As 10 melhores séries lançadas em maio

"Entrevista com o Vampiro", "Bridgerton", "Hacks" e "Doctor Who" estão na lista de destaques do mês

Divulgação/Netflix

A programação de streaming trouxe uma variedade de séries de destaque no último mês, abrangendo adaptações literárias, continuações de séries populares e produções originais. Entre as mais comentadas estão “Entrevista com o Vampiro”, que reimagina o clássico de Anne Rice, a popular 3ª temporada de “Bridgerton” e a aclamada comédia “Hacks”, sem esquecer a nova encarnação de “Doctor Who” e a estreia viciante de “Matéria Escura” para os fãs de sci-fi.

A relação é uma forma de lembrar aos leitores o que se destacou em meio à avalanche de lançamentos recentes das plataformas – já que alguns títulos podem passar batidos diante da quantidade de opções. Confira abaixo os títulos mais interessantes do momento nas plataformas digitais.

 

ENTREVISTA COM O VAMPIRO | PRIME VIDEO

 

A série baseada no livro de 1976, que abre as “Crônicas Vampirescas” da escritora Anne Rice, finalmente chega ao Brasil, dois anos após seu lançamento nos Estados Unidos. Uma das obras literárias mais cultuados dos anos 1970, “Entrevista com o Vampiro” já foi levado ao cinema em 1994 com Tom Cruise e Brad Pitt nos papéis principais. Mas a versão do streaming faz uma mudança radical de época e da raça de um dos protagonistas.

O vampiro Louis, interpretado por Brad Pitt no cinema, é agora vivido por Jacob Anderson (conhecido por viver o guerreiro Verme Cinzento em “Game of Thrones”), enquanto Sam Reid (“The Hunting”) dá vida a Lestat, o personagem de Tom Cruise no longa de 1994. Além disso, a trama original, que era encenada em Nova Orleans durante o século 18, acontece no começo do século 20, durante a era do jazz. Por coincidência, também é a mesma época em que se passava a nova versão de “Perry Mason” da HBO, desenvolvida pelo mesmo criador, Rolin Jones.

Os episódios seguem Louis de Pointe du Lac, um proprietário de bordel na Nova Orleans dos anos 1910, que é transformado em vampiro por Lestat de Lioncourt. Ao longo dos capítulos, Louis luta com sua nova identidade vampírica, sua moralidade e sua relação intensa e frequentemente tumultuada com Lestat. A dinâmica entre os dois se complica ainda mais com a introdução de Claudia, uma menina que também é transformada em vampira e que traz novos conflitos e dilemas para essa “família” sobrenatural.

Além de escrever, Jones divide o comando da produção com Mark Johnson, que trabalhou em “Breaking Bad” e no derivado “Better Call Saul”, e Christopher Rice, filho da escritora Anne Rice, falecida em dezembro de 2021.

 

BRIDGERTON 3 | NETFLIX

 

A 3ª temporada de “Bridgerton”, que será dividida em duas partes, pula um livro da adaptação da obra de Julia Quinn. Depois de adaptar “O Duque e Eu”, o primeiro livro da saga literária, com foco em Daphne Bridgerton (Phoebe Dynevor), a filha mais velha da família Bridgerton, e “O Visconde que Me Amava”, em que o solteiro mais cobiçado da temporada de bailes é Anthony Bridgerton (Jonathan Bailey), a 3ª temporada vai se focar em “Os Segredos de Colin Bridgerton”, o quarto livro. A trama trata do relacionamento entre Colin (Luke Newton) e Penelope (Nicola Coughlan).

A mudança faz sentido no contexto da série, já que a relação dos dois teve mais desenvolvimento nas duas primeiras temporadas do que o arco de Benedict (Luke Thompson), foco do terceiro livro, “Um Perfeito Cavaleiro”. Além disso, no último episódio da 2ª temporada, Penelope ouviu Colin dizer que jamais se casaria com ela, gancho de toda premissa de trama romântica.

