Madonna reagiu à inesperada exibição de um antigo comercial que gravou em 1989 para a Pepsi. A propaganda, que foi ao ar durante a cerimônia do VMAs 2023 na MTV americana, nunca tinha sido exibida antes por decisão da própria Pepsi. A cantora aproveitou a ocasião para ironizar a censura de 34 anos, contrariando a mensagem institucional da empresa.
Controvérsias e censura
O comercial foi originalmente planejado para promover o clipe de “Like a Prayer”, mas acabou cancelado após o vídeo musical gerar controvérsia com seu conteúdo. Madonna afirmou que a Pepsi exigiu edições no clipe da canção, especialmente em cenas polêmicas como o beijo em um santo negro e a queima de crucifixos. “O comercial foi imediatamente cancelado quando eu me recusei a alterar qualquer cena do clipe em que eu aparecia beijando um santo negro ou queimando crucifixos. Assim começou minha ilustre carreira de artista, me recusando a abrir mão da minha integridade artística”, explicou Madonna na postagem.
Integridade artística
No mesmo tom, a cantora ironizou a decisão tardia da Pepsi de exibir a publicidade: “Obrigada, Pepsi, por finalmente perceber a genialidade da nossa colaboração. Artistas estão aqui para incomodar”.
A reação dos fãs foi majoritariamente positiva. Um seguidor comentou: “Na verdade é um comercial muito legal, obviamente você precisa se expressar”. Outro acrescentou: “Isso não somente é a razão pela qual você teve uma carreira incrível ao longo das décadas, mas também prova que se arriscar às vezes pode valer a pena, especialmente quando você sabe exatamente o que você está defendendo”.
Madonna ri por último
Para quem não lembra, o vídeo de “Like a Prayer” foi condenado por vários grupos cristãos, incluindo o Vaticano, logo após a sua estreia na MTV. Embora o comercial da Pepsi não apresentasse nenhuma imagem religiosa do clipe, a empresa teve uma péssima reação à polêmica, decidindo encerrar seu contrato com Madonna e descartar seu anúncio depois de exibi-lo apenas duas vezes.
Madonna, claro, riu por último. Ela não apenas ficou com os US$ 5 milhões da campanha, mas “Like a Prayer” se tornou um sucesso global e continua sendo uma de suas músicas mais queridas até hoje. Para completar, ironizou a decisão tardia da Pepsi de resgatar a campanha, como se o refrigerante tivesse realmente sido vanguardista, como alega no comercial.
34 years ago I made a commercial with Pepsi to celebrate the release of my song Like a Prayer.
The commercial was immediately canceled when I refused to change any scenes in the video where I was kissing a black saint or burning crosses.
So began my illustrious career as an… pic.twitter.com/zHBaBtGP9v— Madonna (@Madonna) September 13, 2023