Madonna ironiza fim da censura da Pepsi após exibição de comercial de 1989

Madonna reagiu à inesperada exibição de um antigo comercial que gravou em 1989 para a Pepsi. A propaganda, que foi ao ar durante a cerimônia do VMAs 2023 na MTV americana, nunca […]

Instagram/Madonna

Madonna reagiu à inesperada exibição de um antigo comercial que gravou em 1989 para a Pepsi. A propaganda, que foi ao ar durante a cerimônia do VMAs 2023 na MTV americana, nunca tinha sido exibida antes por decisão da própria Pepsi. A cantora aproveitou a ocasião para ironizar a censura de 34 anos, contrariando a mensagem institucional da empresa.

 

Controvérsias e censura

O comercial foi originalmente planejado para promover o clipe de “Like a Prayer”, mas acabou cancelado após o vídeo musical gerar controvérsia com seu conteúdo. Madonna afirmou que a Pepsi exigiu edições no clipe da canção, especialmente em cenas polêmicas como o beijo em um santo negro e a queima de crucifixos. “O comercial foi imediatamente cancelado quando eu me recusei a alterar qualquer cena do clipe em que eu aparecia beijando um santo negro ou queimando crucifixos. Assim começou minha ilustre carreira de artista, me recusando a abrir mão da minha integridade artística”, explicou Madonna na postagem.

 

Integridade artística

No mesmo tom, a cantora ironizou a decisão tardia da Pepsi de exibir a publicidade: “Obrigada, Pepsi, por finalmente perceber a genialidade da nossa colaboração. Artistas estão aqui para incomodar”.

A reação dos fãs foi majoritariamente positiva. Um seguidor comentou: “Na verdade é um comercial muito legal, obviamente você precisa se expressar”. Outro acrescentou: “Isso não somente é a razão pela qual você teve uma carreira incrível ao longo das décadas, mas também prova que se arriscar às vezes pode valer a pena, especialmente quando você sabe exatamente o que você está defendendo”.

 

Madonna ri por último

Para quem não lembra, o vídeo de “Like a Prayer” foi condenado por vários grupos cristãos, incluindo o Vaticano, logo após a sua estreia na MTV. Embora o comercial da Pepsi não apresentasse nenhuma imagem religiosa do clipe, a empresa teve uma péssima reação à polêmica, decidindo encerrar seu contrato com Madonna e descartar seu anúncio depois de exibi-lo apenas duas vezes.

Madonna, claro, riu por último. Ela não apenas ficou com os US$ 5 milhões da campanha, mas “Like a Prayer” se tornou um sucesso global e continua sendo uma de suas músicas mais queridas até hoje. Para completar, ironizou a decisão tardia da Pepsi de resgatar a campanha, como se o refrigerante tivesse realmente sido vanguardista, como alega no comercial.