Estreias | 10 novidades da semana para ver em streaming

A programação de streaming da semana tem mais séries bacanas que filmes. São 6 produções em episódios, incluindo quatro séries estreantes – entre elas, uma comédia estrelada por ninguém menos que a […]

Divulgação/Showtime

A programação de streaming da semana tem mais séries bacanas que filmes. São 6 produções em episódios, incluindo quatro séries estreantes – entre elas, uma comédia estrelada por ninguém menos que a vencedora do Oscar Emma Stone. Já os quatro filmes se dividem entre novidades da Netflix, HBO Max e locações de VOD, todas recomendadíssimas. Confira todo os detalhes abaixo.

 

SÉRIES

 

THE CURSE | PARAMOUNT+

 

A primeira série desenvolvida pelos irmãos Safdie, diretores de “Bom Comportamento” (2017) e “Joias Brutas” (2019), traz Emma Stone (vencedora do Oscar por “La La Land”) e Nathan Fielder (“Nathan For You”) como um casal que apresenta um programa de reformas e decoração centrado em sua pequena comunidade interiorana. Durante uma gravação, o produtor vivido por Benny Safdie sugere que Asher dê dinheiro para uma criança necessitada. Como ele só tem US$ 100 na carteira, oferece o dinheiro diante das câmeras, mas depois pede de volta, querendo trocar por notas menores. Como resultado, a criança lança uma maldição sobre o sovina.

Em tom de comédia ácida, a produção passa a mostrar como essa suposta maldição perturba o relacionamento do casal, que, enquanto grava seu problemático programa, também tenta conceber um filho.

Além de estrelar, Emma Stone é produtora da atração, por meio de sua empresa Fruit Tree – em parceria com a Elara Pictures, de Josh e Benny Safdie, e o igualmente premiado estúdio A24 (vencedor do Oscar 2023 com “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”).

 

FOR ALL MANKIND 4 | APPLE TV+

 

Desenvolvida por Ronald D. Moore, criador do reboot de “Battlestar Galactica” e da série “Outlander”, a aclamada ficção científica explora uma linha temporal alternativa da História, onde os astronautas soviéticos foram os primeiros a pousar na Lua. A trama imagina o impacto deste feito na guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética, mostrando uma realidade em que a continuidade de corrida espacial acelerou inovações tecnológicas e a conquista do espaço.

Os novos capítulos avançam oito anos após o final da 3ª temporada, mostrando a ampliação da presença terrestre em Marte e a transformação de antigos inimigos em aliados. No novo ciclo, o enfoque do programa espacial é a mineração de asteroides ricos em minerais preciosos, que têm o potencial de transformar o futuro da humanidade. Contudo, tensões crescentes entre os residentes da base internacional em Marte ameaçam desmantelar todos os avanços alcançados.

A 4ª temporada traz de volta integrantes já conhecidos, como Joel Kinnaman, Wrenn Schmidt, Krys Marshall, Edi Gathegi, Cynthy Wu e Coral Peña. Mas a produção também ganhou novos atores, incluindo Toby Kebbell (“Quarteto Fantástico”), Tyner Rushing (“Em Nome do Céu”), Daniel Stern (“Esqueceram de Mim”) e Svetlana Efremova (“The Americans”).

 

OS BUCANEIROS | APPLE TV+

 

Adaptação da obra inacabada de Edith Wharton (1862-1937), a série se passa nos anos 1870 e acompanha cinco jovens americanas endinheiradas que, buscando ascender socialmente, atravessam o Atlântico rumo à sociedade londrina para encontrar maridos aristocratas. Nesse contexto, o casamento de Conchita Closson (Alisha Boe, de “13 Reasons Why”) com Lord Richard Marable (Josh Dylan, de “Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo”) é apenas o início de uma série de eventos que colocam em cheque as normas culturais e sociais da época. A série é uma criação de Katherine Jakeways e se destaca por sua abordagem moderna, com uma trilha sonora contemporânea que contrasta com o cenário de época e um elenco jovem e atraente, onde Kristine Froseth (“Quem É Você, Alasca?”) brilha no papel de Nan St. George, a protagonista da narrativa.

