Atriz Elizangela, de novelas como “Locomotivas” e “A Dona do Pedaço”, morre aos 68 anos

A atriz Elizangela do Amaral Vergueiro, conhecida somente como Elizangela, faleceu nesta sexta-feira (3/11), aos 68 anos, em Guapimirim, no estado do Rio. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória. Elizangela […]

Divulgação/Globo

A atriz Elizangela do Amaral Vergueiro, conhecida somente como Elizangela, faleceu nesta sexta-feira (3/11), aos 68 anos, em Guapimirim, no estado do Rio. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.

Elizangela foi atendida pelas equipes do SAMU e encaminhada ao Hospital Municipal José Rabello de Mello, onde, apesar das tentativas de reanimação, não resistiu. A Prefeitura de Guapimirim lamentou sua morte em nota, mencionando que esta foi a segunda vez que o sistema de saúde local atendeu a atriz. Na primeira ocasião, Elizangela enfrentava graves problemas respiratórios, durante a epidemia de Covid-19, mas conseguiu se recuperar após algumas semanas de internação.

Nascida em 11 de dezembro de 1954, no Rio de Janeiro, a atriz iniciou sua carreira muito jovem. Aos 7 anos, já fazia comerciais ao vivo na TV Excelsior e rapidamente chamou a atenção dos diretores de televisão. Foi na mesma emissora que estrelou programas como “A Outra Face do Artista”, “Essa Gente Inocente” e “Capitão Furacão”.

Em 1969, estreou no cinema com o filme “Quelé do Pajeú”, que lhe rendeu um prêmio de Melhor Atriz Revelação no Festival de Cinema de Santos. Ela ainda participou de “O Enterro da Cafetina” (1970) e “Vale do Canaã” (1971), antes de migrar definitivamente para a televisão.

 

A Locomotiva que alçou sua carreira

Em 1971, Elizangela estreou na Globo com uma personagem secundária na novela “O Cafona”, que lhe rendeu a indicação ao Troféu Imprensa de Revelação do Ano. Nos anos seguintes, foi peça-chave em inúmeras produções televisivas. Seu primeiro grande destaque aconteceu em “Locomotivas” (1977), interpretando a personagem Patrícia, inicialmente criada para Lucélia Santos, que preferiu o papel da antagonista, Fernanda.

A produção se consagrou como a primeira novela sete em cores, e Elizangela fez tanto sucesso que até se aventurou na música, gravando “Pertinho de Você” em virtude da projeção do papel.

 

Outros papéis marcantes

Ela teve outro papel importante na versão original de “Pecado Capital” (1975) e seguiu carreira extensa nas novelas, com participações em produções icônicas como “Roque Santeiro” (1985), “Pedra sobre Pedra” (1992), “Por Amor” (1997), “O Clone” (2001), “Senhora do Destino” (2004) e “A Favorita” (2008). Entre seus papéis na Globo, a atriz também trabalhou no SBT nos anos 1990, nas novelas “Éramos Seis” (1994) e “As Pupilas do Senhor Reitor” (1994), e mais recentemente na Record TV, onde viveu a personagem Milah em “A Terra Prometida” (2016).

De volta à Globo, ela fez sua última participação num elenco fixo foi em “A Força do Querer” (2017), onde interpretou Aurora, mãe de Bibi Perigosa (Juliana Paes). Sua despedida das telas se deu dois anos depois, com uma participação em “A Dona do Pedaço” (2019), de Walcyr Carrasco.

A atriz chegou a ser cotada para “A Travessia” (2022), mas acabou cortada por não querer se vacinar contra a Covid-19. Antivax convicta, ela chegou a comparar vacinação com estupro nas redes sociais, e ficou muito mal quando pegou coronavírus, indo parar num CTI (Centro de Terapia Intensiva).