Elvis Presley fará primeira turnê mundial em 2024 graças à inteligência artificial

Elvis Presley vai voltar aos palcos em sua primeira turnê após a morte em 1977. Os shows começam por Londres em novembro, mas também acontecerão em Las Vegas, Berlim e Tóquio, graças […]

Divulgação/NBC

Elvis Presley vai voltar aos palcos em sua primeira turnê após a morte em 1977. Os shows começam por Londres em novembro, mas também acontecerão em Las Vegas, Berlim e Tóquio, graças aos avanços da tecnologia dos hologramas aliados à Inteligência Artificial.

Intitulada Elvis Evolution, será a primeira turnê mundial do Rei do Rock, que nunca se apresentou comercialmente fora da América do Norte durante sua vida. Os shows exibirão uma imagem hiper-realista do cantor interpretando seu repertório clássico, graças à consulta, processamento e virtualização de milhares de vídeos e fotos do artista.

A iniciativa tem apoio da Authentic Brands Group, empresa que detém os direitos de imagem do músico e gerencia seu patrimônio. Já a realização está a cargo da Layered Reality, que ingressa num mercado cada vez lucrativo.

Há 18 meses, um espetáculo similar do grupo Abba, “Abba Voyage”, lotou o Parque Olímpico de Stratford e se tornou um dos maiores sucessos recentes de público da capital inglesa. A diferença é que, na ocasião, os quatro membros vivos do ABBA participaram da produção de seu show, ao lado da produtora sueca Pophouse e da empresa de efeitos visuais Industrial Light & Magic, que conquistou diversos Oscars pelo visual da franquia “Star Wars” e outros filmes.

A banda Kiss também revelou recentemente que continuará a se apresentar com avatares digitais, após anunciar a aposentadoria dos palcos no ano passado, num novo acordo com Pophouse.

As performances do gênero têm aumentado depois que experiências pioneiras, incluindo hologramas de Tupac, Whitney Houston e Michael Jackson, provaram-se viáveis ​​no passado. Mas foi a turnê completa do Abba que chamou atenção para o apelo comercial da tecnologia. A turnê foi um sucesso de vendas, com mais de 1,5 milhões de ingressos vendidos e receitas de mais de US$ 150 milhões.