A trama se aprofunda no relacionamento de Penélope com seu melhor amigo e paixão de longa data. Nas temporadas anteriores, Penelope precisou lidar com o amor não correspondido, mas agora a relação ganha uma nova dinâmica, com Colin se oferecendo para ajudá-la a encontrar um marido. Só que isso aproxima ainda mais os dois. E quando Penelope começa a atrair a atenção para um noivado, Colin se percebe arrasado e com ciúmes. Tudo isso sem saber da vida dupla da amiga, como a fofoqueira Gossip G… quer dizer, Lady Whistledown.

As novas adições ao elenco incluem Daniel Francis (“Fique Comigo”), Sam Phillips (“The Crown”), James Phoon (“Wreck”), Hannah Dodd (“O Jardim dos Esquecidos: A Origem”), nova intérprete da personagem Francesca Bridgerton, e Hannah New (“Black Sails”), que terá um papel importante. Ela vai interpretar Lady Tilley Arnold, uma jovem viúva que desfruta de privilégios e poderes por estar no comando da propriedade de seu ex-marido. Diferente da maioria das mulheres da trama, ela vive nos seus próprios termos, com independência financeira e liberdade sexual.

Os comentários dos capítulos já viralizaram nas redes sociais, demonstrando a popularidade de “Bridgerton”. Mas os fãs terão que esperar um mês pela conclusão, já que a Parte 2 só chega em 13 de junho.

 

HACKS 3 | MAX

 

Criação de Paul W. Downs, Lucia Aniello e Jen Statsky, todos roteiristas de “Broad City”, a comédia aclamada traz Jean Smart (“Mare of Easttown”) como uma lendária humorista de Las Vegas. Enfrentando a decadência e a falta de humor, ela se vê compelida a contratar uma jovem estrela da internet (a novata Hannah Einbinder) para lhe escrever novas piadas, mas as duas se odeiam à primeira vista, até perceberem que o desprezo de uma pela outra é o ingrediente ideal para uma boa parceria.

A 3ª temporada acompanha o reencontro de Deborah Vance (Jean Smart) e Ava Daniels (Hannah Einbinder) após um ano separadas. A comediante de stand-up, que agora vive sua tão sonhada fase de sucesso, esbarra com a escritora em Las Vegas e percebe que precisa dela para continuar no topo, apesar das rusgas nos bastidores da parceria.

Rara série com 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, “Hacks” venceu três prêmios Emmy em sua temporada inaugural – Melhor Roteiro, Direção e Atriz – e repetiu a façanha em seu segundo ano de produção – incluindo um bis de Melhor Atriz para Jean Smart.

 

DOM 3 | PRIME VIDEO

 

Criada pelo diretor Breno Silveira (“2 Filhos de Francisco”, “Gonzaga de Pai para Filho”), que faleceu em maio de 2022, a série tem sido uma das principais produções nacionais do Prime Video, destacando-se pela sua narrativa envolvente e personagens complexos. A 3ª temporada promete concluir de maneira impactante a saga de Pedro Dom, que se vê em uma situação desesperadora, envolvido em uma perseguição policial e endividado com o chefe do tráfico da Rocinha, enquanto tenta proteger sua família, incluindo sua esposa Jasmin e a filha recém-nascida.

A história razoavelmente verídica é baseada no livro homônimo de Tony Bellotto (autor de ficções policiais e também guitarrista dos Titãs) sobre a trajetória do personagem-título, jovem bem-nascido e filho de policial que se tornou chefe de uma quadrilha especializada em assaltar prédios de luxo no Rio de Janeiro. A premissa explora a dinâmica entre o pai policial e o filho viciado, que se torna “criminoso fashion” para sustentar o vício, até um desfecho trágico, e destaca em seu elenco Gabriel Leone (o Roberto Carlos de “Minha Fama de Mau”) e Flávio Tolezani (“Boca a Boca”) como o protagonista e seu pai, além de Filipe Bragança (“Órfãos da Terra”), Raquel Villar (“Mato sem Cachorro”), Isabella Santoni (“Orgulho e Paixão”), Ramon Francisco (“1 Contra Todos”), Digão Ribeiro (“Dente por Dente”), Julia Konrad (“Cidade Invisível”), André Mattos (“Tropa de Elite 2”) e Fabio Lago (“Cidade Invisível”).

