Estreias | 15 novidades para ver em streaming no fim de semana

Lançamentos incluem a série de "Entrevista com o Vampiro" e os novos filmes das franquias "Ghostbusters", "Jogos Vorazes" e "A Profecia"

Divulgação/AMC

Os destaques da programação de streaming da semana se dividem entre cinco séries e dez filmes. Quatro lançamentos em longa-metragem são produções brasileiras. A lista também inclui franquias de sucesso como os novos “Ghostbusters”, “Jogos Vorazes” e “A Profecia”. Entre as séries, a aguardada estreia brasileira de “Entrevista com o Vampiro” encabeça a relação. Confira a seleção completa com o melhor das estreias para ver em casa.

 

SÉRIES

 

ENTREVISTA COM O VAMPIRO | PRIME VIDEO

 

A série baseada no livro de 1976, que abre as “Crônicas Vampirescas” da escritora Anne Rice, finalmente chega ao Brasil, dois anos após seu lançamento nos Estados Unidos. Uma das obras literárias mais cultuados dos anos 1970, “Entrevista com o Vampiro” já foi levado ao cinema em 1994 com Tom Cruise e Brad Pitt nos papéis principais. Mas a versão do streaming faz uma mudança radical de época e da raça de um dos protagonistas.

O vampiro Louis, interpretado por Brad Pitt no cinema, é agora vivido por Jacob Anderson (conhecido por viver o guerreiro Verme Cinzento em “Game of Thrones”), enquanto Sam Reid (“The Hunting”) dá vida a Lestat, o personagem de Tom Cruise no longa de 1994. Além disso, a trama original, que era encenada em Nova Orleans durante o século 18, acontece no começo do século 20, durante a era do jazz. Por coincidência, também é a mesma época em que se passava a nova versão de “Perry Mason” da HBO, desenvolvida pelo mesmo criador, Rolin Jones.

Os episódios seguem Louis de Pointe du Lac, um proprietário de bordel na Nova Orleans dos anos 1910, que é transformado em vampiro por Lestat de Lioncourt. Ao longo dos capítulos, Louis luta com sua nova identidade vampírica, sua moralidade e sua relação intensa e frequentemente tumultuada com Lestat. A dinâmica entre os dois se complica ainda mais com a introdução de Claudia, uma menina que também é transformada em vampira e que traz novos conflitos e dilemas para essa “família” sobrenatural.

Além de escrever, Jones divide o comando da produção com Mark Johnson, que trabalhou em “Breaking Bad” e no derivado “Better Call Saul”, e Christopher Rice, filho da escritora Anne Rice, falecida em dezembro de 2021.

 

ERIC | NETFLIX

 

O ator Benedict Cumberbatch (“Doutor Estranho”) vive um renomado manipulador de fantoches de um programa infantil da década de 1980, que precisa lidar com o desaparecimento misterioso de seu filho. Amargurado e sem pistas da polícia, ele se apega obsessivamente a um monstro azul chamado Eric, desenhado por Edgar, acreditando que, se transformar os rabiscos da criança num fantoche e levar a criatura para a televisão, seu filho retornará. Essa obsessão o isola de seus familiares, colegas e das autoridades, tornando Eric, em sua mente, seu único verdadeiro aliado na esperança de encontrar o filho vivo.

A minissérie é uma criação de Abi Morgan, roteirista dos filmes “A Dama de Ferro” (2011) e “As Sufragistas” (2016), e seu elenco inclui Gaby Hoffmann (“Girls”), McKinley Belcher III (“Ozark”), Dan Fogler (“The Walking Dead”) e Clarke Peters (“John Wick”).

 

DOMINA 2 | MAX

 

A produção britânica, gravada na Itália, acompanha a vida de Lívia Drusila, esposa do imperador romano Caio Otávio, que se autodenominou Caio Júlio César Augusto, explorando sua ascensão ao poder e influência no império. A 1ª temporada apresentou Lívia desde sua juventude, passando por seu casamento com Augusto e os desafios que enfrentou para garantir a segurança e o futuro de sua família. Na 2ª temporada, “Domina” continua sua jornada, focando em seu papel crucial na política romana e na luta pelo controle do império. Os episódios aprofundam as intrigas políticas e as alianças estratégicas da protagonista, destacando sua habilidade em manipular a elite romana para consolidar o poder.

A série foi criada por Simon Burke (criador da série “Fortitude”) e traz um elenco encabeçado pela polonesa Kasia Smutniak (“Dolittle”) no papel de Drusila e o britânico Matthew McNulty (“The Terror”) como Augusto.

