Estreias | Novos “Zorro” e “Jogos Vorazes” chegam ao streaming

O fim de semana promete ser uma aventura em streaming, com os lançamentos da nova série do “Zorro” e a chegada do prólogo de “Jogos Vorazes” ao circuito de VOD (locação digital). […]

O fim de semana promete ser uma aventura em streaming, com os lançamentos da nova série do “Zorro” e a chegada do prólogo de “Jogos Vorazes” ao circuito de VOD (locação digital). O Top 10 especialmente selecionado com as novidades da programação ainda traz opções para fãs de biografias, moda, mistérios, suspense, sci-fi, anime e comédia animada adulta. Confira as sugestões de estreias para degustar em casa – ou levar pra viagem.

 

SÉRIES

 

ZORRO | PRIME VIDEO

 

A nova série sobre um dos mais famosos heróis da ficção traz Miguel Bernardeau (“Elite”) com a máscara do herói de capa e espada, em cenas de esgrima e muita ação, com direito a algumas referências à Batman (que Zorro inspirou nos quadrinhos). Na trama, Bernardeau interpreta Diego de la Vega, um herdeiro rico de terras que à noite se disfarça para virar o herói mascarado do povo, enfrentando a tirania de um governo corrupto. Na atração, ele contracena com a mexicana Renata Notni, conhecida por outra série da Netflix, “A Vingança das Juanas”, que tem o papel de Lolita Marquez, o amor de sua juventude.

Desenvolvida pelo roteirista espanhol Carlos Portela (de “As Telefonistas”), a produção é uma versão moderna do herói, mas passada no período de sempre, o início dos anos 1800, em Monterey, na Califórnia mexicana. A “modernização” inclui um contexto místico – Zorro agora é um escolhido pelos espíritos ancestrais – que, de forma colateral, coloca a produção no nicho das histórias de “branco salvador”, clichê inexistente no pulp original (era só o “rico salvador”). Além disso, há cenas típicas de telenovela, com direito a beijo roubado seguido de tapão e coadjuvante escalado para servir de alívio cômico. O ritmo veloz, porém, supera muitas séries recentes de aventuras de época.

As gravações aconteceram nas Ilhas Canárias, na Espanha, sob direção de Javier Quintas, que trabalhou em “Sky Rojo” e “La Casa de Papel”, e o elenco ainda inclui Rodolfo Sancho (“Os Herdeiros da Terra”), Luis Tosar (“Até o Céu”), Fele Martínez (“Machos Alfa”) e Elia Galera (“El Cid”).

 

CRISTOBAL BALENCIAGA | STAR+

 

A minissérie biográfica sobre a vida do renomado estilista espanhol é um deleite para fãs da história da moda, com desfiles de criações clássicas da alta costura, citações de grandes nomes do universo fashion e a rivalidade entre Balenciaga e Christian Dior.

Criada, escrita, dirigida e produzida pelo trio Aitor Arregi, Jon Garaño e Jose Mari Goenaga (todos de “A Trincheira Infinita”), a série acompanha Balenciaga, vivido por Alberto San Juan (“Enquanto Você Dorme”), desde o lançamento de sua primeira coleção de alta costura em Paris em 1937. No entanto, os designs que marcaram tendências na Espanha não se adequam ao sofisticado império da moda de Paris, onde Chanel, Dior e Givenchy ditam as referências da alta costura. Guiado por sua obsessão pelo controle em todos os aspectos de sua vida, Balenciaga não se conforma aos modismos para criar seu estilo próprio, tornando-se um dos estilistas mais importantes de todos os tempos.

O elenco também destaca Gemma Whelan (“Game of Thrones”), Belén Cuesta (“La Casa de Papel”), Adam Quintero (“Academia de Vampiros”), além de Anouk Grinberg (“A Musa de Bonnard) como Coco Chanel e Patrice Thibaud, repetindo seu papel do filme “Yves Saint Laurent” (2014), como Christian Dior.

