Remake de “Emmanuelle” vai abrir Festival de San Sebastian

Nova versão do clássico erótico tem direção da francesa Audrey Diwan e explora a busca por prazer na era pós #MeToo

Divulgação/Pathé

A nova versão do clássico erótico “Emmanuelle”, dirigida pela cineasta francesa Audrey Diwan, será o filme de abertura do 72º Festival de Cinema de San Sebastian, que ocorrerá na Espanha em 20 de setembro.

O filme é uma adaptação do romance homônimo de 1959, escrito por Emmanuelle Arsan, pseudônimo da autora franco-tailandesa Marayat Rollet-Andriane, que inspirou a famosa adaptação cinematográfica de 1974, protagonizada por Sylvia Kristel. Sucesso mundial, o longa foi um dos maiores fenômenos dos anos 1970, responsável por transformar Kristel numa das mulheres mais conhecidas do planeta – ela até apareceu numa novela da Globo, “Espelho Mágico”, em 1977.

Uma nova visão sobre o clássico

Vencedora do Leão de Ouro em Veneza pelo drama “O Acontecimento” (2021), sobre o aborto, Audrey Diwan co-escreveu o roteiro de “Emmanuelle” com a cineasta Rebecca Zlotowski, reconhecida por seu filme “Grand Central” (2013), premiado no Festival de Cannes. As duas propõem uma narrativa contemporânea para o despertar sexual da protagonista, uma mulher em busca de redescobrir seu prazer perdido. Durante uma viagem de negócios a Hong Kong, ela encontra diversas pessoas novas, incluindo um homem enigmático chamado Kei, que a evita constantemente. Diwan descreve o filme como uma exploração do prazer na era pós #MeToo.

Elenco estelar

O filme traz Noémie Merlant, conhecida por sua atuação em “Retrato de uma Jovem em Chamas” (2019), no papel principal. O elenco também inclui Naomi Watts (“Bem-Vindos à Vizinhança”), Will Sharpe (“The White Lotus”) e Jamie Campbell Bower (“Stranger Things”). A escolha de atores de renome sublinha uma diferença na abordagem da produção, com um apelo mais comercial e voltado para os consumidores de produções faladas em inglês.