A Fazenda | “Yuri roubou na prova” viraliza e Yuri é desclassificado

A frase “Yuri roubou na prova” liderou os tópicos mais comentados do Brasil no X, antigo Twitter, no começo da noite deste domingo (8/10), após a Prova do Lampião – também chamada […]

Divulgação/Record TV

A frase “Yuri roubou na prova” liderou os tópicos mais comentados do Brasil no X, antigo Twitter, no começo da noite deste domingo (8/10), após a Prova do Lampião – também chamada de Prova de Fogo – de “A Fazenda 15”, resultando numa revisão da prova e na desclassificação do pião. A indignação coletiva rendeu mais de 30 mil citações com a frase, muitas delas marcando os perfis da apresentadora Adriane Galisteu e o produtor/diretor do reality Rodrigo Carelli.

O protesto foi acompanhando pelo compartilhamento de vídeos que provavam a trapaça do peão. Entretanto, a produção de “A Fazenda” levou mais de três horas para comunicar aos peões que Yuri tinha sido desclassificado e que Lucas era o vencedor legítimo da competição.

Apenas um colunista – que já tinha irritado os fãs do “BBB 23” por sua parcialidade – teve coragem de dizer que a trapaça não alteraria o resultado.

 

O que aconteceu?

Yuri foi acusado pelo público de trapacear na prova que valia os poderes do Lampião, e que incluía várias etapas. Numa delas, era preciso abrir cadeados. Ele pegou todas as chaves disponíveis para fazer a prova mais rápido, mas foi alertado por Adriane Galisteu que não poderia fazer isso. Teria que devolver todas as chaves e começar de novo, pegando uma por vez.

Entretanto, ele não cumpriu a orientação. Deixou, estrategicamente, uma chave “esquecida” em cima dos armários, e assim eliminou uma volta para pagar essa chave e abrir mais rapidamente o cadeado.

Foi claramente um descumprimento das regras, que lhe deu uma vantagem indevida sobre Lucas Souza, que seguiu todas as orientações de forma correta e ficou em 2º lugar.

 

Prova só teve um trecho exibido no PlayPlus

É possível que a desclassificação só tenha acontecido porque a prova teve um trecho exibido em streaming. A produção de “A Fazenda” costuma esconder do público a realização das provas, exibindo apenas uma versão editada no dia seguinte. Por acaso, a trapaça aconteceu justamente no momento em que uma prévia da disputa foi aberta como prévia no PlayPlus.

Ao ser desclassificado, Yuri reclamou que queria ver o VAR – a produção mostrou apenas uma foto do momento para os peões – , sem saber que o vídeo de sua trapaça já tinha viralizado.

 

O que muda

A desclassificação de Yuri muda tudo na formação da Roça, pois o Lampião em jogo tinha um superpoder. O público escolheu dar ao vencedor da prova o direito de escolher 2 peões para participarem de uma nova votação na casa, que decidirá qual delas estará na Roça. Esta escolha substituirá a dinâmica do Resta Um e definirá o quarto e último roceiro da semana. Além disso, Lucas terá ainda outro poder não revelado, e passará um dos dois para um aliado.

Além disso, Yuri trocou de lugar com Lucas na Baia, e Henrique Martins, que tinha sido indicado por Lucas, também se livrou do apuro. Em seu lugar, um novo peão foi nomeado por Yuri: Shayan Haghbin.

Com isso, Yuri, Shay, Cariúcha e Radamés compõem a Baia definitiva. Um desses quatro se tornará o terceiro roceiro da semana.