O Emmy 2024 confirmou as votações da crítica que o precederam, elegendo “Succession” como Melhor Série de Drama, “O Urso” como Melhor Comédia e “Treta” como Melhor Série Limitada (minissérie). Num resultado anticlimático, as estatuetas da Academia de Televisão foram entregues quase integralmente aos mesmos vencedores do Globo e Ouro e Critics Choice, que aconteceram dias antes – no caso do prêmio dos críticos americanos, horas antes.
Só que a votação do Emmy aconteceu muito antes – as indicações foram anunciadas em julho do ano passado. A cerimônia estava originalmente marcada para setembro, mas sofreu adiamento por causa das graves dos roteiristas e atores dos Estados Unidos. Com isso, deixou de abrir a temporada de prêmios televisivos para se tornar praticamente um reflexo da opinião dominante nos eventos do setor.
Uma das poucas diferenças entre o Emmy e as outras premiações foi a consagração de Quinta Brunson. Ela se tornou a segunda atriz negra a vencer na categoria de Melhor Atriz de Comédia – por “Abbot Elementary”. A primeira vencedora, Isabel Sanford, conquistou seu prêmio há mais de 40 anos – por “Os Jeffersons”, em 1981.
Aceitando o Emmy das mãos da lendária comediante Carol Burnett, Brunson não conseguiu conter as lágrimas e confessou não ter preparado discurso por acreditar que não venceria. Além de protagonizar “Abbot Elementary”, ela é criadora da série.
Se Brunson não tivesse vencido, a favorita era outra atriz negra, Ayo Edebiri, que venceu o Globo de Ouro e Critics Choice por seu desempenho em “O Urso”. A diferença no Emmy é que Edebiri foi inscrita em outra categoria, Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia, que acabou vencendo. As premiações da crítica não contemplam essa divisão de coadjuvantes em diferentes gêneros televisivos.
Embora esperado, o criador de “Treta”, Lee Sung-jun, fez História ao levar para casa três Emmys, de Melhor Série Limitada, Direção e Roteiro, tornando-se o primeiro asiático a vencer três troféus no mesmo ano e o primeiro premiado nas categorias de Direção e Roteiro. Seus dois protagonistas da série – Steven Yeun e Ali Wong – também levaram para casa os Emmys de Melhor Ator e Atriz de Série Limitada, e também viraram os primeiros vencedores asiáticos em cada categoria.
Embora previsíveis, as conquistas renderam discursos animados, como o de Kieran Culkin, Melhor Ator em Série de Drama por “Succession”, que aproveitou o palco para informar sua esposa que queria mais filhos.
Tanto o drama “Succession”, da HBO, quanto a “comédia” “O Urso”, da Hulu/Star+, venceram seis prêmios nos chamados Primetime Emmy (a premiação principal), seguidos pela minissérie “Treta”, da Netflix, que faturou cinco estatuetas.
Com isso, “Better Call Saul”, “Maravilhosa Sra. Meisel” e “Ted Lasso”, ex-queridinhos da Academia, saíram sem nenhum reconhecimento em suas temporadas finais. “Maravilhosa Sra. Meisel” ainda pode ser conformar por ter vencido três categorias técnicas, no chamado Creative Arts Emmy. Outros favoritos, como “The Last of Us” e “Wandinha”, também precisaram se contentar com a premiação técnica, antecipada na semana anterior, com as conquistas de oito e quatro troféus, respectivamente.
Além da premiação, o evento ainda destacou diversos encontros icônicos, com destaque para o elenco original de “Grey’s Anatomy” – Ellen Pompeo (Meredith Grey), Justin Chambers (Alex Karev), James Pickens Jr. (Richard Webber), Chandra Wilson (Miranda Bailey) e Katherine Heigl (Izzie) – que comemorou o marco de a produção ter se tornado a série médica há mais tempo no ar nos EUA. Outras séries que tiveram reunião de atores foram a clássica “Cheers”, “Community”, “It’s Always Sunny in Philadelphia”, “Martin” e “Família Soprano”.
Para completar, a emoção marcou o segmento dedicado aos artistas falecidos, que foi finalizado com a lembrança de Matthew Perry, o Chandler de “Friends”, acompanhado pela música tema da série.
Confira abaixo a lista dos premiados do Primetime Emmy 2024.
MELHOR SÉRIE DE DRAMA
“Succession”
MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA
“O Urso”
MELHOR SÉRIE LIMITADA OU ANTOLÓGICA
“Treta”
MELHOR ATOR EM SÉRIE DE DRAMA
Kieran Culkin, por “Succession”
MELHOR ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA
Jeremy Allen White, por “O Urso”
MELHOR ATOR EM SÉRIE LIMITADA, ANTOLÓGICA OU TELEFILME
Steven Yeun, por “Treta”
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE DRAMA
Sarah Snook, por “Succession”
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA
Quinta Brunson, por “Abbott Elementary”
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE LIMITADA, ANTOLÓGICA OU TELEFILME
Ali Wong, por “Treta”
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA
Matthew Macfayden, por “Succession”
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA
Ebon Moss-Bachrach, por “O Urso”
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE LIMITADA, ANTOLÓGICA OU TELEFILME
Paul Walter Hauser, por “Black Bird”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA
Jennifer Coolidge, por “The White Lotus”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA
Ayo Edebiri, por “O Urso”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE LIMITADA, ANTOLÓGICA OU TELEFILME
Niecy Nash-Betts, por “Dahmer: Um Canibal Americano”
MELHOR DIREÇÃO EM SÉRIE DE DRAMA
Mark Mylod, por “Succession”
MELHOR DIREÇÃO EM SÉRIE DE COMÉDIA
Christopher Storer, por “O Urso”
MELHOR DIREÇÃO EM SÉRIE LIMITADA, ANTOLÓGICA OU TELEFILME
Lee Sung Jin, por “Treta’
MELHOR ROTEIRO EM SÉRIE DE DRAMA
Jesse Armstrong, por “Succession”
MELHOR ROTEIRO EM SÉRIE DE COMÉDIA
Christopher Storer, por “O Urso”
MELHOR ROTEIRO EM SÉRIE LIMITADA, ANTOLÓGICA OU TELEFILME
Lee Sung Jin, por “Treta”
MELHOR ROTEIRO EM TALK SHOW
Equipe de “Last Week Tonight With John Oliver”
MELHOR PROGRAMA DE COMPETIÇÃO
“RuPaul’s Drag Race”
MELHOR TALK SHOW
“The Daily Show with Trevor Noah”
MELHOR PROGRAMA DE VARIEDADES
“Last Week Tonight With John Oliver”
MELHOR ESPECIAL DE VARIEDADES
“Elton John Live: Farewell From Dodger Stadium”