A história avança com as peripécias e os choques culturais enfrentados por essas mulheres, que buscam não apenas maridos, mas também autonomia e aceitação em um contexto de rigidez social. A presença delas na alta sociedade britânica causa alvoroço e admiração, e suas experiências vão desde a descoberta de identidades sexuais até a confrontação de violências domésticas. As personagens principais são retratadas com uma complexidade que vai além do esperado para o gênero, desafiando as expectativas e apresentando uma crítica social implícita na própria trama.

O drama de época desenvolvido por Katherine Jakeways (“Tracey Ullman’s Show”) deve agradar em cheio aos fãs de “Bridgertown”, uma vez que ambos retratam bailes de debutantes e contratos de casamento. No entanto, a nova atração tem clima mais moderno e as histórias de amor enfocadas vão além de romances, destacando a forte amizade entre as protagonistas – a verdadeira história de amor da série​.

 

MALDITO RAP 2 | HBO MAX

 

A nova criação de Issa Rae (“Insecure”) acompanha duas amigas (Aida Osman e KaMillion) que se reconectam depois de muito tempo e decidem começar um grupo de rap em Miami. Para isso, recebem a ajuda providencial de outra mulher talentosa (Jonica Booth) que aceita dar um rumo aos negócios. Mas enquanto uma quer usar o rap para conscientizar as pessoas e deixar sua marca, a outra está mais disposta a rebolar e ser sensual para vender discos. O impasse rende discussões sobre o papel das mulheres no rap, mas sem romper a amizade das duas, especialmente quando a opção é voltar para suas vidas como camareira de hotel e como mãe solteira.

Na 2ª temporada, elas sofrem um choque de realidade, quando são colocadas pela gravadora como coadjuvantes de uma rapper de visual mais atrativo e comercial.

Apesar de ser uma obra de ficção, a trama evoca a trajetória real do grupo de rap City Girls, que ficou conhecido em 2018 por ter uma integrante presa logo depois do lançamento da primeira música. E não se trata de acaso – as rappers Yung Miami e JT, do duo de Miami, são produtoras da atração.

 

ÚLTIMAS FÉRIAS | STAR+

 

A nova série brasileira gira em torno de um grupo de jovens que têm uma viagem de férias surpreendida por uma tragédia. A trama acompanha os amigos Malu (Lara Tremouroux), Luiz (Filipe Bragança), Bruno (Ronald Sotto), Marcos (João Oliveira), Eric (Michel Joelsas), Ana (Luana Nastas) e Inês (Julianna Gerais), atletas de um clube esportivo que, ao final do ano de competições, vão seguir a vida em diferentes universidades. Para comemorar o fim do ciclo, eles combinam de passar as últimas férias juntos na casa dos pais de Malu, localizada em uma praia paradisíaca e deserta.

Mas o que devia ser um momento de união e diversão logo se transforma num emaranhado de conflitos interpessoais que corroem as relações do grupo. Até que o corpo morto de um dos jovens é encontrado na praia e todos se tornam suspeitos do crime. A investigação conduzida pela jovem delegada Vera (Bella Camero) revela segredos, expondo detalhes perigosos e perturbadores.

Com direção geral de Daniel Lieff, a produção da Pampa Film foi rodada no Paraná (Ilha do Mel e Curitiba) e em Santa Catarina (Porto Belo), e o elenco também inclui Eucir de Souza, Stella Rabello, Lourinelson Vladmir, Gabriel Hipólyto e Jakson Antunes, dentre outros.

