Manu Gavassi lançou um curta-metragem no Youtube e redes sociais, intitulado “Programa de Proteção à Carreira Artística”, que rapidamente viralizou e atraiu comentários de vários famosos. Escrito, dirigido e protagonizado em dose dupla pela artista, a produção faz uma sátira sobre agências de assessoria de carreira artística.
O vídeo traz Manu expressando seu desejo de retornar à música, momento em que é confrontada com opções para alavancar a carreira, incluindo “opções de polêmica”, como término de namoro e traição, refletindo a fórmula demandada pela indústria fonográfica. Caso não queira seguir as dicas, ela precisa assumir que está pronta para o fracasso. Em outra fase, a atendente (também interpretada por ela) lhe oferece conceitos temáticos para enquadrar seu próximo lançamento. E desta vez a alternativa para não querer se enquadrar é fazer publicidade no Instagram.
O vídeo culmina com uma cena poderosa: Manu decide, então, desistir da carreira, mas é forçada a voltar para a cadeira e forçada a se submeter. A atendente do programa enfatiza então como a sensibilidade e o tempo necessário para o processo criativo de alguns artistas são incompatíveis com as normas de sucesso atuais. Essa cena, em particular, parece ter ressoado fortemente com os artistas que assistiram ao vídeo.
Repercussão
Cantoras como Anitta, Ludmilla, Priscilla Alcântara e Mariana Xavier comentaram que se viram refletidas no vídeo. Anitta, por exemplo, comentou ironicamente sobre a frequência com que se viu em situações semelhantes descritas no curta: “Levanta a mão quem também foi pra essa salinha 10 vezes esse ano”, ela mencionou.
Priscilla, recentemente transicionada do gospel para o pop, se emocionou com o vídeo, descrevendo sua reação como “Chorrindo. Incrível”. Já a atriz Mariana Xavier refletiu sobre as pressões da indústria, afirmando: “Tenho pensado tanto sobre isso. Sobre como o modelo atual do ‘sucesso’, nos cobrando produtividade e presença maciças, nos empurra na direção contrária à essência que faz de nós artistas”.
Giulia (ex-B), que fez uma alteração no nome artístico, também elogiou: “Te venero. Isso tá demais. Já assisti 10 vezes, no mínimo.”
Mas a iniciativa também sofreu críticas. A jornalista Carol Prado, do grupo Globo, chamou a crítica de Gavasi de “rasa como um pires” e ainda detonou a postura de artistas do mainstream que criticam a indústria enquanto se beneficiam dela.
Novo projeto
O vídeo chama atenção para Manu no momento em que ela inicia um novo projeto, que incluirá três músicas e quatro curtas-metragens. “Programa de Proteção à Carreira Artística” é apenas o primeiro curta da nova fase.
Uma postagem do Instagram mostrou que os próximos curtas contarão com participações especiais das atrizes Leticia Colin e Pathy de Jesus. Além disso, mostrarão Manu em diversas situações na cidade de São Paulo, incluindo cenas em que ela aparece cantando em um bar e em uma reunião tensa.