 

O JOGO DA PIRÂMIDE | PARAMOUNT+

 

O K-drama adapta o popular webtoon de mesmo nome, que se passa em uma escola secundária onde um jogo brutal decide a hierarquia social dos alunos. Cada mês, os estudantes votam para escolher a “Pior Aluna” da escola, que então é submetida a diversos tipos de bullying até o próximo ciclo de votação.

A protagonista Kang Sooji (interpretada por Kim Ji Yeon, também conhecida como Bona, cantora do grupo Cosmic Girls) é uma nova aluna que rapidamente se vê no centro deste jogo cruel. Determinada a derrubar o sistema opressor, ela se une a outras alunas marginalizadas para desafiar a ordem estabelecida. A trama desenvolvida por J.Q. Lee (diretor de “All of Us Are Dead”) e o novato Dalgonyak explora temas de bullying, injustiça social e a luta pelo poder em um ambiente dominado pela tirania dos mais fortes.

Os atores principais incluem Bona (Kang Sooji), Jang Da Ah (Seo Do Ah), e Baek Hae Rin (Baek Harin). A série foi criada por Simon Burke, que não é inglês, e tem direção de Choi Hyo Jin​ (AsianWiki)​​ (Viu)​.

 

NICK E AARON CARTER: A QUEDA DOS ÍDOLOS | MAX

 

A série documental mergulha nas vidas dos irmãos Carter, explorando as polêmicas de suas trajetórias pessoais e profissionais para evidenciar o lado sombrio da fama. O conteúdo destaca acusações de assédio sexual contra Nick Carter, feitas pela cantora e atriz Melissa Schuman em 2017. Schuman, ex-integrante do grupo DREAM, foi seguida por outras acusadoras, incluindo Ashley Repp e Shay Ruth. As alegações geraram forte reação do cantor dos Backstreet Boys, que está processando todos os envolvidos.

No passado, Aaron apoiou publicamente as acusadoras de Nick, o que gerou um conflito intenso e público entre os irmãos. Aaron Carter faleceu em novembro de 2022, aos 34 anos, e sua morte é explorada no contexto da dinâmica familiar e de suas batalhas pessoais com o vício em drogas.

Os episódios incluem depoimentos de membros da família Carter e amigos próximos, como a ex-namorada de Nick, Kaya Jones, e a ex-noiva de Aaron, Melanie Martin. Essas entrevistas fornecem uma perspectiva íntima sobre como a fama intensa e os holofotes afetaram a relação entre os irmãos.

 

FILMES

 

A PRIMEIRA PROFECIA | STAR+

 

Prólogo do clássico “A Profecia” (1976), o terror conta a história da mãe do Anticristo e de sua gravidez. A obra original de Richard Donner acompanhava um complô satânico, envolvendo troca de bebês numa maternidade em Roma, para colocar o Anticristo na família de um embaixador americano (interpretado por Gregory Peck), preparando sua ascensão política ao poder nos EUA. O longa foi um sucesso na época, faturando mais de US$ 60 milhões nas bilheterias, e rendeu duas continuações (lançadas em 1978 e 1981), um remake (de 2006) e uma série, “Damien” (2016).

O novo lançamento volta no tempo para mostrar a escolha de Carlita, uma órfã transtornada por problemas mentais, para dar a luz a Damien, o Anticristo. A atriz Nell Tiger Free (“Servant”) interpreta Margaret, uma jovem americana enviada a Roma para começar uma vida de serviço na Igreja. Mas ao chegar para trabalhar num orfanato católico, a noviça se interessa pela situação de Carlita e encontra uma escuridão que a faz questionar sua própria fé, descobrindo uma conspiração terrível na Igreja, que espera provocar o nascimento da encarnação do mal.

A lista de atores ainda tem a brasileira Sônia Braga (“Bacurau”), Bill Nighy (“Viver”), Charles Dance (“Game of Thrones”), Ralph Ineson (“A Bruxa”) e a estreante Nicole Sorace como Carlita. A direção é de Arkasha Stevenson, que também assina o roteiro ao lado de Tim Smith, com quem já tinha trabalhado antes nas séries “Channel Zero” (2018) e “Vingança Sabor Cereja” (2021).