 

AKUMA KUN | NETFLIX

 

A nova animação de terror produzida pela Toei é baseada num mangá clássico dos anos 1960, que é mais conhecido pela sua versão anime dos anos 1980. A trama criada por Shigeru Mizuki (criador também de “Gegege no Kitarô”) gira em torno de um garoto estranho envolvido com criaturas demoníacas. Akuma-kun é uma criança prodígio que deseja criar um mundo onde todos os seres humanos possam viver felizes e acredita que controlar o poder dos demônios é o caminho para atingir esse objetivo. Uma curiosidade é que as entidades referidas como demônios no enredo não se limitam às de origem cristã. O mangá apresenta várias criaturas descritas no folclore de todo o mundo, inclusive o Saci, que aparece no anime original.

A adaptação foi escrita por Hiroshi Ônogi (roteirista de “Full Metal Alchemist: Brotherhood”) e a direção é de Jun’ichi Satô (da série clássica “Sailor Moon” e da franquia “Aria”) e Fumitoshi Oizaki (“Deaimon”).

 

FILMES

 

CRESCENDO JUNTAS | HBO MAX

 

O livro original de Judy Blume, lançado no Brasil com o título “Você está aí Deus? Sou eu, Margareth”, foi um fenômeno de vendas responsável por praticamente criar o mercado de literatura para jovens adultos em 1970. A adaptação cinematográfica mantém a ambientação da década de 1970, acompanhando a jovem Margaret Simon, uma garota de 11 anos que se confronta com as turbulências da puberdade e os dilemas espirituais em um novo ambiente, após mudar-se com sua família de Nova York para Nova Jersey. A trama entrelaça questões de religião, amadurecimento e a busca por identidade, destacando-se pela abordagem direta de temas que eram, e muitas vezes ainda são, considerados tabus entre as famílias conservadoras.

A adaptação cinematográfica, dirigida por Kelly Fremon Craig (do excelente “Quase 18”), traz Abby Ryder Fortson (a pequena Cassie de “Homem-Formiga e a Vespa”) no papel de Margaret, e Rachel McAdams (“Doutor Estranho no Universo da Loucura”) e Benny Safdie (da série “The Curse”, nesta página) como seus pais, oferecendo um retrato genuíno das dinâmicas familiares da época. A direção captura a essência da narrativa de Blume, enfatizando as experiências e emoções vividas pela protagonista e seu círculo social.

Com impressionantes 99% de aprovação da crítica dos EUA, a trama transcende o tempo, dialogando com as audiências de hoje ao abordar o crescimento, as inseguranças, a autoaceitação e os desafios universais da transição para a vida adulta.

 

O ASSASSINO | NETFLIX

 

O novo thriller dirigido por David Fincher (“Milennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”) gira em torno de um assassino profissional não nomeado, interpretado por Michael Fassbender (“X-Men: Apocalipse). O filme abre com o assassino meticulosamente preparando-se para realizar um serviço em Paris, enquanto compartilha sua filosofia de vida através de uma narração. A calma profissional do assassino é quebrada quando ele falha em completar o serviço, gerando consequências severas para ele e sua companheira, que é brutalmente atacada como retaliação pelo seu erro.

Após o fracasso em Paris, o assassino retira-se para a República Dominicana, mas logo descobre que seus empregadores colocaram um contrato sobre ele. Com sua vida em perigo, ele embarca em uma missão de vingança que o leva a perseguir advogados e assassinos rivais por diversas localidades, desde Nova Orleans até Chicago. Durante sua jornada, ele se depara com uma assassina bem-falante interpretada por Tilda Swinton (“Era uma Vez um Gênio”), que oferece uma abordagem ainda mais niilista para a arte de matar, proporcionando momentos de alívio cômico e introspecção.

Adaptação de uma graphic novel, a produção permite um reencontro entre Fincher e o roteirista Andrew Kevin Walker, com quem o diretor trabalhou num de seus filmes mais cultuados, “Seven – Os Sete Pecados Capitais” (1995). Executado com atenção meticulosa aos detalhes, a obra também evoca clássicos do gênero como “Os Assassinos” (1964) e “À Queima-Roupa” (1967), dois filmes estrelados por Lee Marvin, em sua busca por retratar, de forma estilizada, o submundo dos assassinos contratados.

