Festival de Berlim inicia com forte seleção internacional

Evento cinematográfico começa nesta quinta destacando diretores aclamados e a estreia mundial do filme brasileiro "Cidade; Campo", de Juliana Rojas.

Instagram/Berlinale

O Festival de Cinema de Berlim começa nesta quinta (15/2) com uma seleção promissora, composta por títulos de diretores renomados, como Claire Burger, Olivier Assayas, Hong Sangsoo, Bruno Dumont, Abderrahmane Sissako e Mati Diop na mostra competitiva. A programação também inclui o novo longa da brasileira Juliana Rojas na seção Berlinale Encounters, dedicada a filme mais ousados e inovadores.

Filme de abertura

A produção irlandesa “Small Things Like These”, de Tim Mielants, abre a competição e inaugura o tapete vermelho do evento, destacando o ator Cillian Murphy, que vive fase de consagração na temporada por seu desempenho em “Oppenheimer”.

O filme se passa em 1985 e conta a história de um vendedor de carvão, interpretado por Murphy, que descobre sobre as lavanderias de Madalena para “jovens caídas” da cidade. As lavanderias, que também foram retratadas no premiado filme “Em Nome de Deus” (2002), eram administradas por freiras católicas e recebiam mulheres solteiras grávidas e filhas rejeitadas pela sociedade. Elas foram acusadas de aprisionar 10 mil mulheres e meninas – algumas com apenas 9 anos – que eram tratadas como escravas, impondo um regime de medo e devoção que resultou na morte de uma a cada dez internas, entre 1922 e 1996.

Destaques da programação

A competição ao Urso de Ouro também inclui “La Cocina”, filme do mexicano Alonso Ruizpalacios, estrelado por Rooney Mara, que acompanha a correria da hora do almoço em uma cozinha de Nova York; “Another End”, ficção científica do italiano Piero Messina com Gael García Bernal, focada em relacionamentos de pessoas que encontram conforto em substitutos para os mortos; “Langue Etrangere”, terceira obra da francesa Claire Burger, vencedora da Câmera de Ouro em Cannes; “Suspended Time” do francês Olivier Assayas, uma comédia sobre dois casais durante o confinamento; “A Traveler’s Needs”, descrito como uma comédia leve do sul-coreano Hong Sangsoo, em nova parceria com a atriz Isabelle Huppert após “A Visitante Francesa” (2012); “The Empire”, uma comédia pós-apocalíptica do francês Bruno Dumont; “Sons”, um thriller psicológico do sueco Gustav Moller; “Pepe”, a história de um hipopótamo de Pablo Escobar, narrada pelo próprio animal e dirigida pelo dominicano Nelson Carlos de los Santos Arias; “Dahomey”, um documentário de Mati Diop que explora a questão da colonização através da história de obras de arte restituídas ao Benin em novembro de 2021, após terem sido roubadas por colonizadores franceses em 1892; e o primeiro filme do Nepal na competição, “Shambhala”, de Min Bahadur Bham. Para completar, os títulos alemães incluem “Dying” de Matthias Glasner e “From Hilde With Love” de Andreas Dresen.

Seis dos filmes da mostra principal são dirigidos ou co-dirigidos por mulheres, mantendo o mesmo número do ano passado, e dois são longas de estreia. Apenas um filme selecionado já foi exibido previamente: “A Different Man”, do diretor americano Aaron Schimberg, que chega a Berlim após première bem-sucedida no Festival de Sundance.

Participação brasileira

Além dos filmes na disputa principal, a Berlinale Encounters apresenta uma seleção de cineastas de vanguarda, com destaque para “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas. O filme, estrelado por Fernanda Vianna, Mirella Façanha e Bruna Linzmeyer, vai competir numa seção repleta de cineasta femininas, como a alemã Nele Wohlatz, a portuguesa Margarida Gil, a francesa Christine Angot, a austríaca Ruth Beckermann e a alemã Eva Trobisch.

Rodado na cidade de São Paulo e na zona rural do Mato Grosso do Sul, “Cidade; Campo” trata da migração entre o meio urbano e o rural, e tem uma equipe técnica formada majoritariamente por mulheres. A cineasta Juliana Rojas é veterana de festivais internacionais e já foi premiada em Cannes por dois curtas, “Um Ramo” (2007), em parceria com Marco Dutra, e “O Duplo” (2012) – além de ter vencido o Festival de Locarno por “As Boas Maneiras” (2017), mais uma parceria com Dutra, entre inúmeros outros prêmios.

Sessões especiais

A programação também agendou várias premières fora de competição. Adam Sandler, Carey Mulligan e Paul Dano são esperados no tapete vermelho para a estreia mundial de “Spaceman” da Netflix. Kristen Stewart retorna com o thriller “Love Lies Bleeding”, que deu muito o que falar em Sundance. Hunter Schafer estará presente para a estreia mundial do filme de terror “Cuckoo” do diretor germano-americano Tilman Singer. Amanda Seyfried vem para “Seven Veils” de Atom Egoyan. E Julia von Heinz lançará “Treasure” com Lena Dunham e Stephen Fry. Sem esquecer que o festival também exibirá a série “Supersex” da Netflix.

Para completar, a programação inclui uma homenagem ao diretor Martin Scorsese, que receberá um Leão de Ouro especial pelas realizações de sua carreira.

O festival acontece na capital da Alemanha até o dia 24 de fevereiro, quando o júri presidido pela atriz Lupita Nyong’o (“Pantera Negra”) entrega os Leões de Prata e Ouro para os melhores filmes e talentos do evento.

Programação oficial

Competição Internacional
“Small Things Like These”, de Tim Mielants
“Another End”, de Piero Messina
“Architecton”, de Victor Kossakovsky
“Black Tea”, de Abderrahmane Sissako
“La Cocina”, de Alonso Ruizpalacios
“Dahomey”, de Mati Diop
“A Different Man”, de Aaron Schimberg
“L’Empire”, de Bruno Dumont
“Gloria!”, de Margherita Vicario
“Hors du Temps”, de Olivier Assayas
“In Liebe, Eure Hilde”, de Andreas Dresen
“Keyke Mahboobe Man”, de Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam
“Langue Etrangere”, de Claire Burger
“Me el Ain”, de Meryam Joobeur
“Pepe”, de Nelson Carlos De Los Santos Arias
“Shambhala”, de Min Bahadur Bham
“Sterben”, de Matthias Glasner
“Des Teufels Bad”, de Severin Fiala e Veronika Franz
“Vogter”, de Gustav Moller
“Yeohaengjaui Pilyo”, de Hong Sang-soo

Berlinale Encounters
“Arcadia”, de Yorgos Zois
“Cidade; Campo”, de Juliana Rojas
“Demba”, de Mamadou Dia
“Direct Action”, de Guillaume Cailleau e Ben Russell
“Dormir de Olhos Abertos”, de Nele Wohlatz
“The Fable”, de Raam Reddy
“Une Famille”, de Christine Angot
“Favoriten”, de Ruth Beckermann
“Ivo”, de Eva Trobisch
“Khamyazeye Bozorg”, de Aliyar Rasti
“Kong Fang Jian li de nv Ren”, de Qiu Yang
“Mãos no Fogo”, de Margarida Gil
“Matt and Mara”, de Kazik Radwanski
“Through the Graves the Wind Is Blowing”, de Travis Wilkerson
“Tu me Abrasas”, de Matias Pineiro