SBT estaria avaliando processar Rachel Sheherazade após declarações em “A Fazenda 15”

A jornalista Rachel Sheherazade, ex-âncora do “SBT Brasil”, desagradou seu antigo canal com declarações no reality show “A Fazenda 15”, da Record TV. Em conversa com outros participantes, Sheherazade afirmou ter recebido […]

Instagram/Rachel Sheherazade

A jornalista Rachel Sheherazade, ex-âncora do “SBT Brasil”, desagradou seu antigo canal com declarações no reality show “A Fazenda 15”, da Record TV. Em conversa com outros participantes, Sheherazade afirmou ter recebido uma advertência do SBT por expressar opiniões favoráveis ao povo palestino durante sua atuação como âncora. “Eu fiz um comentário sobre a questão israelense-palestina, o conflito árabe-israelense. E eu levei um ‘chama’ [chamada de atenção] porque o dono da emissora era judeu”, disse a jornalista.

Ela também contou que sofria pressão do governo de Jair Bolsonaro, diretamente pelo ex-presidente, por seu secretário das Comunicações Fabio Wajngarten e pelo genro de Silvio Santos, Fabio Faria, que era ministro das Comunicações. Segundo ela, eles viviam em contato direto com o SBT para orientar coberturas. “O Presidente da República liga reclamando[…] Secretário de comunicação do governo passado ligava para emissora para dizer o que iria ou não ao ar”, expôs a jornalista.

Além disso, Rachel também mencionou que Luciano Hang, dono da Havan, foi um dos responsáveis por sua demissão. “Só tinha patrocínio dele. E ele pediu”, afirmou Sheherazade, ressaltando a influência dos patrocinadores na programação e no conteúdo editorial das emissoras de televisão.

Ela contou ter sido escoltada pela Polícia Militar e pela Polícia Rodoviária Federal após seu desligamento, ao sair da emissora. “A gente vive com a corda no pescoço, né?”

 

Reação do SBT

Em resposta, a assessoria do SBT declarou estar “revoltada” e classificou para diversas fontes que a fala de Sheherazade é “totalmente mentira”. O canal está avaliando a possibilidade de processar a jornalista para que ela comprove suas alegações. Oficialmente, a emissora não se posicionou, mas há quem diga nos bastidores que Rachel estaria sendo ingrata com Silvio Santos, fundador e proprietário do SBT.

Rachel Sheherazade foi contratada pelo SBT em 2011 e apresentou o “SBT Brasil” até 2020. Durante esse período, ela ganhou notoriedade e chegou a ser a jornalista mais bem paga da emissora.

 

Processo de Rachel Sheherazade contra Sílvio Santos

Após sair do SBT, ela processou Sílvio Santos e venceu na Justiça em duas instâncias. Ele ganhou uma indenização de R$ 500 mil por direitos trabalhistas e também danos morais por conta de “comportamento claramente misógino” de Sílvio Santos.

O processo, por sinal, pode ser visto como reflexo das tais pressões citadas pela jornalista. O caso se baseia na cerimônia do Troféu Imprensa realizada em 9 de abril de 2017, quando Sheherazade subiu ao palco para receber o Troféu Internet de melhor apresentadora de telejornal e foi humilhada por Silvio Santos. “Eu te chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz, foi para ler as notícias, e não dar a sua opinião. Se quiser falar sobre política, compre uma estação de TV e faça por sua própria conta”, disse Sílvio Santos na ocasião.

O caso ainda cabe recurso e o SBT informou que vai recorrer.