Thammy Miranda, vereador de São Paulo pelo PL, abandonou os bastidores do “Programa do Ratinho” na segunda-feira (26), antes de sua participação ao vivo, devido a uma piada transfóbica feita pelo apresentador Carlos Massa, conhecido como Ratinho. Apesar do caso ter acontecido no começo da semana, só veio à tona nesta quinta (29/2) com a viralização de um vídeo do filho de Gretchen comentando o caso.
No vídeo, Thammy falou sobre o ocorrido. “Eu me senti um pouco desrespeitado com o começo do programa. Achei desnecessário, um tipo de brincadeira que não cabe mais. […] Eu só peço respeito, mais nada. Eu respeito todo mundo”, afirmou.
O que aconteceu
Ao anunciar Miranda como uma das atrações da noite, Ratinho fez comentários considerados desrespeitosos em relação à identidade de gênero do vereador: “Eu não sei se ele ou ela. É ele, né? É ele! É o Thammy! Agora ela tem barba, né?”.
Diante dessa introdução, Thammy, que é um homem trans e iniciou sua transição de gênero em 2014, optou por se retirar do estúdio sem realizar a entrevista.
A ausência de Thammy no programa, apesar do anúncio de Ratinho, gerou desconforto nos bastidores e entre os telespectadores, mas não foi esclarecida pelo apresentador durante a transmissão.
Antecedentes de desrespeito
Não é a primeira vez que Thammy Miranda enfrenta comentários transfóbicos por parte de Ratinho. Em 2018, o apresentador já havia manifestado opiniões controversas sobre a identidade de gênero do filho de Gretchen e do cantor Pabllo Vittar.
“Eu não consigo entender. No ano passado, aquele rapaz… Pabllo Vittar, tem saco, eu vi. Tava na internet, eu vi. Ganhou como ‘Melhor Cantora’, mas não é cantora. É cantor. Quem tem saco é cantor. Agora o homem mais sexy é a Thammy? Ela não tem saco”, declarou Ratinho na época.
O “Programa do Ratinho” segue sendo transmitido pelo SBT, alcançando uma audiência média de 4 a 5 pontos na Grande São Paulo.
Thammy Miranda não gosta de brincadeira feita no "Programa do Ratinho" e vai embora do SBT antes de entrar no ar
— Felipe Emerson (@_Felipe_Lima) February 29, 2024