Vanessa Lopes revela no “Altas Horas” que admitir doença mental “é assustador”

Na primeira aparição pública após desistir do "BBB 24", influenciadora diz que está afastada da internet e segue em tratamento

X/Globo

Vanessa Lopes foi uma das convidadas do “Altas Horas” deste sábado (2/3), onde falou de saúde mental. A participação foi a primeira aparição da influenciadora diante do público após apertar o botão da desistência do “BBB 24”, em meados de janeiro.

“Estou bem. Agora estou em tratamento, mas ainda estou assustada. Admitir que está doente é um pouco assustador, mas faz parte do processo, do tratamento e também para falarmos um pouco sobre saúde mental. Fico feliz em falar aqui com vocês sobre isso. Estou bem, mas quero ficar melhor ainda”, disse a influenciadora ao apresentador Serginho Groisman.

Acompanhada pelos pais no programa, Vanessa destacou a importância da rede de apoio familiar neste momento. “Quando cheguei em casa, as primeiras pessoas que tiveram que cuidar de mim e me incentivaram a buscar um médico foram eles. E minha irmã também. Eu dei um baita susto nos meus pais”, disse a jovem de 22 anos.

Com mais de 40 milhões de seguidores somados em plataformas como TikTok e Instagram, a influenciadora se afastou das redes sociais como parte do tratamento do quadro psicótico agudo, que ela revelou ter tido durante sua primeira entrevista ao “Fantástico”, no mês passado.

No “Altas Horas”, ela explicou que se manter afastada da internet faz parte de seu tratamento: “Dei um tempo pra cuidar de mim mesma. E só pra avisar, eu tenho um atestado pra estar aqui. Só pra eu deixar claro que eu conversei muito bem com meu médico, e parte do meu tratamento é não trabalhar e não voltar pras redes sociais. Eu, inclusive, ainda nem entendo a dimensão de tudo que aconteceu, porque eu não pude entrar nas redes sociais. Então tô só vivendo, me cuidando, participando de momentos importantes, como esse. E depois eu entendo o que aconteceu direitinho.”

A mãe de Vanessa, Liziane Lopes compartilhou com o programa a agonia de acompanhar a situação da filha pela TV, durante a participação no “BBB 24”.

“Teve um momento que eu achei que ela estava realmente muito perdida no jogo, tentando entender o jogo. Mas chegou um momento em que eu e o pai percebemos e a gente começou a se preocupar. Mas como eu falei pra ela que ia defender ela aqui fora com unhas e dentes sobre tudo, foi isso. Muito próximo dela sair, a gente começou a entrar em contato com o programa, pra entender quem estava acompanhando o que estava achando, porque a gente já estava sentindo ela tendo momentos de estar fora da percepção de real e do que não era. Aí a gente começou a ficar bem preocupado”, contou.

“Quando ela chegou, aí que a gente viu a profundidade do que estava acontecendo. Quando ela chegou no aeroporto, que a gente pegou ela… eu não vou nem entrar em muito detalhe pra não me emocionar muito, mas foi um baque bem grande”, completou.

Vanessa confessou que ainda não tentando recuperar 100% a saúde mental. “Dizer que é um processo, ainda estou em tratamento. Estou bem, mas quero ficar melhor ainda”, admitiu.

A participação da jovem de 22 anos no programa da Globo teve grande repercussão nas redes sociais, expressa na forma de apoio dos fãs.