Ron Harper, das séries “Planeta dos Macacos” e “O Elo Perdido”, morre aos 91 anos

Ator protagonizou várias séries de curta duração, mas ficou mais conhecido nos anos 1970 pelas duas fantasias televisivas

Divulgação/20th Century Fox Television

Ron Harper, conhecido por seu papel em “Planeta dos Macacos” e em outras séries televisivas de curta duração, bem como pela atuação na última temporada do adorado programa infantil “O Elo Perdido”, faleceu aos 91 anos. Ele morreu de causas naturais em sua residência, em Los Angeles, na quinta-feira passada (21/3).

Início de carreira e papéis marcantes

Harper iniciou sua carreira como substituto de Paul Newman na Broadway, antes de conquistar o papel do Detetive Bert Kling no seriado policial da NBC “87th Precinct” (1961-62), inspirado nos romances de Ed McBain. Posteriormente, interpretou Jeff Conway na sitcom “Wendy and Me” (1964-65), ao lado de Connie Stevens e George Burns.

Outros papéis notáveis incluem participações em “The Jean Arthur Show” (1966), onde ele e Jean Arthur viviam advogados, e como o Tenente Craig Garrison em “Garrison’s Gorillas” (1967-68), ambientada durante a 2ª Guerra Mundial. Apesar dos esforços, todas essas séries foram canceladas após apenas uma temporada.

O sucesso na sci-fi

Em 1974, Harper estrelou seu papel mais conhecido, como o astronauta Alan Virdon em “Planeta dos Macacos”, série baseada na famosa franquia cinematográfica. Apesar das altas expectativas, a série enfrentou dificuldades em seu horário de exibição nas noites de sexta-feira e foi cancelada após 14 episódios. “Nossas histórias em ‘Planeta dos Macacos’ degeneraram para ‘O Fugitivo com pelo’. Acredito que isso contribuiu para o fim prematuro do que deveria ter sido uma série mais longa”, declarou Harper, citando as tramas em que ele e James Naughton passavam fugindo dos macacos inteligentes do futuro.

Logo depois, em 1976, Harper juntou-se ao elenco de “O Elo Perdido” da NBC para sua 3ª e última temporada, substituindo Spencer Milligan no papel do Tio Jack. Apesar de participar de apenas 13 episódios, sua atuação marcou presença e continuou sendo transmitida em reprises. Harper compartilhou que “as histórias eram muito boas” e que sua filha preferia “O Elo Perdido” a todas as suas outras séries em que ele atuou.

Ron Harper também participou de diversas novelas americanas, apareceu em várias séries e marcou presença em filmes como “The Wild Season” (1971), “Meu Melhor Inimigo” (1998) e “Pearl Harbor” (2001).