Cate Blanchett lança iniciativa para ampliar presença feminina em Hollywood

A atriz Cate Blanchett, vencedora de dois Oscars, se uniu a figuras influentes da indústria cinematográfica para lançar o programa Proof Of Concept. A iniciativa, que conta com a parceria de Coco […]

Instagram/The Academy

A atriz Cate Blanchett, vencedora de dois Oscars, se uniu a figuras influentes da indústria cinematográfica para lançar o programa Proof Of Concept. A iniciativa, que conta com a parceria de Coco Francini, fundadora da Dirty Films, da Netflix e da Universidade da Califórnia, visa diminuir o domínio masculino na produção cinematográfica de Hollywood.

Proof Of Concept destaca-se por seu compromisso em apoiar diretoras mulheres, trans ou não binárias. Em entrevista à revista People, Cate Blanchett explicou porque assumiu a frente do projeto: “Homogeneidade em qualquer indústria resulta na morte do progresso e da inovação. Está acontecendo nas indústrias criativas. Quando você dá uma volta em um set onde a direção técnica é homogênea, você meio que sente o gosto do atraso. As coisas que são realmente disruptoras, que terão influência na próxima década, sempre começam porque alguém assumiu um risco”.

 

O que é o programa

A iniciativa busca revelar futuras cineastas a partir de uma seleção de currículos e um financiamento de US$ 50 mil para produzir um curta-metragem. As selecionadas precisarão apresentar o resultado à banca da fundação e as mais qualificadas serão automaticamente alocadas em projetos maiores, como longas-metragens ou séries.

O programa está aberto a profissionais do audiovisual de todo o mundo, incluindo brasileiras. Para participar, é necessário ter mais de 21 anos e pelo menos cinco anos de experiência no setor audiovisual.

A ideia encontra-se alinhada à tendência de maior inclusão e diversidade em Hollywood. Em novembro passado, Viola Davis esteve no Brasil para lançar sua própria produtora com o objetivo de aumentar a produção negra do audiovisual em Hollywood.