 

A MORTE ENTRE OUTROS MISTÉRIOS | STAR+

 

A minissérie de mistério gira em torno de um assassinato em alto mar. Essa espécie de “Morte no Nilo” contemporâneo tem até seu próprio detetive Poirot, chamado de Rufus Cotesworth e interpretado por Mandy Patinkin (de “Homeland”)

Quando um passageiro insuportável é assassinado, a principal suspeita recai sobre Imogene Scott (Violett Beane, da série “The Flash”), flagrada por câmeras ao entrar no quarto da vítima durante a noite para executar uma vingança. Entretanto, o detetive resolve descartá-la como suspeita e transformá-la em auxiliar da investigação. Para provar sua inocência, ela aceita formar uma aliança disfuncional com Cotesworth, descrito como o maior detetive do mundo, e juntos descobrem que enfrentam resistências poderosas e interesses bilionários.

A série é uma criação de Mike Weiss (produtor-roteirista de “Chicago PD”) e Heidi Cole McAdams (produtora-roteirista de “The 100”), que também são responsáveis pela produção executiva e roteiro. Já a direção é de ninguém menos que Marc Webb, conhecido por dirigir os dois filmes de “O Espetacularr Homem-Aranha”.

 

A HERDEIRA | NETFLIX

 

A primeira série sul-coreana da Netflix em 2024 é um thriller violento que se inicia com uma cena enigmática, onde um homem idoso, sob o efeito do makgeolli (vinho de arroz coreano), depara-se com algo aterrorizante em um campo invernal e morre. Esse mistério é o ponto de partida para uma história repleta de suspense e reviravoltas. Criada pelo cineasta Yeon Sang-ho, conhecido por “Invasão Zumbi”, “Profecia do Inferno” e “Jung_E”, a atração é dirigida por Min Hong-nam, que foi assistente de direção do filme dos zumbis.

A trama se desenrola no campo e acompanha uma professora vivida por Kim Hyun-joo (“Profecia do Inferno”), que descobre ser herdeira do velho morto e conhece no funeral seu meio-irmão perturbador, interpretado por Ryu Kyung-soo (“Jung_E”). Sua herança é um cemitério familiar, cobiçado pelo irmão desagradável, que a emaranhada em uma investigação policial de assassinatos em série.

Embora tenha uma pegada de “True Detective”, a produção percorre temas recorrentes do cinema coreano, evocando “Memórias de um Assassino” (2003) e “O Lamento” (2016) por meio de seu cenário rural opressivo, rituais xamânicos e desconfiança de estrangeiros. Yeon Sang-ho imprime sua marca na série com personagens desesperados e uma sociedade implacável, remetendo também a outras obras suas como a animação “The Fake”.

 

PONTO FINAL | NETFLIX

 

A nova comédia de Rodrigo Sant’Anna (“A Sogra que Te Pariu”) segue um casal divorciado, Sandra (Roberta Rodrigues) e Ivan (Sant’Anna), que, apesar da separação, continuam vivendo juntos e trabalhando como motoristas em um terminal de ônibus no Rio de Janeiro. Sandra dirige um ônibus, enquanto Ivan opera uma van clandestina. Eles enfrentam desafios diários enquanto trabalham com o transporte público, em meio a situações cômicas e interações peculiares com os passageiros.

A série é caracterizada pelo humor típico de Sant’Anna, calcado na comédia pastelão e no estilo das produções do Multishow, onde o humorista fez carreira. Por sinal, o projeto é o primeiro após Sant’Anna fechar um contrato com a Netflix e mantém o artista na plataforma após o cancelamento discreto de “A Sogra que Te Pariu”, que não terá uma 3ª temporada apesar do sucesso inicial.

Com sete episódios, a produção de Os Suburbanos conta com a direção de Luciano Sabino e um elenco com nomes como Faiska Alves, Polly Marinho, Nany People, Tuca Andrada, entre outros.

 

HAZBIN HOTEL | PRIME VIDEO

 

A animação musical para adultos narra a história de Charlie, a filha otimista de Satanás, que tem uma visão peculiar para o inferno. Inconformada com os métodos tradicionais de gestão do inferno, Charlie propõe uma alternativa não violenta para lidar com a superpopulação infernal: criar um hotel de reabilitação para oferecer uma segunda chance aos demônios, permitindo-lhes buscar a redenção e um lugar no céu. Esta ideia inovadora, contudo, é recebida com ceticismo e escárnio tanto pelos habitantes do inferno quanto por aqueles que observam de fora.

