Steve Harley, líder da banda Cockney Rebels, morre aos 73 anos

Cantor fez sucesso durante a era do glam rock britânico dos anos 1970 com os hits "Judy Teen" e “Make Me Smile (Come Up And See Me)”

Divulgação/EMI

O cantor Steve Harley, líder da banda Cockney Rebels e ícone do rock britânico dos anos 1970, faleceu aos 73 anos em sua casa em Suffolk, na Inglaterra, na manhã deste domingo (17/3), após ser diagnosticado com câncer.

A filha do cantor, Greta, disse em comunicado que seu pai fará uma “falta desesperadora” para seus fãs espalhados pelo mundo. “Estamos arrasados ​​em anunciar que nosso maravilhoso pai faleceu pacificamente em casa, com sua família ao seu lado. Seja lá como você o conhece, seu coração exalava apenas elementos essenciais. Paixão, gentileza, generosidade. E muito mais, em abundância. Sabemos que pessoas de todo o mundo sentirão muita falta dele”, escreveu em nota.

Sucesso nos anos 1970

Cockney Rebel foi uma banda de glam rock britânica que ganhou destaque no início dos anos 1970. O grupo foi formado em Londres em 1972 pelo cantor e guitarrista Steve Harley, o violinista Jean-Paul Crocker, o baterista Stuart Elliott, o baixista Paul Jeffreys e o guitarrista Nick Jones. Sua música abrangia uma variedade de estilos, mas era influenciada principalmente por Roxy Music e The Kinks. Como era comum na era glam, a banda se destacava por usar maquiagens (até mesmo sombras com glitter) e penteados extravagantes durante as apresentações.

Ao longo dos anos, a banda teve cinco álbuns nas paradas de sucesso britânicas, que geraram 12 singles entre os mais tocados. Seus maiores hits foram as músicas “Judy Teen”, que atingiu o 5º lugar em 1974, e “Make Me Smile (Come Up And See Me)”, líder das paradas em 1975.

Apesar do sucesso, a banda enfrentou tensões internas. Os demais membros sentiam que eram tratados como músicos de apoio, em vez de iguais, o que levou à dissolução da formação original em meados da década. Depois disso, Steve Harley passou a se apresentar e gravar como Steve Harley & Cockney Rebel, deixando claro quem era o astro principal.

A luta contra o câncer

Durante a celebração dos 50 anos do Cockney Rebels em 2023, o músico fez uma turnê acústica, batizando a nova formação de Steve Harley Acoustic Band. Em outubro, entretanto, o grupo informou ao público que diversos shows seriam cancelados enquanto Steve se recuperava de um procedimento médico.

Já em dezembro, o cantor afirmou ter sido doloroso encerrar sua turnê enquanto nos bastidores lutava contra um câncer. “Meu oncologista está satisfeito com os efeitos do tratamento até agora. Mas a luta continua. E felizmente o maldito intruso não está afetando a voz. Eu canto e toco quase todas as noites”, disse na época.

Nascido em Londres, Steve passou seus últimos anos de vida na região de Suffolk, também na Inglaterra, com sua esposa Dorothy. O artista deixa dois filhos e quatro netos.