“Eu, Capitão” é o grande vencedor do “Oscar italiano”

Drama de Matteo Garrone conquista principais categorias dos prêmios David di Donatello na Itália

Divulgação/Rai Cinema

O drama “Eu, Capitão”, dirigido por Matteo Garrone, foi o grande vencedor da premiação dos David di Donatello, considerado o Oscar italiano, na noite desta sexta-feira (3/5). O filme, que retrata as duras realidades enfrentadas por dois adolescentes senegaleses em sua tentativa de chegar à Europa atravessando o deserto do Saara e o mar Mediterrâneo, recebeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Além dos principais troféus, “Eu, Capitão” foi também reconhecido nas categorias de Melhor Produtor para as empresas Archimede, Rai Cinema, Pathé e Tarantula, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Fotografia e Melhor Edição, consolidando sua posição de destaque no cinema italiano contemporâneo. O longa também concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional e rendeu o Leão de Prata de Melhor Diretor para Garrone no Festival de Veneza passado.

Outro destaque da premiação

O filme de Garrone não foi o único destaque da premiação. A atriz e diretora italiana Paola Cortellesi também teve uma noite de sucesso com seu filme “C’è Ancora Domani” (título internacional: “There’s Still Tomorrow”). Cortellesi foi premiada como Melhor Diretora Estreante e levou para casa o prêmio de Melhor Roteiro Original. Além disso, Emanuela Fanelli conquistou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, destacando-se por sua performance no filme.

“C’è Ancora Domani” é inédito no Brasil, mas “Eu, Capitão” acaba de ser lançado nos sites nacionais de VOD, como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.