Fátima Bernardes fica sem contrato na Globo após 37 anos

Com o fim da relação profissional, jornalista fará cobertura dos bastidores dos Jogos Olímpicos de Paris para a Play 9, no YouTube

Divulgação/Globo

Fátima Bernades ficou sem um contrato fixo na TV Globo. O acordo com a emissora venceu e, após 37 anos, a jornalista deixou de ser contratada exclusiva. Ela passará a trabalhar por obra certa na emissora, quando surgir alguma oportunidade.

A Comunicação da Globo confirmou que o contrato de Fátima venceu no fim do ano passado e não foi renovado. Vale lembrar que a emissora segue uma política de corte de gastos severa, forçando a troca do modelo contratual daqueles que não têm nenhum trabalho previsto.

Novos desafios

Fora da Globo, Fátima Bernardes vai reforçar a “nova” concorrência, a agência Play 9. A apresentadora fará parte do projeto “Paris é Brasa”, sobre os bastidores dos Jogos Olímpicos de Paris, desenvolvendo conteúdo patrocinado.

Fátima não estará responsável pela cobertura das competições, já que a agência não possui os direitos de transmissão. Desta forma, a comunicadora fará vídeos sobre curiosidades das disputas em parceria com o COB (Comitê Olímpico do Brasil) para o YouTube, envolvendo outros patrocinadores.

“Vou estar novamente em uma cidade olímpica, ouvindo aquelas histórias incríveis, de conquistas, de vitória, de superação, de persistência, e isso me anima muito”, declarou a nova youtuber, que está bastante “entusiasmada” com seu primeiro projeto 100% digital.

Carreira de Fátima Bernardes

Fátima Gomes Bernardes entrou na Globo com o sonho de ser bailarina, e até chegou a fazer parte do corpo de baile da emissora com videoclipes produzidos para o “Fantástico”. Mas seu sucesso veio quando investiu no Jornalismo.

Em 1983, Fátima tornou-se colaboradora do jornal O Globo no último ano da faculdade e, três ano depois, foi selecionada para um curso de telejornalismo, onde passou a ser estagiária do “Fantástico”. A partir de 1989, a jornalista apresentou quase todos os telejornais da emissora, começando pelo “Jornal da Globo”, ao lado de Eliakim Araújo. Ela também apresentou o “Fantástico”, onde ficou de 1992 a 1996, ano em que assumiu o comando do “Jornal Hoje”. Em março de 1998, ela substituiu Lilian Witte Fibe no “Jornal Nacional”, formando parceria duradoura com o então marido William Bonner.

Em dezembro de 2011, Fátima Bernardes pegou os espectadores de surpresa ao anunciar sua saída do principal telejornal brasileiro para assumir um programa próprio de entretenimento, o “Encontro com Fátima Bernardes”. Mas sua carreira desandou entre 2022 e 2023, quando resolveu apresentar o “The Voice Brasil”, que teve problemas de audiência e acabou cancelado.