O ator e diretor Kevin Costner se emocionou no domingo (20/5) ao participar da première do filme “Horizon: An American Saga”, no Festival de Cannes. A primeira parte da obra de faroeste teve três horas de duração e recebeu aplausos no evento.
Na entrevista coletiva desta segunda (21/5), Costner revelou que teve que hipotecar sua residência para produzir o filme escrito em 1988. O alto investimento, de mais de US$ 100 milhões, ocorreu após os estúdios de Hollywood rejeitarem seus roteiros sobre a colonização do oeste dos Estados Unidos no século 19.
Dificuldades financeiras
Quando questionado sobre sua luta para financiar o filme, Costner disse: “Não sei por que foi tão difícil”.
“Você viu o filme. Não sei por que foi tão difícil fazer as pessoas acreditarem no filme que eu queria fazer”, continuou ele. “Sabe, não acho que meu filme seja melhor que o filme de qualquer outra pessoa, mas não acho que o filme de outra pessoa seja melhor que o meu. Não saio pelo mundo com algo que não acho bom.”
Depois, em conversa com a AFP, ele explicou a dificuldade. “As pessoas me disseram: ‘Ninguém faz nem dois filmes, Kevin, por que você está fazendo quatro?'”, comentou o artista sobre a decisão de expandir a franquia. “Chegou uma hora em que pensei: ‘Tudo bem, vou fazer isso sozinho’. E então hipotequei um imóvel e levantei o dinheiro”.
Foi assim que Costner assumiu as rédeas total de “Horizon”, filme em que ele estrelou, escreveu, dirigiu e muitas vezes precisou morar dentro do set para explorar as próprias locações. “Sou um pouco estranho em Hollywood e não sei exatamente por quê”, confessou o cineasta de 69 anos.
“Provavelmente porque não quero que as pessoas manipulem a história que quero contar e estou disposto a enfrentá-las. Não há desculpas. Todas essas decisões são minhas. Então, se você não gostar, pode reclamar comigo.”
Recepção mista
Apesar de seus métodos diferenciados, Costner disse que ficou encantado com a recepção calorosa que teve em Cannes, onde ele também recebeu uma medalha de honra para as artes do Ministro da Cultura antes da estreia do faroeste. “Eu sonhava em vir aqui e trazer meu filme. Estou muito feliz que Cannes tenha mantido suas tradições e estou tendo a chance de fazer parte disso”, confessou.
Contrastando com essa acolhida, a Parte 1 da epopeia do diretor foi destruída pela crítica, com apenas 27% de aprovação no Rotten Tomatoes. O consenso é que Costner se equivocou sobre lançar o projeto no cinema, pois o filme parece a introdução de uma minissérie.
Diante das dificuldades, Costner admitiu não saber se vai conseguir concluir a obra. Ele não tem dinheiro para rodar as duas partes finais. “Vou bater em todos os iates de Cannes para me ajudar”, brincou o cineasta na coletiva. “’Ah, vamos, vamos tirar uma foto.’ Não, venha pegar seu talão de cheques. Vamos conversar sobre dinheiro!”
Faroeste épico
“Horizon: An American Saga” retrata múltiplas histórias sobre o Velho Oeste americano, mostrando as disputas violentas entre grupos indígenas e colonizadores europeus. “Quando o grande movimento de pessoas começou através do oceano, a América era como um Jardim do Éden. Mas tinha gente vivendo lá há 15 mil anos e não conseguiam entender o apetite dessas pessoas que acreditavam que se você fosse forte o suficiente, se fosse mau o suficiente… Poderia tirar tudo dos outros”, descreveu o diretor sobre a história.
Além do próprio Costner, o elenco também inclui Sienna Miller (“Sniper Americano”), Sam Worthington (“Avatar”), Jamie Campbell Bower (“Stranger Things”), Luke Wilson (“Stargirl”), Michael Rooker (“Guardiões da Galáxia”), Abbey Lee (“Lovecraft Country”), Isabelle Fuhrman (“A Órfã”), Michael Angarano (“Oppenheimer”), Jena Malone (“Jogos Vorazes: Em Chamas”), Will Patton (“Silo”), Thomas Haden Church (“Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”), Danny Huston (“Invasão ao Serviço Secreto”), Giovanni Ribisi (“Avatar”), Jeff Fahey (“Hypnotic: Ameaça Invisível”), Tatanka Means (“Assassinos da Lua das Flores”), Dale Dickey (“A Qualquer Custo”) e Kathleen Quinlan (“Amaldiçoado”).
A primeira parte de “Horizon: An American Saga” será lançada mundialmente em 28 de junho, com a Parte 2 prevista para 16 de agosto.