Os episódios se aprofundam nas dinâmicas entre personagens intrigantes, como Vaggie, a namorada de Charlie, Angel Dust, um demônio estrela pornô, e Alastor, o Demônio do Rádio, que se apresenta para auxiliar no ambicioso projeto de Charlie. Suas verdadeiras intenções, porém, são nebulosas, adicionando surpresas e suspense ao enredo. Os personagens são desenvolvidos por meio de suas interações e conflitos, enquanto Charlie enfrenta desafios constantes para provar a viabilidade de seu projeto.

Criada por Vivienne Medrano, também conhecida como VivziePop, “Hazbin Hotel” foi inicialmente lançada como um piloto independente no YouTube em 2019 e rapidamente capturou a atenção do público, acumulando 90 milhões de visualizações. O sucesso do vídeo levou a um contrato com a produtora indie A24 e à produção de uma temporada completa. Apesar de mudanças no elenco de voz para a produção na Prime Video, a série mantém seu caráter único e humor característico, com as vozes de talentos como Erika Henningsen (“Girls5eva”), Stephanie Beatriz (“Brooklyn Nine-Nine”), Keith David (“Não! Não Olhe”) e cantores famosos dos musicais da Broadway.

 

FILMES

 

JOGOS VORAZES: A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES | VOD*

 

Espécie de “Malévola” da franquia “Jogos Vorazes”, o blockbuster é um prólogo centrado na trajetória inicial de Coriolanus Snow, que mais tarde se torna o presidente tirânico de Panem. Interpretado por Tom Blyth (da série “A Idade Dourada”), o jovem Snow é apresentado como um estudante de uma família outrora influente, mas agora empobrecida. Ele é encarregado de ser mentor de Lucy Gray Baird, uma tributo do Distrito 12 (o mesmo de Katniss), vivida por Rachel Zegler (“Amor, Sublime Amor”). Ambientada numa época em que os Jogos Vorazes ainda estão se estabelecendo como um instrumento de opressão do Capitólio, a trama explora as origens do evento e o início da ascensão de Snow ao poder.

Dirigido por Francis Lawrence e escrito por Michael Arndt, veteranos da franquia, o filme detalha o desenvolvimento moral de Snow, entre a sua ambição e seu senso de moralidade. A dinâmica entre Snow e Lucy Gray evolui durante os Jogos, com Snow reconhecendo o potencial dos Jogos como ferramenta política e espetáculo manipulador. A narrativa é enriquecida por personagens secundários marcantes, como a Dra. Volumnia Gaul, interpretada por Viola Davis (“A Mulher Rei”), uma personificação da crueldade e manipulação do regime de Panem, o reitor de universidade Dean Casca Highbottom, vivido por Peter Dinklage (“Game of Thrones”) e responsável por uma dinâmica complexa com Snow, além de Jason Schwartzman (“Fargo”), que acrescenta uma camada de humor negro como Lucretius “Lucky” Flickerman, o apresentador dos Jogos, um antepassado do personagem de Stanley Tucci nos filmes anteriores.

Com elementos visuais e atuações destacadas, “A Canção dos Pássaros e das Serpentes” dividiu a crítica dos EUA, mas se tornou um grande sucesso de bilheteria, apesar da duração excessiva (2h37) e de várias cenas de música, particularmente em torno do personagem de Lucy Gray Baird, para aproveitar o talento vocal de Rachel Zegler. O uso da música é um aspecto distintivo deste filme em comparação com os anteriores, que se concentravam mais na ação.

