Após uma espera de três anos e meio desde o lançamento de “Future Nostalgia”, Dua Lipa apresentou seu novo som com o lançamento do clipe de “Houdini”, primeiro single de seu terceiro álbum. E é mais discoteca, com uma sonoridade sintética do começo dos anos 1980, no melhor estilo ABBA.
Apesar do longo tempo desde o último álbum, Dua Lipa fez tudo menos sumir neste período, gravando com Elton John, Megan Thee Stallion, Calvin Harris e até atuando no filme “Barbie”. Entretanto, sua nova música fala justamente de desaparecimento, numa referência direta ao ilusionista húngaro-americano Harry Houdini, famoso por seus atos de escapismo no começo do século 20.
A música tem produção de Kevin Parker, do Tame Impala, e o clipe dirigido por Manu Cossu (conhecido por seu trabalho com a banda francesa M83) mostra Dua Lipa em um estúdio de dança, estabelecendo paralelos visuais com uma famosa cena do filme “Outro Conto da Nova Cinderela” (2008), estrelado por Selena Gomez. Lipa, conhecida pelo seu olhar apurado para a moda, aparece estilizada em um corselete de rede de Dion Lee, calças de pista de Martine Rose e tênis Puma.
A letra “eu apareço e desapareço, me pegue ou sumo Houdini” evoca a habilidade de Houdini em iludir as plateias e se libertar de amarras e algema, e é evocada na encenação, que utiliza os espelhos do estúdio para criar ilusões, alternando cenas da cantora bailando solitária e, ao ser refletida no espelho, acompanhada por diversos dançarinos.