O cantor Steve Harley, líder da banda Cockney Rebels e ícone do rock britânico dos anos 1970, faleceu aos 73 anos em sua casa em Suffolk, na Inglaterra, na manhã deste domingo (17/3), após ser diagnosticado com câncer.
A filha do cantor, Greta, disse em comunicado que seu pai fará uma “falta desesperadora” para seus fãs espalhados pelo mundo. “Estamos arrasados em anunciar que nosso maravilhoso pai faleceu pacificamente em casa, com sua família ao seu lado. Seja lá como você o conhece, seu coração exalava apenas elementos essenciais. Paixão, gentileza, generosidade. E muito mais, em abundância. Sabemos que pessoas de todo o mundo sentirão muita falta dele”, escreveu em nota.
Sucesso nos anos 1970
Cockney Rebel foi uma banda de glam rock britânica que ganhou destaque no início dos anos 1970. O grupo foi formado em Londres em 1972 pelo cantor e guitarrista Steve Harley, o violinista Jean-Paul Crocker, o baterista Stuart Elliott, o baixista Paul Jeffreys e o guitarrista Nick Jones. Sua música abrangia uma variedade de estilos, mas era influenciada principalmente por Roxy Music e The Kinks. Como era comum na era glam, a banda se destacava por usar maquiagens (até mesmo sombras com glitter) e penteados extravagantes durante as apresentações.
Ao longo dos anos, a banda teve cinco álbuns nas paradas de sucesso britânicas, que geraram 12 singles entre os mais tocados. Seus maiores hits foram as músicas “Judy Teen”, que atingiu o 5º lugar em 1974, e “Make Me Smile (Come Up And See Me)”, líder das paradas em 1975.
Apesar do sucesso, a banda enfrentou tensões internas. Os demais membros sentiam que eram tratados como músicos de apoio, em vez de iguais, o que levou à dissolução da formação original em meados da década. Depois disso, Steve Harley passou a se apresentar e gravar como Steve Harley & Cockney Rebel, deixando claro quem era o astro principal.
A luta contra o câncer
Durante a celebração dos 50 anos do Cockney Rebels em 2023, o músico fez uma turnê acústica, batizando a nova formação de Steve Harley Acoustic Band. Em outubro, entretanto, o grupo informou ao público que diversos shows seriam cancelados enquanto Steve se recuperava de um procedimento médico.
Já em dezembro, o cantor afirmou ter sido doloroso encerrar sua turnê enquanto nos bastidores lutava contra um câncer. “Meu oncologista está satisfeito com os efeitos do tratamento até agora. Mas a luta continua. E felizmente o maldito intruso não está afetando a voz. Eu canto e toco quase todas as noites”, disse na época.
Nascido em Londres, Steve passou seus últimos anos de vida na região de Suffolk, também na Inglaterra, com sua esposa Dorothy. O artista deixa dois filhos e quatro netos.