 

PEDÁGIO | VOD*

 

Com apenas dois longas, a brasileira Carolina Markowicz já é uma diretora reconhecida no circuito internacional. Seu primeiro longa-metragem, “Carvão”, foi selecionado para festivais renomados como Toronto e San Sebastián, estabelecendo sua reputação como uma cineasta inovadora e corajosa, e “Pedágio” repetiu a dose, inclusive com direito a prêmio, o Tribute Award, no Festival de Toronto como talento emergente. A obra emerge como um poderoso drama repleto de angústia e embate familiar, centrado em Suellen, uma cobradora de pedágio na estrada de Cubatão, que busca fazer dinheiro para financiar a participação de seu filho, Tiquinho, em uma controversa terapia de “cura gay”.

O elenco, liderado por Maeve Jinkings (“Os Outros”), traz uma performance notável, capturando a essência de uma mãe dilacerada pelo conflito entre o amor pelo filho e as pressões sociais. O novato Kauan Alvarenga (que trabalhou no curta “O Órfão”, da diretora), por outro lado, dá vida a Tiquinho com uma mistura de vulnerabilidade e força, representando a juventude LGBTQIAP+ que luta por aceitação e amor em uma sociedade hostil, dominada por dogmas religiosos.

“Pedágio” se destaca também por sua abordagem técnica, com cenários que refletem a solidão dos personagens e uma trilha sonora que aprimora a experiência emocional do filme. O elenco ainda inclui Thomás Aquino (também de “Os Outros”), Aline Marta Maia (“Carvão”) e Isac Graça (da série portuguesa “Três Mulheres”).

 

THE KITCHEN | NETFLIX

 

A estreia na direção do ator Daniel Kaluuya (vencedor do Oscar por “Judas e o Messias Negro”) é ambientada numa Londres distópica do futuro, onde a disparidade entre ricos e pobres atinge níveis extremos. Após toda as moradias sociais serem eliminadas, resta apenas “The Kitchen”, uma comunidade que se recusa a abandonar o que os moradores consideram seu lar. A história gira em torno de Izi, interpretado pelo músico e ator Kane Robinson (“Top Boy”), e um garoto de 12 anos chamado Benji, vivido pelo jovem ator Jedaiah Bannerman, que procura nesse lugar uma família após a perda da mãe.

Izi, que vive em “The Kitchen” por necessidade, encontra em Benji um propósito inesperado, formando com ele uma aliança improvável. O filme descreve a jornada desse par improvável para forjar um relacionamento em um sistema que conspira contra eles, com direito a cenas violentas de opressão policial.

O longa reflete as experiências pessoais de Kaluuya na infância, imaginadas como uma sci-fi para trazer à tona a realidade de bairros londrinos transformados pela chegada de novos residentes mais abastados. Ele escreveu e co-dirigiu a obra com o curta-metragista Kibwe Tavares, criando um mundo marcado por elementos cyberpunk, grafites e tecnologias futurísticas, sob o impacto da gentrificação e a luta pela preservação da identidade comunitária.

 

MABOROSHI | NETFLIX

 

O anime do estúdio MAPPA, conhecido por seu trabalho em “Attack on Titan” e “Jujutsu Kaisen”, se passa em um pequeno vilarejo japonês, onde uma explosão numa metalúrgica local desencadeia um fenômeno sobrenatural: o tempo para e o povoado é envolto em um inverno perpétuo. Neste cenário, os jovens, incluindo o protagonista de 14 anos, Masamune, permanecem inalterados, presos em uma realidade onde o envelhecimento e a mudança são impossíveis. A trama ganha um novo rumo quando Masamune e sua colega de classe, Matsumi, descobrem uma menina misteriosa dentro da fábrica, a única capaz de envelhecer, trazendo à luz uma conexão peculiar com os estranhos eventos que assolam o vilarejo.

Escrito e dirigido por Mari Okada, do aclamado “Maquia: Quando a Flor Prometida Floresce”, “Maboroshi” vai além de uma simples história de fantasia. O filme é um estudo sobre temas como tempo, o luto e a rotina, todos apresentados com uma profundidade emocional que reflete o estilo característico de Okada. Visualmente, é um espetáculo à parte, com uma animação requintada que destaca tanto os elementos fantásticos quanto as emoções humanas profundas dos personagens, com cenários hiper-realistas e uma iluminação encantadora.

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.