Produção original da Netflix, chega ao streaming em duas semanas (10/11).

 

ASTEROID CITY | VOD*

 

O mais recente filme de Wes Anderson transporta o público para uma cidade desértica fictícia da década de 1950, palco de uma competição astronômica. A narrativa episódica acompanha personagens peculiares, como Woodrow Steenbeck (Jake Ryan, de “Oitava Série”), um jovem astrônomo cujo pai, Augie (Jason Schwartzman, de “Quiz Lady”), guarda as cinzas de sua esposa em um recipiente Tupperware. Augie, um fotógrafo de guerra, se sente atraído por Midge Campbell (Scarlett Johansson, de “Vingadores: Ultimato”), uma atriz glamourosa cuja filha, Dinah (Grace Edwards, de “Disque Jane”), tem uma conexão especial com Woodrow. A chegada de um visitante extraterrestre desencadeia um bloqueio militar na cidade, adicionando um elemento de tensão à trama.

O elenco grandioso também inclui Bryan Cranston (“Breaking Bad”), Jason Schwartzman (“A Crônica Francesa”), Edward Norton (“O Incrível Hulk”), Adrien Brody (“O Pianista”), Tilda Swinton (“Era Uma Vez um Gênio”), Jeffrey Wright (“Westworld”), Tom Hanks (“Elvis”), Willem Dafoe (“O Farol”), Jeff Goldblum (“Jurassic Park”), Margot Robbie (“Barbie”), Steve Carell (“The Office”), Maya Hawke (“Stranger Things”) e os cantores Seu Jorge (“Marighella”) e Jarvis Cocker (“Harry Potter e o Cálice de Fogo”).

No fundo, “Asteroid City” é uma celebração do estilo único do diretor de “A Crônica Francesa”, “O Grande Hotel Budapeste” e “A Vida Marinha com Steve Zissou”. O filme é um verdadeiro catálogo dos maneirismos de Anderson, como as cores pastéis, as imagens centralizadas, o humor seco e irônico, e o desfile de atores famosos. E também serve como uma reflexão sobre os métodos do cineasta, seus desejos artísticos e sua visão sobre o cinema.

 

THEY/THEM | VOD*

 

O terror estrelado por Kevin Bacon (“City on a Hill”) pertence ao subgênero slasher, dos serial killers mascarados, mas se diferencia dos filmes passados em acampamentos para jovens à beira de um lago por ser passado num retiro de “cura gay”.

Na trama, Bacon vive o diretor de um centro de terapia de conversão dedicado a “curar” adolescentes LGBTQIAP+, que bate de frente com Jordan, adolescente não binário que fez um acordo com seus pais, trocando a emancipação por uma estadia naquele lugar. Quando Jordan e seus companheiros se rebelam contra os métodos cruéis de “tratamento”, uma misteriosa série de assassinatos começa a se acumular, forçando os jovens a investigarem os segredos do local.

O elenco destaca Theo Germaine (“The Politician”) como Jordan, além de Carrie Preston (“True Blood”), Anna Chlumsky (“Veep”), Quei Tann (“Cara Gente Branca”), Austin Crute (“Gatunas”), Monique Kim (“Lindo de Morrer”), Anna Lore (“All American”), Cooper Koch (“Power Book II: Ghost”) e Darwin del Fabro (“Ligações Perigosas”).

“They/Them” marca a estreia na direção do famoso roteirista John Logan (de “007: Operação Skyfall”, “Gladiador” e da série “Penny Dreadful”). Ele também assina o roteiro do filme, que tem produção da empresa especializada em terror Blumhouse Productions, responsável por “Corra!”, “Nós”, “Atividade Paranormal”, o remake de “Halloween”, “M3gan”, “O Exorcista: O Devoto” e “Five Nights at Freddy’s”.

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.