 

GHOSTBUSTERS: APOCALIPSE DE GELO | VOD*

 

O quarto “Ghostbusters” (franquia originalmente conhecida no Brasil como “Os Caça-Fantasmas”) volta às origens da franquia dos anos 1980, sendo novamente ambientado em Nova York e com os figurinos característicos dos personagens. Além disso, sua premissa é basicamente uma reprise da trama original – com a adição de gelo. Um grande mal é desencadeado sobre Nova York, neste caso um antigo deus fantasma com chifres e poder congelante, e uma fenda dimensional ameaça a própria estrutura da civilização, graças à participação involuntária de uma pessoa comum.

Ao mesmo tempo, a trama dá sequência aos eventos do filme anterior, com Carrie Coon (“O Estrangulador de Boston”), Finn Wolfhard (“Stranger Things”) e McKenna Grace (“O Conto de Aia”) como os herdeiros do legado do Dr. Egon Spengler (o falecido Harold Ramis), acompanhados pelo professor dos adolescentes, vivido por Paul Rudd (“Homem Formiga”).

A continuação também volta a contar com Ernie Hudson no papel do Caça-Fantasma original Winston Zeddmore, que agora é um benfeitor da nova geração, além de trazer participações de Bill Murray e Dan Aykroyd como Peter Venkman e Raymond Stantz, mais dois “Caça-Fantasmas” originais. Já as novidades incluem Kumail Nanjiani (“Eternos”), Patton Oswalt (“Agents of SHIELD”), James Acaster (“Cinderela”) e Emily Alyn Lind (“Gossip Girl”).

Diretor do longa anterior – e filho do diretor dos lançamentos dos anos 1980 – , Jason Reitman assina produção e roteiro, passando a direção para Gil Kenan, que coescreveu com ele “Ghostbusters: Mais Além”, de 2021. A falta de criatividade e o excesso de personagens fizeram os críticos americanos acharem medíocre, com apenas 45% de aprovação na média do agregador de críticas Rotten Tomatoes.

 

JOGOS VORAZES: A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES | PRIME VIDEO

 

Espécie de “Malévola” da franquia “Jogos Vorazes”, o blockbuster é um prólogo centrado na trajetória inicial de Coriolanus Snow, que mais tarde se torna o presidente tirânico de Panem. Interpretado por Tom Blyth (da série “A Idade Dourada”), o jovem Snow é apresentado como um estudante de uma família outrora influente, mas agora empobrecida. Ele é encarregado de ser mentor de Lucy Gray Baird, uma tributo do Distrito 12 (o mesmo de Katniss), vivida por Rachel Zegler (“Amor, Sublime Amor”). Ambientada numa época em que os Jogos Vorazes ainda estão se estabelecendo como um instrumento de opressão do Capitólio, a trama explora as origens do evento e o início da ascensão de Snow ao poder.

Dirigido por Francis Lawrence e escrito por Michael Arndt, veteranos da franquia, o filme detalha o desenvolvimento moral de Snow, entre a sua ambição e seu senso de moralidade. A dinâmica entre Snow e Lucy Gray evolui durante os Jogos, com Snow reconhecendo o potencial dos Jogos como ferramenta política e espetáculo manipulador. A narrativa é enriquecida por personagens secundários marcantes, como a Dra. Volumnia Gaul, interpretada por Viola Davis (“A Mulher Rei”), uma personificação da crueldade e manipulação do regime de Panem, o reitor de universidade Dean Casca Highbottom, vivido por Peter Dinklage (“Game of Thrones”) e responsável por uma dinâmica complexa com Snow, além de Jason Schwartzman (“Fargo”), que acrescenta uma camada de humor negro como Lucretius “Lucky” Flickerman, o apresentador dos Jogos, um antepassado do personagem de Stanley Tucci nos filmes anteriores.

Com elementos visuais e atuações destacadas, “A Canção dos Pássaros e das Serpentes” dividiu a crítica dos EUA, mas se tornou um grande sucesso de bilheteria, apesar da duração excessiva (2h37) e de várias cenas de música, particularmente em torno do personagem de Lucy Gray Baird, para aproveitar o talento vocal de Rachel Zegler. O uso da música é um aspecto distintivo deste filme em comparação com os anteriores, que se concentravam mais na ação.

 

DURO DE ATUAR 2 | PRIME VIDEO

 

O comediante Kevin Hart (“Jumanji: Próxima Fase”) volta ao papel dele mesmo, ainda determinado a virar um astro de ação na continuação. A produção original era uma série da falida plataforma Quibi, que teve seus 10 episódios de 10 minutos reeditados como filme pela Amazon em relançamento no ano passado.

