Kristen Stewart será homenageada no Festival de Sundance 2024

Kristen Stewart será homenageada com o Prêmio Visionary na abertura do Festival de Cinema de Sundance de 2024, em reconhecimento ao seu trabalho como um artista intransigente e suas contribuições no campo […]

Instagram/TIFF

Kristen Stewart será homenageada com o Prêmio Visionary na abertura do Festival de Cinema de Sundance de 2024, em reconhecimento ao seu trabalho como um artista intransigente e suas contribuições no campo do cinema independente.

“O profundo trabalho de Stewart como atriz exemplificou a narrativa ousada e arriscada que Sundance defendeu por muitos anos”, disse a organização do festival em comunicado nesta quinta-feira (14/12).

Stewart foi indicada ao Oscar por sua atuação como Princesa Diana em “Spencer” (2021) e foi a primeira atriz americana a receber o Prêmio Cesar (o Oscar francês) por seu papel em “Acima das Nuvens” (2014).

“Estamos entusiasmados em homenagear a imensamente talentosa Kristen Stewart em nossa noite de gala de abertura”, afirmou Joana Vicente, CEO do Sundance Institute. “As performances cativantes de Kristen em um amplo e diversificado corpo de trabalho fazem dela uma talento verdadeiramente único. Com mais de dez filmes de Sundance em seu currículo, ela sempre se manteve comprometida com a arte do cinema independente. Estamos entusiasmados em recebê-la de volta ao festival e mal podemos esperar para ver o que ela tem reservado para o nosso 40º aniversário.”

A atriz também se manifestou, elogiando “a pureza de Sundance”. “A falta de pretensão e o seu compromisso em apoiar a independência numa indústria que nem sempre valoriza o radical ou o marginalizado é o que o torna o festival, de longe, o lugar mais acolhedor para ver, discutir e apresentar filmes”, disse em um comunicado. “Verdadeiramente honrada por ser reconhecida por esta querida instituição.”

 

Outras homenagens do festival

Além de Kristen Stewart, o festival também vai homenagear o diretor Christopher Nolan com o prêmio Sundance Institute Trailblazer, em reconhecimento das contribuições do cineasta para o campo do cinema independente.

Para completar, os Vanguard Awards de Ficção e Não Ficção, dedicados a artistas cujos trabalhos destacam a arte de contar histórias e a independência criativa, vão para Celine Song, cineasta de “Vidas Passadas”, e Maite Alberdi, diretora do documentário “A Memoria Infinita”. E a premiada produtora Pat Mitchell receberá o Vanguard de Filantropia em reconhecimento ao seu compromisso de apoio ao Sundance Institute e a causas de impacto social.

O próximo Festival de Sundance acontecerá de 18 a 28 de janeiro de 2024 em Park City e Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos.