Bilheteria | “Argylle” mantém liderança em fim de semana de baixa arrecadação nos EUA

Comédia de espionagem mantém 1º lugar apesar de queda acentuada nas vendas, enquanto "Lisa Frankenstein" estreia em 2º lugar com desempenho desestimulante

Divulgação/Universal Pictures

O fim de semana do Super Bowl, considerado o maior evento televisivo do ano nos Estados Unidos, geralmente representa um período lento para o cinema, e o confronto deste domingo (11/2) entre o Kansas City Chiefs e o San Francisco 49ers não foi exceção. As vendas de ingressos praticamente estagnaram, somando cerca de US$ 42 milhões, o menor total já registrado para o fim de semana que coincide com o grande jogo, segundo a Comscore. Em comparação, as receitas em 2023 conseguiram atingir US$ 51 milhões, enquanto os anos pré-pandemia de 2020 e 2019 geraram US$ 84 milhões e US$ 75 milhões, respectivamente.

Com as bilheterias pouco movimentadas, a comédia de ação “Argylle – O Superespião” se manteve em 1º lugar pelo segundo fim de semana nos Estados Unidos, superando o lançamento de “Lisa Frankenstein”. Ambos atraíram apenas a falta de interesse do público.

Desempenho fraco

“Argylle” arrecadou US$ 6,5 milhões em 3.605 locais na América do Norte, o que representa uma queda acentuada de 62% em relação à sua estreia, que já tinha sido decepcionante. Após duas semanas de exibição, o grande investimento da Apple acumulou US$ 28,8 milhões nas bilheterias norte-americanas e um desanimador total global de US$ 60 milhões. Com um custo de US$ 200 milhões de produção (sem as despesas de P&A), o filme marca a primeira grande decepção do ano.

A comédia de terror “Lisa Frankenstein” estreou em 2º lugar com apenas US$ 3,8 milhões em 3.144 locais — um começo terrível para qualquer filme em ampla distribuição. Contudo, a Focus Features gastou apenas US$ 13 milhões nas filmagens, o que impede o terrir de se tornar uma assombração. O filme não tem previsão de lançamento em muitos mercados internacionais, inclusive no Brasil, o que pode indicar maior economia de P&A (cópias e publicidade) e uma aposta no VOD (locação digital) para recuperar o investimento.

Homenagem aos filmes de Tim Burton dos anos 1980, “Lisa Frankenstein” foi escrito por Diablo Cody (vencedora do Oscar por “Juno”) e marca a estreia na direção de longas de Zelda Williams, filha do falecido ator Robin Williams (“Jumanji”). A atriz Kathryn Newton, que viveu a filha do Homem-Formiga no mais recente filme do herói (“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”) interpreta Lisa com um visual que combina os looks de Madonna e Winona Ryder nos anos 1980. Ela é uma adolescente gótica de 1989 que tem crush num jovem morto no século anterior. Cole Sprouse, o Jughead de “Riverdale”, dá vida ao cadáver bonito, que volta à vida de forma inesperada.

O resto do Top 5

Diante da completa falta de concorrência nas bilheterias, o thriller de ação “Beekeeper – Rede de Vingança”, estrelado por Jason Statham, permaneceu no Top 3 pelo quinto fim de semana consecutivo, enquanto “Wonka”, com Timothee Chalamet, permaneceu no Top 4 pelo nono fim de semana seguido.

“Beekeeper” ficou em 3º lugar com US$ 3,46 milhões, elevando seu total na América do Norte para US$ 54,7 milhões, além de atingir um respeitável montante global de US$ 133,8 milhões. Em 4º, “Wonka” adicionou US$ 3,1 milhões, atingindo US$ 205 milhões nos EUA e Canadá. O filme da Warner Bros., que custou US$ 125 milhões, já arrecadou US$ 587 milhões mundialmente e tornou-se um sucesso financeiro graças à sua impressionante permanência, semana após semana, entre os mais vistos de 2024.

A comédia animada “Patos!”, da Universal e Illumination, completou o Top 5 com US$ 3,02 milhões. Após oito semanas de exibição, o desenho arrecadou US$ 110 milhões na América do Norte e US$ 235 milhões globalmente. Custou US$ 70 milhões e também está dando lucro.

Trailers

Confira abaixo os trailers dos 5 filmes mais vistos nos EUA e Canadá no fim de semana.

 

1 | ARGYLLE – O SUPERESPIÃO

 

2 | LISA FRANKENSTEIN

 

3 | BEEKEEPER – REDE DE VINGANÇA

 

4 | WONKA

 

5 | PATOS!