A Fazenda | “Psicofobia é crime” lidera tópicos do X após fala de André

A frase “Psicofobia é crime” foi parar nos tópicos mais comentados do X (antigo Twitter) nesta sexta (15/12) após fala de André Gonçalves chamando Nadja Pessoa de agressiva por tomar remédios. Muitas […]

X/A Fazenda

A frase “Psicofobia é crime” foi parar nos tópicos mais comentados do X (antigo Twitter) nesta sexta (15/12) após fala de André Gonçalves chamando Nadja Pessoa de agressiva por tomar remédios.

Muitas pessoas, que tomam remédios contra a depressão, ficaram indignadas com as falas do ator. Além disso, houve a lembrança de que a Lei 236/12 prevê como crime de discriminação cometer abuso ou desrespeito contra transtornados ou deficientes mentais, e a PLS 74/14 enquadra o ato no código penal como injúria, e prevê pena de 2 a 4 anos a quem praticar psicofobia.

Defensores de André afirmaram que quem tem depressão não devia fazer reality show, o que motivou outra discussão imensa sobre como essa narrativa também era psicofobia.

 

O que aconteceu?

A discussão entre os dois aconteceu durante a manhã, após Nadja achar ruim acumular funções no trato dos animais. Além de cuidar dos porcos, ela foi colocada pela manhã para cuidar também do cavalo, acumulando três semanas seguidas no trato com Colorado. Repetindo Jenny Miranda, o fazendeiro André foi intransigente e a peoa desceu reclamando para fazer suas funções. Jaquelline Grohalski aproveitou para bater boca com ela e, ao querer ajudar, André criou uma situação muito similar a que resultou na expulsão de Rachel Sheherazade. Enquanto um gritava com o outro, André trouxe à tona os remédios tomados por Nadja no confinamento.

Nadja disse que André e Jaque queriam desestabilizá-la e causar sua expulsão, chamando-os chamou de violentos. Foi quando que André mencionou os remédios: “Violento é você que eu saiba! Agressiva é você. Toma até remédio pra se acalmar”.

A fala fez Nadja desabar e começar a chorar, estendendo sua crise por vários minutos. André completou: “Pára de mimimi! Você faz mimimi!”.

Após um tempão chorando e fazendo o trato, Nadja subiu para a Sede. No caminho, viu Lily Nobre conversando com André na varanda e questionou: “Lily, tu toma remédio toda noite?”

Lily respondeu que sim. “Toma, né? Para não ser violenta?”, seguiu Nadja. André, que estava ao lado, voltou ao ataque: “Algumas pessoas tomam… no seu caso, parece.”

A discussão recomeçou e o ator foi na ferida de Nadja: “É porque você foi expulsa de outro programa por agressividade. Não fui eu que fui expulso por agressividade.”

Desta vez, a influenciadora não chorou. Em vez disso, ironizou: “Fui o quê, expulsa do programa? Aí eu sou agressiva e tomo remédio para não ser agressiva, né? (começou a bater palmas)”. André rebateu: “Para você também, palminhas para o seu show.”

A peoa então alertou sobre a polêmica em que o ator estava entrando: “O Brasil toma! A maioria das pessoas que tem depressão toma remédio. Você não está só me atingindo. Você está atingindo toda a classe de pessoas que tomam medicamento para depressão.”

Ele deu de ombros e ainda reforçou: “Boa sorte! Agressiva é você que foi expulsa de outro reality por agressão. Não se esqueça disso.”

Tentando passar força, Naja disse: “Isso não vai me atingir.” E acusou André de ser baixo de usar isso contra ela. “Você que é baixa. Acorda, garota!”, completou o ator, num momento de grande contraste com sua imagem no programa até então.

“Meu Deus, gente”, disse Lily, saindo de perto. Mais tarde, ela confessou para diferentes pessoas que reprovava as falas do peão.