Maria Casadevall expõe crise intensa de depressão: “Sob cuidados de minha mãe”

Maria Casadevall revelou ter vivido uma crise intensa de depressão aos 24 anos. A atriz detalhou no Instagram que a fase turbulenta aconteceu pouco antes de estrear na novela “Amor à Vida”, […]

Divulgação/Globo

Maria Casadevall revelou ter vivido uma crise intensa de depressão aos 24 anos. A atriz detalhou no Instagram que a fase turbulenta aconteceu pouco antes de estrear na novela “Amor à Vida”, em 2013.

“Depois de três anos de estudo e formação, mais quatro trabalhando com a Cia de Teatro Os Satyros, no centro de São Paulo, do nada cochilei na Praça Roosevelt e acordei no Projac.
Só que não. Não mesmo. Reconhecendo com respeito a emissora que desde o início acolheu também com respeito meu trabalho. A verdade é que a televisão nunca tinha sido um objetivo de carreira como prioridade e o teatro já significava o apogeu do ofício pra jovem atriz que eu era”, ela pontuou.

A artista explicou que passou a ter crises depressivas assim que realizou seu sonho de entrar numa companhia de teatro e precisou ser amparada pela própria mãe, enquanto tentava ser forte para seguir com o seu trabalho.

“Depois de anos no corre, fazendo figuração, publicidade, eventos, entrega de panfleto,
depois de muita caminhada cheguei no lugar aonde eu mais queria estar: uma companhia de teatro. E depois de alguns anos, incontáveis processos criativos, muitos aprendizados, desafios, afetos cultivados e quatro espetáculos encenados, me deparei com uma depressão muito séria, que aos 24 anos atravessou meu caminho e minha psique. Passei por crises intensas. Muitas coisas que não cabem aqui, e tive o privilégio de passar quase um ano sob os cuidados de minha mãe”.

 

Novela como salvação

Maria Casadevall acrescentou que a oportunidade na emissora havia sido um enorme desafio por conta de sua saúde mental, porém a trama a ajudou no processo de recuperação. “Quis não existir mais e ser atriz me parecia insuportável e dolorido. Tudo isso doeu tanto quanto me ensinou sobre mim, mas sem romantizar”, afirmou.

“Foi uma jornada longa dentro e fora da medicina alopática, em um processo lento de recuperação… O que era pra ser a despedida da profissão veio fortalecendo uma nova fase deste fazer. Eu estava reconstruindo meu amor pela vida e essa fase se iniciou com uma novela na maior emissora do país. E como ela se chamava? A novela? ‘AMOR À VIDA’.”

O último trabalho de Maria Casadevall na televisão aberta foi “Os Dias Eram Assim”, lançado em 2017. A atriz tem feito produções para o streaming, como “Rio Connection”, uma das próximas estreias da Globoplay.