Sindicato dos Atores fecha acordo e encerra greve em Hollywood

O Sindicato de Atores dos EUA (SAG-AFTRA) comemorou ter chegado a um acordo sem precedentes com os estúdios para encerrar a greve que paralisou a indústria do entretenimento nos Estados Unidos por […]

Instagram/SAG-AFTRA

O Sindicato de Atores dos EUA (SAG-AFTRA) comemorou ter chegado a um acordo sem precedentes com os estúdios para encerrar a greve que paralisou a indústria do entretenimento nos Estados Unidos por quase quatro meses.

Em comunicado, o SAG-AFTRA informou que a greve terminou oficialmente às 12h01 desta quinta (9/11).

Os atores de Hollywood haviam abandonado os sets de filmagem em julho exigindo melhorias contratuais, como aumentos salariais, revisão de pagamentos residuais em streaming e proteções contra o uso de inteligência artificial na indústria.

As negociações estavam ocorrendo quase diariamente nas últimas duas semanas, algumas vezes com a presença dos próprios CEOs dos estúdios como Disney, Netflix, Warner Bros. e Universal, que pressionavam por um acordo que encerrasse a paralisação.

Os detalhes do acordo serão revelados após a revisão dos termos pelas lideranças do SAG-AFTRA, mas os elencos já estão liberados para retomarem seus trabalhos. Os estúdios já convocaram todos para retomar filmes e séries paralisados.

Para piorar seus efeitos, a greve aconteceu simultaneamente a uma paralisação do Sindicato dos Roteiristas, iniciada em maio, elevando para oito meses o tempo de de suspensão de trabalhos em Hollywood – quase três quartos de um ano.

Devido à longa duração das duas greves simultâneas, os estúdios enfrentam problemas em seus cronogramas de lançamentos para os próximos anos, enquanto muitos profissionais da indústria foram obrigados a procurar outros empregos em outros ramos para pagar as contas e até mesmo abandonar a profissão.