 

UM CAVALEIRO EM MOSCOU | PARAMOUNT+

 

Outra minissérie, a atração traz Ewan McGregor (“Obi-Wan Kenobi”) vivendo aprisionado em um hotel de luxo de Moscou, no começo do século 20. O personagem do ator é o conde Alexander Rostov, que descobre que o seu passado aristocrata o coloca no lado errado da História após a revolução bolchevique. Mas em vez de condená-lo à morte, o novo regime soviético o confina no sótão do grande Hotel Metropol de Moscou. Do alto de sua janela, o conde marginalizado acompanha as mudanças e a passagem de tempo no mundo exterior. Mas logo o mundo passa a lhe fazer companhia, na forma dos hóspedes e festas no local, e sua vida ganha novo rumo, principalmente por conta de uma menina que possui uma chave que abre todas as portas do local.

O enredo é baseado no romance homônimo de Amor Towles, com adaptação de Ben Vanstone (“Criaturas Grandes e Pequenas”) e direção de Sam Miller (“I May Destroy You”). Além de McGregor, o elenco também conta com Mary Elizabeth Winstead (“Ahsoka”), Leah Harve (“Fundação”), Johnny Harris (“Troia: A Queda de Uma Cidade”), a menina Alexa Goodall (“O Senhor do Caos”) e grande elenco.

 

MATÉRIA ESCURA | APPLE TV+

 

Baseada num dos melhores romances de ficção científica da década, a série apresenta a história do homem que raptou a si mesmo. A trama acompanha Jason Dessen, um cientista brilhante, professor e pai de família, que certa noite é sequestrado e acorda numa versão alternativa de sua vida, onde seus amigos não o conhecem e ele está casado com outra mulher. Logo, ele descobre que, nessa realidade, inventou uma forma de viajar ao multiverso, acessando diversas existências diferentes da humanidade. E que o Dessen desse mundo usou a tecnologia para trocar de vida com ele.

Preocupado com a mulher e o filho diante da ameaça de seu outro eu, o protagonista tenta encontrar o caminho de volta para sua própria realidade, mas, sem conhecer a tecnologia, depara-se com um labirinto de possibilidades. Mesmo diante das dificuldades, ele decide embarcar numa jornada angustiante pelo multiverso, na companhia inesperada da esposa de quem o raptou.

O escritor da obra original, Blake Crouch (também autor de “Wayward Pines”), atua como criador, produtor executivo, showrunner e roteirista ao lado dos produtores executivos Matt Tolmach e David Manpearl (ambos de “Jumanji: Próxima Fase”), enquanto o elenco destaca Joel Edgerton (“Boy Erased”) no papel principal, ao lado de Jennifer Connelly (“Expresso do Amanhã”) e Alice Braga (“O Esquadrão Suicida”) como suas esposas de diferentes vidas.

 

DOCTOR WHO 14 | DISNEY+

 

A 14ª temporada da sci-fi britânica traz o protagonista, agora vivido por Ncuti Gatwa (o Eric de “Sex Education”), viajando no tempo e no espaço – e testando a famosa teoria da borboleta de “O Som do Trovão”, clássico do escritor Ray Bradbury.

O primeiro Doutor negro viveu sua primeira aventura solo no Natal passado, num episódio temático que também introduziu sua nova companheira de aventuras, Ruby Sunday, vivida por Millie Gibson (conhecida no Reino Unido por participar da novela britânica “Coronation Street”). Os dois estrelam os episódios regulares da nova temporada, que também destaca o retorno de Russell T. Davies ao posto de showrunner. Ele foi criador do reboot moderno da série em 2005 e responsável por transformar o ator David Tennant no intérprete mais icônico do personagem.

