Documentário revela bastidores da última música dos Beatles

O canal oficial dos Beatles no YouTube divulgou um mini-documentário de 12 minutos sobre os bastidores da última faixa inédita da banda, “Now and Then”, que será lançada oficialmente na quinta-feira (2/11). […]

Instagram/The Beatles

O canal oficial dos Beatles no YouTube divulgou um mini-documentário de 12 minutos sobre os bastidores da última faixa inédita da banda, “Now and Then”, que será lançada oficialmente na quinta-feira (2/11). O material, que também foi divulgado na plataforma Disney+, desvenda o processo que levou à finalização da canção, uma jornada que se estende desde uma tentativa frustrada em 1995 até uma retomada em 2022, com o auxílio de tecnologias modernas.

O documentário, intitulado “Now And Then – The Last Beatles Song”, transita entre o passado e o presente, mostrando trechos da sessão de gravação de 1995, quando Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison tentaram, sem sucesso, trabalhar em uma demo antiga fornecida por Yoko Ono, onde John Lennon se apresenta ao piano. Ao avançar para o presente, o material exibe McCartney e Starr gravando novas partes de baixo e bateria no último ano, além de uma sessão orquestral realizada nos Capitol Studios sob a supervisão de McCartney e do co-produtor Giles Martin – filho de George Martin, produtor das gravações originais dos Beatles.

Um dos momentos mais impactantes é a apresentação da tecnologia de separação de áudio de Peter Jackson, desenvolvida especialmente para a minissérie documental “The Beatles: Get Back”, que permitiu isolar e limpar a voz de Lennon da gravação original feita em uma fita cassete no final dos anos 1970. McCartney relata a emoção de finalmente ouvir a voz cristalina de Lennon, descrevendo o momento como “surreal” ao perceber a presença quase tangível de Lennon.

Vale lembrar que a iniciativa de 1995 coincidiu com a criação das faixas “Free as a Bird” e “Real Love” para os projetos “Anthology”. McCartney relembra com carinho a reunião com George e Ringo, mas também menciona as dificuldades técnicas devido à limitação tecnológica da época. Em 2022, graças aos avanços tecnológicos propiciados pelo cineasta de “O Senhor dos Anéis”, eles finalmente conseguiram reviver a faixa, preservando a guitarra rítmica de George Harrison da sessão de 1995 e acrescentando um solo de guitarra slide como tributo ao Beatle morto em 2001.

A sessão orquestral, mantida em segredo até para os músicos envolvidos, adicionou uma nova dimensão à canção, evocando clássicos dos Beatles com arranjos de cordas.

A faixa “Now and Then”, que será lançada na quinta-feira, também ganhará um clipe dirigido por Peter Jackson na sexta-feira (3/11).