Taylor Swift quebra novos recordes com “1989 (Taylor’s Version)”

Taylor Swift quebrou mais um recorde que já era seu com o lançamento de “1989 (Taylor’s Version)”, que alcançou o topo das paradas de discos Billboard 200 nos Estados Unidos nesta semana. […]

Instagram/Taylor Swift

Taylor Swift quebrou mais um recorde que já era seu com o lançamento de “1989 (Taylor’s Version)”, que alcançou o topo das paradas de discos Billboard 200 nos Estados Unidos nesta semana. A Republic Records, gravadora da artista, informou que o álbum vendeu mais de 1,6 milhão de unidades nos EUA e mais de 3,5 milhões globalmente, o que coroa Taylor Swift como a primeira artista a ter seis estreias de álbuns no Número 1 com mais de 1 milhão de unidades vendidas na História.

Vale lembrar que a versão original de “1989”, lançada em 2014, também obteve vendas expressivas na primeira semana, alcançando 1.287 milhões de cópias, o que na época representou a maior semana de vendas para um álbum desde 2002. A regravação superou esses números.

Além do sucesso comercial, “1989 (Taylor’s Version)” quebrou recordes na plataforma Spotify, tornando-se a maior estreia de 2023, com 176 milhões de streams, e a segundo maior na História da plataforma, perdendo apenas para si mesma, com as músicas inéditas de “Midnights”. Taylor também estendeu seu recorde no iTunes e Apple Music, acumulando o maior número de hits no topo do iTunes em todos os tempos. Além disso, “1989 (Taylor’s Version)” atingiu o primeiro lugar em 14 países, evidenciando o alcance global da artista.

 

Estratégia de relançamentos

O sucesso do disco coroa a estratégia da cantora em relançar seus álbuns antigos. A decisão foi uma reação à compra de suas gravações originais por Scooter Braun, o empresário de Justin Bieber, que aconteceu sem aviso prévio.

Toda a sequência de “Taylor’s Versions” – que também inclui “Fearless”, “Red” e “Speak Now” – foi muito bem-sucedida e a cantora ainda tem dois álbuns de seu catálogo esperando reedição: “Taylor Swift (2006)” e “Reputation (2017)”.

Os relançamentos contêm todas as faixas originais em novas versões e músicas inéditas. E ao mesmo tempo em que fazem sucesso, desvalorizam os discos originais adquiridos pelo empresário – vendo o prejuízo, ele já vendeu o conteúdo para terceiros.