 

PRETTY LITTLE LIARS: CURSO DE VERÃO | MAX

 

A 2ª temporada do reboot de “Pretty Little Liars” encontra as protagonistas enfrentando um destino pior que a morte: aulas de recuperação durante as férias de verão. No entanto, o castigo educativo não é o pior problema de suas vidas. Em meio a aulas, empregos de verão e novos interesses amorosos, elas voltam a ser perseguidas por um serial killer, que pode ou não ter ligação com “A”, o psicopata da temporada inaugural. Decididas a continuar vivas, as final girls resolvem investigar a fundo o novo mistério e desvendar a identidade de seu assassino em potencial.

Escrita e produzida por Roberto Aguirre-Sacasa (criador de “Riverdale” e “O Mundo Sombrio de Sabrina”) e Lindsay Calhoon Bring (roteirista de “O Mundo Sombrio de Sabrina”), a série é estrelada por Bailee Madison (da série “A Bruxa do Bem”), Chandler Kinney (“Máquina Mortífera”/Lethal Weapon), Maia Reficco (“Kally’s Mashup”), Zaria Simone (“Black-ish”) e Malia Pyles (“Batwoman”).

 

FIASCO | NETFLIX

 

A comédia francesa traz Pierre Niney (“Yves Saint Laurent”) como um cineasta novato, que enfrenta todo o tipo de contratempos enquanto tenta dirigir seu primeiro longa-metragem. A série começa com a perda do investimento inicial, do ator principal e da sanidade do diretor em apenas uma semana de filmagem. Problemas aumentam com a presença de um sabotador misterioso, acidentes no set, gafes em aparições na mídia e outras desventuras que transformam a produção em um verdadeiro fiasco.

A atuação de Pierre Niney é o coração da série, trazendo uma mistura de nervosismo e ingenuidade que lembra os primeiros dias de Woody Allen. Evitando a sátira mais crítica sobre a indústria cinematográfica, a produção brilha em seus momentos de humor físico e diálogos afiados, e ainda conta com um elenco de cinema, incluindo François Civil e Vincent Cassel (ambos de “Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan”). Além de estrelar, Niney co-criou a série com Igor Gotesman (roteirista de “Amor à Segunda Vista”).

 

THE BIG CIGAR | APPLE TV+

 

A minissérie de seis episódios conta a história real de Huey P. Newton, cofundador e líder do Partido dos Panteras Negras, em um momento marcante de sua vida. Baseada em um artigo escrito por Joshuah Bearman (“Argo”) para a revista Playboy, a trama acompanha Huey P. Newton, interpretado por Andre Holland (“Moonlight”) em 1974, quando o FBI está decidido a prender os principais líderes negros dos Estados Unidos. Acusado de assassinato, ele busca ajuda de um aliado improvável, um produtor de Hollywood, para escapar da perseguição.

O produtor é ninguém menos que Bert Schneider (papel de Alessandro Nivola, de “Desobediência”), um magnata da contracultura, responsável por “Sem Destino” (Easy Rider, 1969), o programa dos Monkees e o drama oscarizado “A Última Sessão de Cinema” (1971), que usa sua influência e recursos para ajudar Newton a escapar para Cuba, onde ele conseguiu se exilar temporariamente.

A trama enfatiza tanto a luta política do fundador dos Panteras Negras quanto suas dificuldades de viver como um fugitivo, combinando drama, ação e história real para oferecer uma visão intrigante sobre um dos períodos mais tumultuados e transformadores da história dos Estados Unidos, especialmente no contexto dos direitos civis e da luta contra a opressão racial.

Criada por Janine Sherman Barrois (produtora-roteirista de “Criminal Minds”) e Jim Hecht (criador de “Lakers: Hora de Vencer”), a produção também destaca a direção de Don Cheadle, mais conhecido como intérprete do herói da Marvel Máquina de Combate, que estreou como diretor no filme “A Vida de Miles Davis” (2015).