Na trama, Hart interpreta uma versão fictícia de si mesmo. Cansado de ser visto como o alívio cômico dos filmes de ação protagonizados por Dwayne “The Rock” Johnson, ele se inscreve em um curso de formação de protagonista do gênero, apenas para ficar a mercê de um instrutor psicótico – no caso, ninguém menos que John Travolta (“Pulp Fiction”) na história inicial.

A sequência mostra o ator tentando convencer o estúdio a estrelar outro filme de ação. Ele tem uma ideia visionária, de trazer a ação para a vida real em cenas improvisadas e assim surpreender as pessoas, mas após ter o plano recusado, acaba buscando ajuda de um empresário que transforma essa ideia em seu pior pesadelo. Ao despertar preso num galpão, ele descobre que várias pessoas foram contratadas para matá-lo diante de câmeras.

Para sobreviver, ele busca ajuda de um lendário dublê de Hollywood, interpretado por John Cena (“Pacificador”). Outras adições ao elenco incluem os atores Ben Schwartz (“Depois da Festa”) e Melissa Ponzio (“Chicago Fire”), enquanto Nathalie Emmanuel (“Velozes e Furiosos 9”) reprisa seu papel do primeiro filme. O diretor Eric Appell (“Weird – The Al Yankovich Story”) também retoma o comando da produção junto com o co-criador Tripper Clancy (“Stuber: A Corrida Maluca”) como roteirista.

 

SEM CORAÇÃO | NETFLIX

 

O primeiro longa da dupla Nara Normande e Tião venceu no ano passado os prêmios de Melhor Filme Brasileiro de Diretor Estreante na Mostra de São Paulo, além de Melhor Filme de Temática LGBTQIAPN+ e Melhor Fotografia no Festival do Rio. A obra é uma extrapolação do curta de mesmo nome que os dois dirigiram em 2014. A trama se passa no verão de 1996, à beira-mar de Alagoas, e segue Tamara, uma jovem que se prepara para deixar sua pacata vila de pescadores e partir para estudar em Brasília. Em meio aos últimos dias com sua família e amigos, ela conhece uma adolescente misteriosa apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz no peito. Ao longo do verão, Tamara se sente cada vez mais atraída por essa garota enigmática, embarcando em uma jornada de descoberta pessoal e amor proibido.

De forma sensível, o filme explora temas como amadurecimento, identidade, sexualidade e os desafios da vida em uma comunidade rural. A trama é conduzida pelas atuações impecáveis da estreante Maya de Vicq e Eduarda Samara (“Bacurau”), que transbordam química em tela, ao lado dos experientes Maeve Jinkings (“Pedágio”), Erom Cordeiro (“DNA do Crime”) e Kayky Brito (“Socorro, Virei uma Garota!”).

 

BIÔNICOS | NETFLIX

 

O primeiro filme brasileiro de ficção científica da Netflix acompanha Maria (Jessica Córes, de “Cidade Invisível”), uma atleta de salto em distância, que dedicou a sua vida a treinar incansavelmente para chegar ao topo, mas acaba ressentida ao ver a ascensão de próteses biônicas, que mudam a realidade do esporte. Quando a sua irmã (Gabz, de “Da Ponte Pra Lá”) se destaca como uma atleta biônica, Maria cruza com Heitor (Bruno Gagliasso, de “Dupla Identidade”), que lhe faz uma proposta impensável. Impulsionada pela ambição e a rivalidade com a irmã, Maria pondera apelar para o mercado clandestino de próteses biônicas.

O longa tem direção de Afonso Poyart (“Mais Forte que o Mundo: A História de José Aldo”) e também traz Christian Malheiros (“Sintonia”), Klebber Toledo (“Procura-se”), Paulo Vilhena (“Como Nossos Pais”), Nill Marcondes (“Colegas”) e Danton Mello (“Predestinado”) em seu elenco.

 

SAUDOSA MALOCA | VOD*

 

O filme inspirado na obra de Adoniran Barbosa traz Paulo Miklos no papel do lendário compositor de sucessos como “Trem das Onze”, “Samba do Arnesto” e o famosíssimo samba do título. A ação começa numa mesa de bar, onde o velho Adoniran conta a um jovem garçom histórias da São Paulo dos anos 1950, que já na época (Adoniran morreu em 1982) não existia mais. Relembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema (que também virou samba famoso) e de outros personagens eternizados em suas músicas – incluindo nas lembranças sua célebre visita ao Arnesto.

