Woody Allen cogita aposentadoria diante de obstáculos no mercado

O veterano cineasta Woody Allen revelou nesta segunda (4/9), durante o Festival de Veneza, que pode encerrar sua carreira na indústria do cinema. Em entrevista à revista Variety, Allen discutiu a complexidade […]

Divulgação/Amazon

O veterano cineasta Woody Allen revelou nesta segunda (4/9), durante o Festival de Veneza, que pode encerrar sua carreira na indústria do cinema. Em entrevista à revista Variety, Allen discutiu a complexidade crescente na obtenção de financiamento para suas produções cinematográficas. “Tenho tantas ideias para filmes que ficaria tentado a fazer, se fosse fácil de financiar”, declarou. “Mas não sei se tenho a mesma disposição para sair e gastar muito tempo arrecadando dinheiro”, completou.

O diretor esclarece que, embora o processo criativo ainda o atraia, as dificuldades para arrecadar fundos se tornaram um grande fator desmotivador: “Fazer o filme é uma coisa, mas arrecadar dinheiro para isso, você sabe, é tedioso e nada glamoroso.”

Allen ainda abordou o impacto dos novos modelos de distribuição de filmes, que migraram para plataformas de streaming. “Não gosto da ideia de fazer um filme e depois de duas semanas ele estar na televisão ou no streaming”, lamentou o cineasta. Essa mudança no cenário de exibição de obras é, segundo ele, outro elemento que o faz reconsiderar a continuidade de sua trajetória no cinema.

A questão do cancelamento

Um dos motivos que dificultam suas capacidade de arrecadação é a cultura do cancelamento. O cineasta sofre uma campanha contínua de ódio após o reforço de acusações de abuso sexual feitas por sua filha, Dylan Farrow, que teriam acontecido quando ela era um bebê. “Minha reação sempre foi a mesma. A situação foi investigada por dois grandes órgãos de investigação. E, ambos, após longas investigações detalhadas, concluíram que não havia mérito nessas acusações”, afirmou Allen.

Ele negou ainda qualquer encontro com sua filha desde o ocorrido e disse que apoia o movimento #MeToo, mas não “cultura do cancelamento”.

“Acho que qualquer movimento onde haja benefícios reais, onde faça algo positivo, no caso para as mulheres, é uma coisa boa”, falou. “Eu disse anos atrás que deveria ter sido um garoto-propaganda [do movimento #MeToo] e todos ficaram agitados com isso. Mas a verdade é a verdade. Já fiz 50 filmes. Sempre dei papéis muito bons para mulheres, sempre tive mulheres na equipe, sempre paguei a elas exatamente a mesma quantia que pagávamos aos homens, trabalhei com centenas de atrizes e nunca, jamais tive uma única reclamação de nenhuma delas em nenhum momento. Nenhuma delas jamais disse: ‘Ele foi mau ou assediador’. Isso simplesmente nunca foi um problema. Meus editores são mulheres. Eu não tenho nenhum problema com isso. Isso nunca esteve em minha mente de forma alguma. Eu contrato quem eu acho que é bom para a função. Como eu disse, já trabalhei com centenas de atrizes, atrizes desconhecidas, estrelas, atrizes de nível médio. Ninguém nunca reclamou e não há o que reclamar”.

O 50º filme

Woody Allen está no Festival de Cinema de Veneza com seu 50º filme, “Coup de Chance”. A obra, feita em francês, aborda temas frequentes na filmografia do diretor, como amor e adultério. Allen destacou que a mudança para o idioma francês foi influenciada por sua admiração por cineastas europeus.

“Conforme crescia, todos os filmes que me entusiasmavam eram de Itália, França ou Suécia. E sempre desejei ter nascido em França ou poder ser um cineasta francês. Eu era um grande fã de Truffaut e Godard, claro. E tive a oportunidade de conhecer essas pessoas e até trabalhar com Godard. Ele fez um filme no qual me convidou para participar. E eu não queria, mas nunca diria não a ele porque ele foi uma grande influência no cinema. E todos esses (diretores) franceses, você sabe, Chabrol e Renais e Renoir, todas essas pessoas por quem eu era louco. Então, sempre quis ser um cineasta francês. E como este é o meu 50º filme, pensei em me dar um presente e me dar ao luxo [de fazer um filme francês]”, explicou.