Médico diz que Faustão está se recuperando após internação - Pipoca Moderna

Médico diz que Faustão está se recuperando após internação

O médico Fernando Bacal informou nesta sexta-feira (22/9) que Faustão segue se recuperando após voltar a ser internado no Hospital Albert Einstein. O cardiologista deu mais detalhes sobre o quadro de saúde […]

Instagram/Faustão do Meu Coração

O médico Fernando Bacal informou nesta sexta-feira (22/9) que Faustão segue se recuperando após voltar a ser internado no Hospital Albert Einstein. O cardiologista deu mais detalhes sobre o quadro de saúde do apresentador, que deve receber alta ainda nesta semana.

Faustão foi hospitalizado 24 dias depois de ser submetido a um transplante de coração, porém ele estaria realizando exames já previstos. “São exames de rotina que se fazem. Tem uma série de exames que você vê o funcionamento do coração, vê a parte de rejeição. Eles são habituais neste começo. É um número grande de pacientes”, disse Bacal.

“A gente tem uma experiência, até que é uma tese de doutorado que eu oriento lá no InCor (Instituto do Coração), que mostra que nos primeiros 90 dias, uns 50, 60% dos pacientes acabam tendo uma reinternação para ajustes. E reavaliação de rejeição. Isso é bem comum. E isso vai diminuindo com o passar do tempo. Então, é absolutamente habitual dentro de uma evolução de um transplante complexo como é um transplante de coração”, justificou sobre o procedimento.

 

Campanha por transplantes

A complexa cirurgia cardíaca devolveu a Faustão a oportunidade de continuar com seus projetos de vida e carreira, mas também jogou luz sobre o funcionamento dos transplantes no país. “Nunca se falou tanto de transplante”, afirmaram os médicos responsáveis pela operação, doutores Fábio Gaiotto e Fernando Bacal.

A mulher de Fausto Silva, Luciana Cardoso, chegou a criar um perfil no Instagram para incentivar a doação de órgãos, intitulado “Faustão do meu coração”. E o apresentador prometeu se envolver numa campanha para facilitar o acesso das pessoas à órgãos. “É importante você saber que eu estou aqui muito emocionado, a recuperação é fantástica, e agora é motivar todo mundo a fazer do país o primeiro doador de órgãos do mundo”, ele mencionou.

Já o filho do apresentador, João Guilherme Silva, foi à Brasília para se reunir com deputados e senadores para pedir mudanças na legislação brasileira sobre doação de órgãos, visando acelerar os processos de transplante no país.