Ao privilegiar as lendas e músicas sobre os fatos da vida de Adoniran, o filme assume-se mais como um tributo à obra do que uma biografia convencional de um dos maiores sambistas de São Paulo. Além do músico dos Titãs, o elenco destaca Gero Camilo e Gustavo Machado como Matogrosso e Joca. Curiosamente, Miklos e Camilo trabalharam juntos, como um casal, na série recente “Manhãs de Setembro”. Leilah Moreno vive Iracema, e a direção é de Pedro Serrano, que em 2018 lançou um documentário sobre o compositor, chamado “Adoniran: Meu nome é João Rubinato”, e antes disso, em 2015, dirigiu Paulo Miklos como Adoniran num curta (“Dá Licença de Contar”), que serviu de ensaio para o lançamento atual.

 

EVIDÊNCIAS DO AMOR | MAX

 

A comédia fantasiosa, estrelada por Fábio Porchat (“O Palestrante”) e a cantora Sandy Leah (“Quando Eu Era Vivo”), inspira-se no maior sucesso da dupla Chitãozinho & Xororó para contar uma história de amor, coração partido e viagem no tempo. No enredo, Porchat volta no tempo cada vez que ouve a música “Evidências”. Com isso, ele tem a chance de reviver momentos de seu fracassado casamento com Sandy – que, como todos sabem, é filha de Xororó e, com o papel, volta ao cinema após 10 anos.

Escrito e dirigido por Pedro Antônio Paes (“Tô Ryca! 2”), o filme gira em torno do casal Marco Antônio (Porchat) e Laura (Sandy), que se conhecem em um karaokê e se apaixonam após cantarem a música “Evidências”. Em meio a muitos altos e baixos, o relacionamento acaba. Mas logo Marco percebe que algo ficou mal resolvido, pois sempre que escuta “Evidências”, ele se lembra de cada discussão que teve com Laura. Mais que lembranças, os acordes o levam literalmente ao passado. Determinado a se livrar desse incômodo, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida. Só que não. A descida pela ladeira da memória serve apenas para que os protagonistas vejam seus erros e entendam que se amam de verdade.

A produção também destaca Evelyn Castro (“Encantado’s”), que rouba as cenas como porteira do prédio de Marco. Mesmo com tempo de tela limitado, sua personagem é mais interessante que as citações geeks – “A Origem” – da produção.

 

MARS EXPRESS | VOD*

 

A animação francesa de ficção científica acompanha a detetive Aline Ruby e seu parceiro androide Carlos Rivera, enquanto investigam o desaparecimento da filha de um cientista de renome em Marte, no ano de 2063. Eles exploram uma série de locais, incluindo um bordel de androides, e descobrem uma conspiração envolvendo grandes corporações e segredos obscuros sobre a colonização de Marte.

Dirigido por Jérémie Périn (“Lastman”), “Mars Express” oferece uma visão única e artística do futuro, combinando visual estilizado e animação de alta qualidade com uma história complexa de suspense e ação. A trama aborda temas como a ética da inteligência artificial, a relação entre humanos e androides e os desafios da colonização espacial. Os dubladores principais são Léa Drucker (“Custódia”) no papel de Aline e Daniel Njo Lobé (“Marseille”) como Carlos, além de Mathieu Amalric (“A Crônica Francesa”) como uma figura enigmática de importância vital no enredo.

 

JIM HENSON, O HOMEM-IDEIA | DISNEY+

 

O documentário celebra a vida e o legado de Jim Henson, o visionário criador dos Muppets. Com muitas imagens raras de arquivo, a produção oferece um mergulho na mente criativa de Henson, explorando seu impacto duradouro na indústria do entretenimento e como ele revolucionou a arte da marionete. Desde seus primeiros trabalhos com “Sam and Friends” (1959-1961) até a criação de personagens icônicos como Kermit e Miss Piggy, o documentário destaca suas inovações técnicas e sua habilidade única de contar histórias.

Dirigido por Ron Howard (“O Código Da Vinci”), o longa complementa as imagens raras com entrevistas com familiares, colegas de trabalho e amigos próximos, oferecendo uma visão íntima da vida pessoal e profissional de Henson, além de abordar o seu impacto cultural, especialmente através de programas como “The Muppet Show” (1976-1981) e “Vila Sésamo” (1969-), que transformaram o entretenimento infantil. Falecido em 1990, ele também criou o filme “Labirinto” (1986), estrelado por David Bowie, e as séries “O Cristal Encantado” (1980) e “O Mundo dos Fraggles” (1983).

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.