Trailer épico apresenta nova versão da minissérie “Xógum”

A plataforma Star+ divulgou o pôster primeiro trailer de “Xógum” (Shogun), nova adaptação do romance homônimo de James Clavell, publicado em 1975 e transformado numa minissérie famosa de 1980. A prévia revela […]

Divulgação/Star+

A plataforma Star+ divulgou o pôster primeiro trailer de “Xógum” (Shogun), nova adaptação do romance homônimo de James Clavell, publicado em 1975 e transformado numa minissérie famosa de 1980. A prévia revela cenas épicas de guerra, lutas e tensão no Japão feudal.

O nome Xógum refere-se a um antigo título militar, conferido pelo Imperador do Japão aos comandantes de seus exércitos, mas que acabou se tornando uma reverência dada aos governantes de algumas regiões, com poderes de ditadores militares.

Na trama, um marinheiro britânico chamado John Blackthorne sobrevive a um naufrágio na costa japonesa do século 17, é capturado, enfrenta provações, tenta se tornar um samurai e se envolve na complexa teia política do país, virando confidente do Lord Toronaga, um poderoso aristocrata que pretende ascender ao xogunato. Seu status, porém, é abalado pela presença de Lady Mariko, que faz Blackthorne balançar e reconsiderar suas prioridades, tendo que escolher entre o coração, a ambição, a coragem e a honra – assim como ela própria, uma espadachim exímia, cuja família caiu em desonra e a forçou a um casamento infeliz.

 

Elenco e produção

O elenco destaca Cosmo Jarvis (“Peaky Blinders”) como Blacktorne, cantora Anna Sawai (integrante do grupo de J-Pop feminino FAKY) no papel de Mariko e Hiroyuki Sanada (“Mortal Kombat”) na pele de Toronaga. Vale lembrar que a série original consagrou o ator Richard Chamberlain (“Os Pássaros Feridos”) e incluía o icônico ator japonês Toshirô Mifune (“Os Sete Samurais”) como o Xógum. Já Lady Mariko foi vivida por Yôko Shimada (“Marcada para Morrer”) em 1980.

A nova adaptação está a cargo dos roteiristas Justin Marks (“Mogli – O Menino Lobo”) e a estreante Rachel Kondo, que tiveram a missão de superar a atração original, vencedora do Emmy de Melhor Minissérie, e adequar o texto de Clavell, cheio de anacronismos e uma visão colonialista de homem branco sobre o Japão, para as sensibilidades mais exigentes dos dias de hoje.

No Brasil, a minissérie ganhou o título completo de “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”. Com dez episódios, a estreia vai acontecer em fevereiro de 2024.