspect Behavior” e “Star Trek: Enterprise”, onde viveu Dr. Emory Erickson, o inventor do teletransporte, além da infantil “Dino Dama”, que lhe rendeu um Emmy em 2020.

Suas participações em séries foram geralmente como ator convidado de um ou poucos episódios. Uma das poucas exceções foi a comédia “Go On”, em que teve destaque como coadjuvante nos episódios de toda a 1ª e única temporada estrelada por Matthew Perry, como um membro cego de um grupo de apoio ao luto.

Últimos trabalhos

Um de seus últimos trabalhos no cinema foi também um dos mais lembrados, como um dos vigias à beira da aposentadoria em “Uma Noite no Museu” (2006), que recebe o novo vigia vivido por Ben Stiller. Ele reprisou o papel no terceiro filme da franquia, “Uma Noite no Museu: O Segredo da Tumba” (2014).