O ator britânico Ian Gelder, conhecido por sua atuação como Kevan Lannister em “Game of Thrones”, morreu na segunda-feira (6/5), devido a complicações relacionadas ao câncer no ducto biliar. Ele tinha 74 anos.
A notícia de seu falecimento foi confirmada por seu marido Ben Daniels, em uma postagem no Instagram na terça-feira. “É com imensa tristeza e o coração despedaçado em um milhão de pedaços que estou deixando esta postagem para anunciar o falecimento do meu querido marido e parceiro de vida, Ian Gelder,” escreveu Daniels. “Ian foi diagnosticado com câncer no ducto biliar em dezembro e ontem ele faleceu às 13h07. Parei todos os trabalhos para cuidar dele, mas nenhum de nós tinha ideia de que tudo seria tão rápido.”
Uma carreira diversificada
Além de “Game of Thrones”, onde Gelder interpretou o irmão mais novo de Lord Tywin Lannister (Charles Dance) em 12 episódios, ele teve uma presença marcante em diversas séries de televisão, incluindo “Doctor Who”, “Snatch”, “Casualty”, “Father Brown”, “Torchwood” e “His Dark Materials”. Gelder também era figura constante na série de filmes de terror “Dark Ditties”. No teatro, sua carreira foi mais notável, com participações em produções clássicas como “As Bruxas de Salem”, “A Megera Domada” e “Primeira Página”.
Um legado de talento e coragem
“Ele foi um ator maravilhoso e todos que trabalharam com ele foram tocados por seu coração e luz. Sinceramente, não sei o que farei sem ele ao meu lado”, continuou Daniels em sua mensagem. “Ele lidou com sua terrível doença com tanta bravura, sem nunca se vitimizar. Foi notável e fará muita falta.”