Joanna Merlin, atriz de “Fama” e “Law & Order: SVU”, morre aos 92 anos

A atriz Joanna Merlin, conhecida pelo filme “Fama” (1980) e a série “Law & Order: SVU”, mas que tem uma carreira mais significativa nos palcos da Broadway, faleceu aos 92 anos em […]

Divulgação/United Artists

A atriz Joanna Merlin, conhecida pelo filme “Fama” (1980) e a série “Law & Order: SVU”, mas que tem uma carreira mais significativa nos palcos da Broadway, faleceu aos 92 anos em Los Angeles no último domingo (15/10). A notícia foi divulgada na página do Instagram do Programa de Pós-Graduação em Atuação da Universidade de Nova York, onde Merlin integrava o corpo docente desde 1998.

Nascida Joann Ratner em 15 de julho de 1931 em Chicago, ela adotou o nome Joanna Merlin ao virar atriz.

 

A carreira na Broadway

Com uma rica trajetória na Broadway, ela atuou em produções como “Becket”, estrelada por Laurence Olivier e Anthony Quinn em 1960, e se destacou como Tzeitel no musical “Um Violinista no Telhado”, em 1964.

Em seguida, transitou da atuação para a direção de elenco. Sua habilidade em identificar talentos enriqueceu musicais icônicos como “Company”, “Follies”, “A Little Night Music”, “Pacific Overtures”, “Sweeney Todd”, “Merrily We Roll Along” e “Into the Woods”, além de “Evita” de Andrew Lloyd Webber e “On the Twentieth Century” de Betty Comden-Adolph Green-Cy Coleman. Nessa função, firmou uma parceria icônica com Stephen Sondheim, sendo por anos a diretora de elenco de confiança do diretor Harold Prince.

 

A fama no cinema

Ela também teve uma longa carreira nas telas, estreando no cinema em “Os Dez Mandamentos” (1956) de Cecil B. DeMille. Ela interpretou diversos papéis pequenos, como esposa, senhoria, enfermeira e mãe dos protagonistas numa variedade de filmes, como “O Poder e a Glória” (1961), “A Rua da Esperança” (1975) e o premiado musical “O Show Deve Continuar” (1979), até se destacar no seu papel mais lembrado, como a rigorosa professora de balé Miss Olive Berg no musical blockbuster “Fama” (1980), de Alan Parker.

Merlin participou de outros filmes marcantes dos anos 1980, como o drama “Os Gritos do Silêncio” (1984), de Rolland Joffé, o terror “Príncipe das Trevas” (1987), do mestre John Carpenter, e a comédia romântica “Três Mulheres, Três Amores” (1988), que lançou a carreira de Julia Roberts.

 

A lei e as séries

A atriz acabou se identificando com séries jurídicas ao fazer uma participação em “L.A. Law”, como uma promotora em 1991. No ano seguinte, apareceu como advogada em “Law & Order” e acabou se tornando conhecida como a juíza Lena Petrovsky em mais de 40 episódios de “Law & Order: SVU” entre 2000 e 2011. Ela ainda viveu uma juíza num episódio de “The Good Wife”, de 2011.

Paralelamente à sua carreira na indústria do entretenimento, Merlin dedicou-se à educação, lecionando atuação na Universidade de Nova York a partir de 1998 e fundando a Michael Chekhov Association. Ela deixa duas filhas, a atriz Julie Dretzin e a diretora e produtora de documentários Rachel Dretzin.