Lula se encontra com Roger Waters no Palácio do Planalto e lembra prisão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o cantor britânico Roger Waters se encontraram na tarde desta segunda (23/10) no Palácio do Planalto, concretizando uma visita que fora barrada judicialmente […]

X/Luiz Inácio Lula da Silva - Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o cantor britânico Roger Waters se encontraram na tarde desta segunda (23/10) no Palácio do Planalto, concretizando uma visita que fora barrada judicialmente há três anos, quando Lula se encontrava detido em Curitiba, no contexto da Operação Lava-Jato. O registro do momento foi compartilhado pelo chefe do Executivo em suas redes sociais, evocando o passado e celebrando o momento.

Em 2018, durante a turnê brasileira do ex-baixista do Pink Floyd, Waters requisitou judicialmente a autorização para visitar Lula em sua cela em Curitiba, um pedido que foi negado pela juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal da cidade. Na época, a negativa judicial reverberou no meio político e artístico, evidenciando a polarização política que o país vivenciava. “Há cinco anos, Roger Waters tentou me visitar em Curitiba e foi impedido. Hoje, quando ele retorna ao Brasil, nos encontramos no gabinete da presidência no Palácio do Planalto. #WishYouWereHere”, publicou Lula, incluindo o título de uma música do Pink Floyd na hashtag.

 

Críticas a Bolsonaro e apoio a Lula

Roger Waters nunca escondeu sua posição política durante sua passagem pelo Brasil. Em 2018, ele classificou Jair Bolsonaro como fascista, marcando posição contrária ao então candidato à presidência. Em entrevista ao jornal O Globo no ano passado, Waters reiterou sua crítica e elogiou a postura política de Lula. “Bolsonaro é um fascista e continuo dizendo #elenão. Tentei visitar Lula na prisão em 2018, mas não me permitiram. Sinto que estou do lado certo da História, e acredito que Lula também”, declarou o músico em setembro, prometendo, na época, manifestar seu apoio a Lula ao retornar ao país com um sonoro “Viva o Brasil livre!”

O encontro de hoje marca não apenas a consolidação de uma relação de respeito mútuo entre o presidente e o músico, mas também ressalta o apoio internacional que Lula vem recebendo desde sua prisão até a retomada da presidência.

Além de Waters, o encontro com Lula no Palácio do Planalto também contou com a participação do titã Paulo Miklos e da primeira-dama, Janja da Silva.